Distant Worlds: turnê fará a estreia mundial de Final Fantasy XIV

Final Fantasy XIV
Por Alexei Barros

Quando a turnê Distant Worlds: music from Final Fantasy foi revelada em 2007 minha empolgação beirava o zero. No entanto, aos poucos, o produtor executivo, diretor musical e maestro Arnie Roth e o Nobuo Uematsu estão deixando a excursão mundial cada vez mais interessante.

A apresentação em Chicago, EUA, marcada para o dia 12 de dezembro, já estava anotada na minha agenda porque marcará os debutes de “Dancing Mad” e “J-E-N-O-V-A” com arranjos do próprio Arnie Roth. Aliás, olha o que ele deixou escapar em recente entrevista ao site polonês GameMusic.net: “Nobuo Uematsu está me instigando a fazer um terceiro [arranjo], no entanto. Ele quer também a “Clash on a Big Bridge”, mas vamos ver (risos)”. Bom saber que se os fãs não a escolhem, Uematsu faz uma força para que seja orquestrada. Com certeza a vontade aumentou depois de ver o arranjo do Jonne Valtonen da música na suíte “Fantasy IV (Final Fantasy)” (09:18 a 11:17) do Symphonic Fantasies.

Não bastassem as duas novidades e a possibilidade de uma terceira, foi revelado que será executada uma música nunca antes ouvida (por isso, suponho que não é o tema do trailer da E3 2009 e nem o da TGS 2009) do MMORPG Final Fantasy XIV. Não faço ideia quem seja o arranjador, se o Shiro Hamaguchi, como foi no passado, ou o Hiroyuki Nakayama, como tem sido nos trabalhos recentes – o mais provável.

Repete o que aconteceu com os temas de Blue Dragon e Lost Odyssey tocados no PLAY! A Video Game Symphony antes de os jogos chegarem ao mercado e da “Kiss Me Good-Bye” do Voices: music from Final Fantasy, executada um mês antes (fevereiro de 2006) de Final Fantasy XII sair no Japão (março de 2006). Falando no PLAY!, a orquestra e o local serão os mesmos do espetáculo de debute em 2006: a Chicagoland Pops Orchestra no Rosemont Theatre. O Elmhurst College Concert Choir também acompanhará a performance, que ainda terá as participações da banda Chicago Mages e da cantora Susan Calloway. Mais de 100 pessoas estarão no palco.

Mas sou chato e vou ver o lado ruim: só por que o Nobuo Uematsu voltou para o papel de compositor em FFXIV vão pular as músicas do FFXII (fora a “Kiss Me Good-Bye”) e do FFXIII? Imaginava que o fato de uma faixa não ser dele automaticamente excluía a possibilidade de aparecer na turnê Distant Worlds. Não necessariamente. “Estamos pensando se podemos trazer mais compositores. Só tivemos músicas do Nobuo Uematsu até agora, mas não esgotamos o seu catálogo ainda. As pessoas ainda querem mais dele”, diz Arnie Roth na mesma entrevista supracitada. “Mas você tem razão, há muitos outros compositores ligados à franquia Final Fantasy. Trabalhei com alguns deles anteriormente, em outros concertos. (…) Não estou tentando dizer ‘não’ para os outros”.

Não poderia concordar mais.

[via Distant Worlds]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: