Coletânea Piano Opera Final Fantasy IV/V/VI confirmada; vídeo-teaser e samples das 13 faixas do Piano Opera Final Fantasy I/II/III


Por Alexei Barros

Da última vez em que falei do Piano Opera Final Fantasy I/II/III, ainda no ano passado, o lançamento do álbum parecia muito distante. Esses dois meses passaram voando mais rápido do que as Airships de Final Fantasy e o CD vai sair quarta-feira que vem, vulgo dia 29 de fevereiro.

Se você não foi distraído como eu, notou muito antes da publicação do post que no site oficial há samples de todas as 13 faixas. Os arranjos que mais me agradaram foram os mais ousados. Se é para ter releituras de piano meramente literais, já existe uma infinidade no YouTube de performances amadoras. A “Gurgu Volcano” (faixa 4) me pareceu espetacular, mantendo o espírito da original. Difícil de não gostar de nada que não envolva os temas de combate da série, e “Battle Medley” (faixa 9) é no mínimo promissora. Até me deu saudades das batalhas incessantes da última dungeon do FFI. Não, não deu. Se bater a preguiça forte de clicar 13 vezes (ou mais, se quiser repetir as amostras), dá para ouvir algumas neste vídeo teaser aí embaixo.

E quem achava que acabou aqui, enganou-se. Antes mesmo do lançamento da Piano Opera Final Fantasy I/II/III, a Square Enix anunciou a chegada do Piano Opera Final Fantasy IV/V/VI, que vai aportar dia 16 de maio nas prateleiras japonesas. Não há track list completa ainda, mas um usuário do  VGMdb descobriu pelo site da Famitsu que “Theme of Love” (FFIV), “Dear Friends” (FFV) e “Searching for Friends” (FFVI) estão confirmadas. (Nenhuma surpresa até aqui.)

[via Famitsu]

10 Responses to “Coletânea Piano Opera Final Fantasy IV/V/VI confirmada; vídeo-teaser e samples das 13 faixas do Piano Opera Final Fantasy I/II/III”


  1. 1 DGC 24/02/2012 às 3:19 pm

    Ah o gostinho da “Searching for Friends” no final do vídeo… promete!
    ^o^

    PS.: já me perguntava sobre seu retorno, maestro =D

    • 2 Alexei Barros 24/02/2012 às 3:54 pm

      Pena o gostinho ter sido tão rápido…

      Pois é, tem me faltado tempo para postar, e vamos ver se ainda consigo redigir posts dessas trilhas mais recentes que saíram, como as do FFXIII-2 e Soulcalibur V.

  2. 3 Marcelo Martins 28/02/2012 às 6:02 pm

    Alexei, muito obrigado por compartilhar!

    Pessoalmente, gosto muito de arranjos de piano. As duas principais razões são:

    1. Os arranjos de piano focam nos elementos mais importantes da música em questão.
    2. Do ponto de vista de produção, é excelente conhecer os arranjos de piano e entender como foi feita a distribuição dos instrumentos para orquestra.

    Depois nos diga o que achou da trilha de FFXIII-2. Ainda não comecei a jogar, mas já ouvi a trilha.

    Um abraço!

    • 4 Alexei Barros 29/02/2012 às 10:42 am

      Também gosto pelos mesmos motivos e, além disso, especialmente quando os arranjos conferem um novo panorama às músicas.

      Sobre a trilha do FFXIII-2, para falar resumidamente, eu gostei da trilha. Não achei melhor que a do FFXIII, que havia curtido sobremodo, mas é muito boa sim, tirando umas faixas meio doidas que não fazem minha cabeça, como a “Crazy Chocobo”.

      • 5 Marcelo Martins 29/02/2012 às 11:21 am

        Então concordamos! Quando ouvi pela primeira vez, confesso que fiquei um pouco decepcionado. As músicas que focam mais em synth não soam muito bem no contexto geral da trilha, mas acredito que devem funcionar no jogo.

        Depois ouvi mais vezes e comecei a achar as músicas mais interessantes. Alguns arranjos que fizeram para “Run” ficaram muito bons. E isso é muito difícil de fazer, do ponto de vista de produção.

        Também gosto mais de FFXIII. Achei uma trilha mais coesa, de uma maneira geral. E concordo que a versão death metal do tema do chocobo foi um pouco forçada. Na verdade, o estilo de metal extremo que fazem no japão é meio vanguardista mesmo.

  3. 6 erikamth 07/03/2012 às 3:47 pm

    O que? O que? O que? Eu nao sabia q Piano Opera Final Fantasy IV/V/VI estava confirmada! :O (nao tenho conseguido acompanhar as notícias)
    Q bommm! A minha do I/II/III deve estar chegando! o/

  4. 7 Alexei Barros 09/03/2012 às 1:58 am

    @ Marcelo

    Concordo perfeitamente. Pena eu estar tão desatualizado para ver como as músicas ficaram no jogo – ainda nem sequer joguei o FFXIII normal.

    @ Erika

    Legal saber que você comprou mais um CD, Erika! Não sabia da sua aquisição. Talvez ainda faça um post, mas, se você quiser já ver, saiu no OSV uma notícia com algumas novidades do Opera IV/V/VI, cogitando músicas e outras coisas.

  5. 8 Wesley Pires 09/03/2012 às 9:08 pm

    Sinceramente, volto a acessar o site e me deparo com essa postagem. Para começar, adoro boa parte da scoletaneas de piano da Square Enix, e agora vem essa com os temas mais classicos e que foram responsaveis por uma linha de musicas à frente. Ver o Main Theme do FFI e a Rebel Army Theme (acho que é esse o nome, fugiu agora) inclusas é uma satisfação enorme.

    • 9 Alexei Barros 12/03/2012 às 11:20 am

      A satisfação é minha, Wesley. Não sei se você já ouviu, mas dá para escutar o álbum no YouTube e afins. Ainda queria apreciar mais vezes para ter uma opinião mais sólida. Porém, talvez eu esperava ser mais impactado – poderiam explorar mais temas desconhecidos.


  1. 1 Gagá Games » Retro-rápidas: Alex Kidd saudosista, histórias não contadas da Sega… Trackback em 02/03/2012 às 10:13 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: