Old Skane #01: Manual brasileiro de Legend of Zelda – A Link to the Past

Por Claudio Prandoni

Instigado pela preciosidade publicada pelo Nintenerds – páginas de uma antiga revista japonesa falando sobre o iminente lançamento do Super Famicom – decidi repetir a dose do que fiz com o manual de Phantasy Star e escavar meus arquivos para mostrar mais algumas coisas interessantes.

Algo que ajudou também foi – finalmente – meu domínio e acesso completo ao scanner que estava esquecido num canto aqui em casa junto com meu Game Boy tijolão monocromático. Até que não foi tão complicado: era só equipar a materia amarela Scan e evoluir a esfera até eu masterizar o comando [piada FFVII OFF].

Pretendo colocar aqui com freqüência um pouco maior este tipo de conteúdo – é só eu desenterrar as relíquias gamísticas e tirar um tempo para digitalizar.

Claro que para a estréia não poderia deixar de destilar um pouco de rabugentice. Antigamente, um dos aspectos mais legais de comprar um jogo novo era o manual. Geralmente lotados de ilustrações e informações bacanas, muitas delas inéditas e inexistentes no game.

Hoje, são meros epítomes burocráticos com informações genéricas, às vezes até mais incompletos que muitos previews de revistas e sites.

Quanto tentam algo inusitado e divertido podam prontamente – como o manual japonês de No More Heroes que é uma HQ e no ocidente cortaram isso fora.

Aqui não. Para o debute da Old Skane, o introito do manual de instruções do manual de A Lenda de Zelda – Um Elo com o Passado. Isso mesmo, em português pois exibo aqui o livretinho da versão do game trazida para acá pela finada Playtronic.

Confesso que boa parte do que sei sobre o universo Zelda que não aparece nos games mesmo veio daqui. Passe por cima dos erros bobinhos – a exemplo do Hirule(sic) bem no título do texto – e você encontrará um rico manancial de informações. De fato, algumas até que complementam genialmente o enredo de Ocarina of Time.

 

PS: Perdão pelo título ridículo, mas o hype de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots é tamanho e o trocadilho com o nome Old Snake tão tentador que não podia deixar passar a oportunidade.

23 Respostas to “Old Skane #01: Manual brasileiro de Legend of Zelda – A Link to the Past”


  1. 1 nephesh 24/05/2008 às 9:18 pm

    oO Porque não existem mais boas almas como você nesse mundo? Old Scans (ou Skanes, pra não te decepcionar) FTW! Lembro até hoje dos meus manuais Gradiente, em especial um de Mario Kart 64, que veio cheio de “riscos” que parecem ter sido feitos no Paint por uma criança! Se alguém fizer questão [e eu lembrar de vir aqui conferir(e o Scanner funcionar)], posso achar!
    Anyway, continue com as [s]scans[/s] skanes.
    PS: Procura-se alguém disposto a me dar 100 reais pra comprar o Um Elo Com o Passado na Americanas, que tem até hoje!

  2. 2 Fabão 24/05/2008 às 10:31 pm

    Por favor, desenterre mais coisas como essas!
    É uma pena que o escaner da minha multifuncional é de rolo (?), senão poderíamos começar um meme de nostalgia gamística. ^_^

  3. 3 Samuel Batista 25/05/2008 às 12:23 am

    Eu me desfiz do meu SNES e de todos os meus jogos mas os manuais ficaram comigo (MUAHAHAHAHA) e esse do Zelda é um que eu não me desfaço por dinheiro nenhum desse mundo! :)

    Bons tempos de Playtronic e video games/jogos com preços bem acessíveis!

  4. 4 Daniel Oliveira 25/05/2008 às 10:52 am

    Maravilhoso isso Prandoni.

    Eu tenho umas Scans de um Manual traduzido para o português de um jogo chamado “SUPER IRMÂOS”. Sabe que jogo é esse? AUHYAAUHAUHUHAUHAUHAUHAUH
    Hilário

    Esse do Zelda ainda não tinha visto em português. Mesmo com alguns erros, o troço é pra lá de bacana, vai?

    Grande abraço

  5. 5 geraldofigueras 25/05/2008 às 5:08 pm

    Fantástico, por vários motivos. Primeiro, pela iniciativa. Segundo, por ter uma preciosidade em boas condições (afinal, brasileiro é provavelmente o povo mais grotesco com o cuidado de seus games, vide a quantidade de lixo no Mercado Livre). Terceiro, por trocadalhos do carilho com MGS.

    Por fim, deixo aqui a minha disposição de contribuir com o que puder. Só não tenho scanner, mas posso tirar uma foto heheeh.

    Tartarugas Ninja do Master System já!!

  6. 6 Igor 25/05/2008 às 11:17 pm

    Falando nisso, vocês já viram “The Death of Zelda: Tower of Spirits”? AHUHAUHAU, seguem as scans:

    Capa:

    Matéria

  7. 7 Claudio Prandoni 26/05/2008 às 1:42 am

    Caraca, Igor!
    Que medo desse preview.
    Alguém foi MUITO enganado nessa…
    HUEheuheuHEuheuheuheuHE

    Valeu mega master pela lembrança e pelas scans!

  8. 8 idiosyncratic idiot 26/05/2008 às 7:30 am

    Ah, não existe nada comparável à de abrir um game, folhear o manual, aquele cheirinho de coisa nova…
    Consciência gamística? Preocupação com a indústria? Tô nem aí. O que me faz comprar game original é essa sensação única. E estourar plásticos de bolhinha.

  9. 9 carol-jp 26/05/2008 às 7:44 am

    Ahh eu perdi vários manuais em função de uns cupins malditos :/
    Tive que jogar fora as caixas dos games também que foram destroçadas.
    Graças a Deus hoje os jogos vêm em capinhas de plástico :P

    Nossa eu sou que nem o idiosyncratic idiot adoro o cheiro de jogo novo xD hahaha

  10. 10 Mauri Link 26/05/2008 às 10:36 am

    Eu tenho um Zelda ALTTP da Playtronic lacrado no plástico e tudo. É um tesouro!

  11. 11 hunterpiro 26/05/2008 às 2:18 pm

    Eu não troco meus manuais e boxes por nada – por isso compro apenas originais – e viva o valor emocional!!!

    Ótima iniciativa, Prandoni! É por esses e outros motivos que ainda tenho meu THPS2 de GBA, by “Gradiente Enterteniment” – com caixa e manual em português!

    E sim… procurem nas várias lojas americanas por aí, que eles tem muitas raridades! Na de Florianópolis / SC tinham vários jogos de SNEs lacrados! OMG!

  12. 12 molobakk 26/05/2008 às 5:00 pm

    deonde os cara tiraram esse “Death of Zelda”?
    aueuhaeahue
    coisa bizarra… o_________o

  13. 13 João Fernandes 20/11/2018 às 2:04 pm

    Mano, posta o restante do manual, eram lindos os manuais e caixas em português da playtronic/gradiente.
    Lamentável que ninguém quase posta os materiais elaborados naquela época.

  14. 14 ReBirFh 22/02/2020 às 11:53 am

    sem chance de postar o manual completo?

  15. 15 Luiz Carlos 16/05/2021 às 7:54 pm

    Boa noite.
    Este manual fui eu quem traduziu, e na verdade não sei como foi parar na internet assim.
    Tenho mais projetos em andamento, tais como Contra 3 (SNES), Zelda 1 (NES), Chakan (Mega), Megaman (NES).
    Caso tenham interesse, entrem em contato comigo:
    lennon51@hotmail.com
    Valeu!


  1. 1 Íntegras: Contos « Gamer Lifestyle Trackback em 01/06/2008 às 12:40 am
  2. 2 Let’s Scan! « A Link To The Past Trackback em 11/06/2008 às 11:56 pm
  3. 3 petunia Trackback em 13/10/2020 às 5:06 am
  4. 4 golda Trackback em 03/03/2021 às 2:59 pm

Deixe um comentário




Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall