Por Claudio Prandoni
Não há como renegar a importância das catástrofes naturais que assolaram o Japão em março deste ano, como terremotos e tsunamis.
O fato arrasou todo o país, deixando a economia em estado bem frágil e levando a se unir em prol da reconstrução da nação e também repensar muitos conceitos. Claro, a indústria de games não passou ilesa.
Melhor do que desfiar aqui o que li e vi por aí nestes meses, venho para indicar esta excelente reportagem do site 1UP – que saiu dia 21 de novembro, mas só descobri hoje. Do naipe daquelas que nos acostumamos em ver em revistas impressas – e das boas, não qualquer periódico genérico e burocrático.
Durante meses, a equipe de reportagem do site conversou com diversos produtores nipônicos, como Hirokazu ‘Hip’ Tanaka, Hironobu Itagaki, Katsuhiro Harada, Toshihiro Nagoshi e outros mais.
É bacana saber agora de histórias de bastidores, como o carinho de Itagaki com seus funcionários, estocando comida no estúdio e pagando a mudança de casa de algumas famílias, assim como as considerações, lições aprendidas e arrependimentos dos outros figuras.
1UP: How Japan’s Earthquake Changed its Developers (em inglês)
“Do naipe daquelas que nos acostumamos em ver em revistas impressas”… Talvez porque realmente a reportagem faça parte de um projeto de revista impressa do 1UP. ^_~
http://www.1up.com/news/1up-presents-3-sketch-issue
Excelente dica, Prandas!
Oi Claudio,
Muito obrigado por compartilhar esse artigo. De fato, muito bem escrito e com conteúdo extremamente interessante. Para mim, foi até revelador.
Nunca imaginaria que algumas empresas iriam se arrepender ao mudar a data de lançamento dos seus jogos. Parece insensível, mas o argumento de alguns deles faz sentido.