Masahiro Andoh, líder do T-Square, atualmente com 66 anos, anunciou que se aposentará da banda ao final da turnê do próximo álbum ainda a ser revelado. Eu já o mencionei várias vezes por aqui pelo fato de ele ser um dos principais compositores da série Gran Turismo, em especial nos jogos para PlayStation e PlayStation 2.
Em 42 anos como guitarrista do T-Square, Andoh colecionou vários obras-primas além da “Moon Over the Castle” de Gran Turismo. Entre músicas mais ou menos famosas, destaco: “Truth”, “Dans sa Chambre”, “Faces”, “Prime”, “Sailing the Ocean”, “Hawaii e Ikitai”, “Crown and Roses”, “Morning Star”, “Daisy Field”, “Big City”, “Yoake no Venus”, “Love for Spy”, “Kaze no Shonen”, “Full Circle”, “Crisis”, “Naughty Boy”… A lista vai longe.
Apesar da saída do fundador do grupo, isso não significa que o T-Square vai acabar: os integrantes remanescentes Takeshi Itoh (EWI e sax) e Satoshi Bandoh (bateria) vão seguir tocando com a banda que passa a ser conhecida como T-Square alpha. O T-Square já estava desfalcado de Keizoh Kawano (teclado), que anunciou sua saída no final do ano passado para se dedicar à recuperação de sua saúde. Em 2019, ele sofreu um AVC hemorrágico que limitou os movimentos do lado esquerdo do corpo, comprometendo sua atuação como instrumentista. Ele chegou a compor músicas inéditas para o álbum de 2020 intitulado AI Factory e até apareceu em algumas apresentações tocando teclado apenas com a mão direita, enquanto o novato Akito Shirai ficou responsável pela parte principal do teclado.
Andoh afirmou que não se aposentou como músico e eventualmente poderá participar das performances do T-Square alpha. Pelo que entendi no texto que comunicou sobre a sua saída, ele sentia o ano ficar cada vez menor conforme envelhecia com a rotina de produzir um álbum por ano e sair em turnê para tocar as músicas novas.
O futuro da banda é uma certa incógnita para mim, visto que o Takeshi Itoh raramente compõe, embora tenha músicas interessantes no currículo, como “Islet Beauty” e “Giant Side Steps”, deixando tudo nas costas de Satoshi Bandoh, que vinha assinando seis faixas por disco e se revelou ser ótimo compositor, que o diga “Sky Drive” e “Bb Freeway” (esta é do seu álbum solo Step By Step!). De qualquer forma, a saída de Masahiro Andoh pode abrir as portas para uma renovação na banda, sem esquecer do imenso legado musical de mais de 40 anos do T-Square.
[via T-Square]
Rapaz. Valeu por apresentar o Masahiro. Gran Turismo foi um marco e um jogo incrível no Playstation! As pessoas por trás dos games acabam sendo esquecidas. Principalmente devido ao tempo e pela barreira do idioma japonês.
Concordo! E olha que a Sony fez um crime com a trilha sonora ao trocar as músicas originais do GT japonês por músicas licenciadas no GT americano.
Felizmente, hoje o material referente ao Masahiro Andoh e ao T-Square é muito mais acessível (toda a discografia está no Spotify). Quando eu conhecia a banda em 2005, era difícil conseguir encontrar alguma coisa.
Nossa não conhecia, mas seu texto enobrecendo as qualidades das músicas principalmente por serem de GT me fizeram querer saber mais. Músicas de games pra mim são mais que essenciais já que as escuto mais que as do show buzines da vida.
Fico feliz com o seu interesse pelo T-Square. Hoje em dia é muito fácil ouvir a banda, já que a discografia inteira está no Spotify e há muitos vídeos publicados no YouTube.
Quando eu conheci a banda, lá por volta de 2005, 2006, só existiam uns samples curtíssimos.
Também acompanho desde 2005.
Esse blog conheci em 2018 após pesquisar sobre o 40th Anniversary até descobrir que mais uma vez o Honda não compareceu (ou não foi convidado).
Boa parte do meu instagram é dedicado ao T-Square e Honda, hahaha. Conheci a banda por causa das versões japonesas de Gran Turismo 1 e 2.
Incrível como o mundo foi privado do maravilhoso T-Square pra colocar bandinhas pop dos EUA e Europa.
É minha banda favorita e todo dia ouço e toco acompanhando.
Amo de coração mesmo, a tal ponto de influenciar meu sobrinho que nunca jogou Gran Tursimo, mas virou fã da banda, e também toca todo dia (o que é mágico e sem palavras pra descrever a emoção).
Também adorei quando chegou o Satoshi Bando e soube que também compôs pra Gran Turismo 5.
Enfim, Gran Turismo foi um divisor de águas na minha vida.
Grande abraço e parabéns pelo trabalho.