Vinte anos depois, as trilhas originais de Sonic e Sonic 2 em CD

Por Alexei Barros

A celebração dos 20 anos de Sonic parecia indolente no setor musical? Não é o caixão (no bom sentido, uma coletânea digo) da série que muitos fãs almejam, mas é um belo começo: pela primeira vez, as trilhas completas de Sonic the Hedgehog (1991) e Sonic the Hedgehog 2 (1992) vão ser lançadas em CD. O anúncio se deu em uma mensagem em vídeo do compositor Masato Nakamura no evento comemorativo do personagem. A festa, que teve bolo de aniversário e tudo mais, contou com a presença, entre outros nomes, da trinca de criadores do Sonic: Naoto Oshima, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara, sendo que os três não trabalham na Sega atualmente.

Ainda não há uma data específica de lançamento para a Sonic the Hedgehog 1&2 Soundtrack – apenas foi divulgado que sairá no verão japonês, que acaba em agosto –, tampouco número de catálogo e a capa. Os poucos detalhes que foram divulgados são animadores. Além das trilhas originais do Mega Drive em sua totalidade, o álbum trará as faixas das fitas demo de Nakamura e músicas bônus. A minha torcida é que entre os extras estejam, por exemplo, os temas das zonas descartadas do Sonic 2. Composições naquela época de inspiração máxima do Masato Nakamura. Não que tenha decaído, mas foi o seu último trabalho para jogos, visto que, depois disso, sua participação na série se limitou como compositor original do remix do artista Akon da “Sweet Sweet Sweet (’06 Akon Mix)”, tema de encerramento do Sonic the Hedgehog (2006) baseado na “Ending” do Sonic the Hedgehog 2. Nakamura, para quem não sabe, toca baixo elétrico no duo J-pop Dreams Come True que forma com a cantora Miwa Yoshida.

Aproveitando a oportunidade ímpar, tendo em vista as raras vezes em que abordo as trilhas de Sonic por aqui, uma curiosidade aparentemente não muito comentada: algumas músicas do Sonic serviram de base para canções do DCT. Abaixo, ouça-as, separadamente, e a mistura entre as duas versões que comprova a similaridade das melodias harmonizando os andamentos outrora diferentes das sintetizadas e das músicas cantadas.

- “Green Hill Zone” (Sonic the Hedgehog)
– “Marry Me” (Sing or Die, 1997)

- “Star Light Zone” (Sonic the Hedgehog)
- “Kusuriyubi No Kesshin” (Million Kisses, 1991)

- “Labyrinth Zone” (Sonic the Hedgehog)
– “Kessen Wa Kinyoubi” (The Swinging Star, 1992)

- “Chemical Plant Zone” (Sonic the Hedgehog 2) 
– “Dou Yatte Wasureyou” (Love Unlimited, 1996)

- “Final Boss” (Sonic the Hedgehog 2)
– “Yasashii Kiss O Shite” (Diamond King, 2004)

- “Ending” (Sonic the Hedgehog 2)
– “Sweet Sweet Sweet” (The Swinging Star, 1992)

Comparação

[via Famitsu; imagens do evento no Gamer e Game Watch]

About these ads

24 Responses to “Vinte anos depois, as trilhas originais de Sonic e Sonic 2 em CD”


  1. 1 ANTIDEUS 21/06/2011 às 7:48 am

    Ótimo post! Adorei a recapitulação de informações oportunas ao assunto. A curiosidade sobre a ligação das músicas do Sonic com as da DCT é sempre bem-vinda, aposto que todo fã de Sonic deve ter se chocado ao saber disso pela primeira vez. Não sabia da “Chemical Plant Zone”/“Dou Yatte Wasureyou” e “Final Boss” (Sonic the Hedgehog 2)/“Yasashii Kiss O Shite”.

    Faço um paralelo (oportuno) com o tema dos créditos do Sonic 3 que serviu de base para Stranger In Moscow de Michael Jackson.

    Música dos créditos – Sonic the Hedgehog 3

    Stranger In Moscow

    Mashup das duas

    Lembrei-me da coletânea musical em CD que acompanhava a edição limitada do 10th Anniversary Sonic the Hedgehog Birthday Pack. Muitas músicas ali tinham sido lançadas em CD pela primeira vez:

    http://vgmdb.net/album/2072

    Parece que foi ontem, mas já faz 10 anos!

  2. 2 Cledson 21/06/2011 às 8:27 am

    Cara,
    só essas faixas das fitas demo já valeriam o pacote!

  3. 3 Rafael Fernandes 21/06/2011 às 9:16 am

    Sensacional o comparativo! Nunca parei para ouvir as músicas do Dreams Come True, então esse post é uma mão na roda, com certeza!

    Outra coisa legal é que, com o lançamento das demos, a gente pode descobrir quais músicas que não foram feitas pelo Nakamura no Sonic 2. Assim, descartando elas, dá pra saber que foi um trabalho da Izuho Takeuchi, que também recebe o crédito musical nesse jogo. Ou não.

    Aliás, tio, vale lembrar que, dessas zonas descartadas, algumas foram transformadas em outras, ou então a música delas está presente no cartucho. Por exemplo, a música que dizem ser a referente à polêmica Hidden Palace está lá, no Sound Test do jogo. Já em relação a outros mapas (como Genocide City), talvez o Nakamura nem tenha sido solicitado para compor alguma coisa, dependendo de quando o desenvolvimento delas foi cortado na produção. Ainda assim, tanto faz, quanto mais material tiver nas faixas bônus, melhor :P

    Outra coisa: já chegou a ouvir a ouvir a versão beta da trilha de Sonic 2? Não sei em que eles se basearam para nomear as fases, mas como o pessoal do Sonic Retro concorda com isso, e eles sabem das coisas, então talvez a gente já encontre as respostas quanto às músicas usadas na zonas abandonadas logo ali – http://info.sonicretro.org/S2Beta:Music

    Tá em formato .vgz (reproduzindo no Winamp com o plugin VGM Player), então se você tiver algum problema, eu posso converter pra mp3

  4. 4 DGC 21/06/2011 às 9:54 am

    “Vinte anos depois, as trilhas originais de Sonic e Sonic 2 em CD”…
    Bem, antes tarde do que nunca né?
    heheh

    E certamente que são muito bem vindas, dadas o quão fantásticas foram as trilhas dos três primeiros Sonics.

    • 5 DGC 21/06/2011 às 10:28 am

      Ah! e só uma pequena correção Alexei, a “Chemical Plant Zone (Sonic the Hedgehog)” seria na verdade do Sonic the Hedgehog 2.

  5. 6 Alexei Barros 21/06/2011 às 12:28 pm

    @ Emerson

    Eu também: lembro que anos atrás, quando fiquei estarrecido ao saber disso, eram quatro músicas apenas do DCT, daí foi uma surpresa ver que a lista subiu para seis.

    Nem passou pela minha cabeça citar o caso do Sonic 3 e MJ, e o mais curioso é que eu já escrevi duas vezes sobre isso, mas nunca por aqui. Bela lembrança!

    Sobre a coletânea, tem toda a razão, algumas faixas já foram lançadas, então adicionei um “completas” no primeiro parágrafo.

    @ Cledson

    É, sem dúvidas, um documento histórico.

    @ Rafael Fernandes

    O quê??? Mas onde a Izuho Takeuchi está creditada?

    Nem fazia ideia que algumas músicas sobreviveram no Sound Test. De fato, nunca as ouvi. Faz sentido o que você falou sobre a possibilidade do Nakamura nem sequer ter feito para algumas zonas, porque eu imagino que ele compunha tendo base nos cenários e algumas não passaram de esboços que não saíram no papel, como aparentemente é o caso da Rock Zone.

    Nunca ouvi a trilha do Sonic 2 Beta, e de fato só estou escutando agora que você falou. Eu até já ia pedir socorro para você converter as faixas para MP3, mas consegui abrir no Winamp instalando aquele plug-in Chipamp do OC ReMix. E tomara que o álbum confirme todos esses nomes divulgados pelo Sonic Retro.

    Numa primeira impressão, as faixas parecem mais cruas, por assim dizer, que da versão final. Opa, a “Oil Ocean Zone” é diferente do jogo.

    @ DGC

    ARGH! Muito bem observado, desculpe a falha. Corrigido o post!

    Quanto ao Sonic 3, acho difícil o lançamento acontecer algum dia, tendo em vista a participação do Michael Jackson e todas as complicações de direitos autorais que isso traria. Se um dia isso ocorrer, com créditos detalhados, será o sonho de muitos fãs das trilhas do Sonic.

    • 7 Rafael Fernandes 21/06/2011 às 12:43 pm

      Putz, acho que me enganei (de novo), sorry! É o Alzheimer! Ela é creditada nas tags dessas compilações em .vgm, mas, no jogo mesmo, ela está entre uma penca de gente nomeada como “Sound Assistants” (como IPPO mesmo) . Se não for direto no vídeo, os nomes aparecem a partir dos 05:00min

      Talvez ela tenha feito alguma faixa, ou não… Aí poderemos confirmar pelo álbum, que tomara que venha com tudo esclarecido certinho.

      • 8 Alexei Barros 21/06/2011 às 12:57 pm

        Ah, tá explicado! Eu estranhei ela estar nas tags, sugerindo que tenha composto alguma faixa. Ficarei surpreso se alguma música for atribuída a Izuho… mas já vi casos em que os créditos do jogo não eram tão precisos assim e cargos genéricos como “Sound Assistants” acabarem ocultando os compositores…

  6. 10 Radical Dreamer 21/06/2011 às 2:48 pm

    Ótimo presente Sega! Creio que o primeiro Sonic foi o primeiro jogo que zerei (não sei se foi esse ou o Rei Leão do Genesis XD) então toda vez que ouço alguma música do jogo bate aquela nostalgia e as saudades das tardes em que ficava tentando pegar as Chaos Emeralds… Masato Nakamura compôs melodias fortíssimas, e até hoje me decepciono que ele não continuou na série, pelo menos em algumas contribuições nos Sonics do Genesis (ainda que as trilhas do 3º e Sonic e Knuckles sejam ótimas).

  7. 11 Cosmonal 21/06/2011 às 3:12 pm

    Caramba, genial Mr. Alexei!!! Fabuloso, e olha só… fui logo procurar a “original” da Spring Yard Zone. Rapaz, essa é a música mais elegante da trilha e essa eu até desconfiava mesmo que seria uma música executada pela tal banda do Nakamura. Fui lendo assim: “green hill… star light…. labirynth… cadê spring yard, cadê!!” ehehehehhe

    Fiquei até “decepcionado” por não tê-la visto no playlist (porque seria interessantíssimo ouvir a banda executando aquele arranjo, mesmo que em meio a outra música – a banda que teria composta a música né? Seria orgânico), e certamente já esmiuçaram a discografia inteira da banda – já dá pra assumir que não há estes trechos dela na DCT. Ela é a música que mais admiro na trilha de Sonic, como música isolada, pela soma das duas partes – mas em especial pela primeira parte mesmo. Não há outra música como ela na trilha dos 3 primeiros Sonic – acho eu correria um risco de ter um orgasmo escutando o próprio Nakamura no baixo executando aquele arranjo do início da spring yard… e ver o batera arrematando o final com a viradinha simples mas que por algum motivo combina excepcionalmente com a volta da primeira parte… é, acho que andei sonhando com uma banda j-pop executando a spring yard, seu post reacendeu o sonho :D

    Vocês que andam nos bastidores, tem chance de alguma canção de Sonic 1 não ser do Nakamura, Alexei / Rafael?

  8. 12 Alexei Barros 21/06/2011 às 3:55 pm

    @ Radical Dreamer

    Infelizmente, não posso compartilhar as memórias como tive somente um SNES naqueles tempos áureos, mas pude comprovar a magia do jogo anos depois quando terminei no emulador. E O Rei Leão é um jogaço também.

    Até hoje me pergunto por que o Nakamura não continuou na série. Li em algum lugar um rumor que ele teria pedido dinheiro demais, mas vai saber. Ter bancado o Michael Jackson no Sonic 3 não deve ter sido uma pechincha também.

    @ Cosmonal

    Muito interessante a sua percepção a respeito da “Spring Yard Zone”, a ponto de achá-la diferente do restante das outras trilhas do Sonic de 1 a 3 e, por isso, composta por outra pessoa que não o Masato Nakamura. Também compartilho da sua admiração pela composição e vislumbrei uma versão da DCT com a sua descrição.

    Não dá para dizer que o encarte do Video Games Live: Level 2 é preciso e 100% confiável, mas como a “Spring Yard Zone” aparece no “Sonic the Hedgehog: Staff Credits” arranjado pelo Richard Jacques – aliás, acho o ápice do medley – e o Nakamura está creditado como compositor, supõe-se que ele fez tudo, apesar de os créditos do jogo serem meio vagos – “Sound Produce”.

  9. 13 Rodrigo Budrush 22/06/2011 às 1:38 pm

    @Cosmonal
    O tema da Spring Yard também é uma das minhas favoritas da série. O artista Brian Davis fez um arranjo sensacional dessa faixa no álbum “In Memory of Mega Drive” (procura no Gugo!). Ouça o remix aqui: http://soundcloud.com/00agent/sonic-the-hedgehog-spring-yard

    • 14 Cosmonal 22/06/2011 às 10:00 pm

      Valeu meu caro Rodrigo, o disco do Brian Davis é uma obra-prima, inspiradora inclusive pra mim. Seu estilo é o que mais admiro na “arte em remixar game music” (“remix” nem sintetiza bem, são versões próximas da original, com originalidade apenas para homenagear, diria eu) e achei o máximo em descobrir musicistas que fazem versões de altíssima qualidade de game music e que *não* estão no OCRemix, considerado referência no assunto (até onde lembro, ele não fazia parte do site citado). Um deles, e provavelmente o melhor, é o Brian. O In Memory of the Mega Drive é audição obrigatória para qualquer admirador das músicas dos consoles da Sega!

      Abração!

  10. 15 DGC 22/06/2011 às 2:11 pm

    OK, ok… aproveitando que estamos falando de remixes e traçando inevitáveis paralelos pela cada vez mais óbvia influência do fabuloso Michael Jackson nas músicas do Sonic 3 e vice-versa, eis uma versão do tema dos Créditos que, sinceramente, acho nada menos que divina: http://www.newgrounds.com/audio/listen/140425

    *__*

    ç_ç

    (btw… amei o mashup acima)

  11. 16 Isaias Ramos 06/07/2011 às 11:02 am

    É simplesmente genial saber deste lançamento!
    Eu sou fã das composições do Masato desde quando só via o nome dele nos créditos dos jogos. MAs sempre me perguntei o que era “dreams come true” quando criança. Só depois de muito tempo descobri que se tratava de uma banda!

    MUito legal, favoritei o blog! =)

    PS: obrigado pelos comentários alusivos ao álbum do Bryan Davis. Ainda não conhecia. Foi emocionante escutar o remix da intro de Ecco the Dolphin 2, com guitarra e tudo mais.

    Cada vez mais retrogamer! ;)

    • 17 Alexei Barros 06/07/2011 às 12:46 pm

      Valeu, Isaias, seja bem-vindo! \o/

      Legal saber do seu interesse em conferir os créditos do jogo. Muitos jogadores nem se importam com quem faz os jogos e conhecer o Miyamoto e o Kojima já está de bom tamanho para essas pessoas.

      • 18 Cosmonal 06/07/2011 às 4:42 pm

        “…conhecer o Miyamoto e o Kojima já está de bom tamanho…”

        Alexei, meu herói.

        É tanta gente talentosa e esses dois levam quase todo o crédito; Kojima que é quase um diretor de cinema, tem poucos jogos… é até engraçado. Sem desmerecê-los mas, por exemplo, Todd Howard da Bethesda e os “dois Johns” da id Software… Yu Suzuki da SEGA, que ousou pra caramba, fez de jogo de moto até Shenmue… tem muito jogador por aí que iria se beneficiar bastante se expandisse sua “gamegrafia”.

  12. 19 Alexei Barros 06/07/2011 às 11:12 pm

    Hahaha, que isso!

    É algo que eu venho procurando fazer há alguns anos, e não me limitar a me aprofundar nos nomes que passei a conhecer, mas também a procurar por novas pessoas. Graças ao seu comentário isso aconteceu, porque não sabia quem era o Todd Howard! Fallou 3 e The Elder Scrolls não é para qualquer um.

  13. 20 mcs 17/11/2011 às 3:30 pm

    Muito boa matéria, caro Alexei.

    Não conhecia estas outras músicas do DCT, reaproveitadas digamos, de Sonic (conhecia a Sweet Sweet Sweet, claro). Não gostei muito delas, à excessão da “Yasashii Kiss O Shite”, mas talvez seja questão de costume.

    Entrando na discussão, acho muito difícil ter tido uma música para a Genocide City, já que ela foi cortada de maneira bem prematura, quando ainda era um esboço, um rascunho em papel.

    Numa entrevista de (se não me engano) 2005, Nakamura disse que sonha em compor novamente para um game de Sonic, que adoraria fazê-lo. Pode ser apenas retórica, os valores seriam outros (em Sonic 1 ele era um quase ilustre desconhecido) e há o problema de a Sega já ter um compositor atualmente para Sonic (o Jun), mas senti sinceridade quando ele diz o quanto gostaria de uma futura nova parceria com a Sega.

    • 21 Alexei Barros 18/11/2011 às 12:15 pm

      Valeu, mcs, e fico feliz por ter originado os dois posts lá no Passagem sobre as trilhas demo.

      Não creio mesmo existir uma música da Genocide City (finalizada pelo menos), se não a faixa fatalmente estaria no álbum. Não perderiam essa oportunidade.

      Em 1991, o Masato Nakamura não devia ser muito conhecido nos games, mas, como a Dreams Come True iniciou em 1988, talvez ele já fosse relativamente famoso no Japão.

      Também torço pela retomada da parceria. Duvido que ele faria um trabalho inferior ao que foi feito no Sonic 4, por exemplo.

  14. 22 Geovan jr 11/08/2012 às 2:39 am

    cara vcs deveriam era faser essas versoes “diferentes” das musicas do mega drive no ultimo video (o comparativo) para deixar aquela forma que fizeram e disponibilisar para ouvir-las separadas. dai seria como re-ouvilas as de verdade (a da DCT) so que na forma do mega drive. SERIA LEGAL…


  1. 1 Reveladas após 20 anos as músicas originais de Sonic 1 e 2 (Parte 1) | Passagem Secreta Trackback em 06/11/2011 às 11:01 pm
  2. 2 Reveladas após 20 anos as músicas originais de Sonic 1 e 2 (Parte 2) | Passagem Secreta Trackback em 07/11/2011 às 3:49 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.532 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: