Old Skane #02: O lendário review de Soul Calibur da Gamers

Por Claudio Prandoni

Aproveitando que ainda disponho de um scanner à mão – a partir de segunda a magia acaba, vira abóbora e depois só em outro final de semana – digitalizei mais páginas de alguns textos que considero verdadeiras pérolas.

Hoje disponibilizo o lendário review de oito páginas de Soul Calibur para Dreamcast, publicado pela finada e saudosa revista Gamers. À época o editor da publicação era o mestre Fabio Santana, mas tenho minhas dúvidas se ele foi também o autor desta análise. [EDIT: Parada decidida, foi sim o Fabão quem escreveu, como o próprio atesta nos comentários deste post. Aliás, o maior review que ele já escreveu!]

Aliás, tendo em vista o ensejo, deixo aqui também a capa da revista e outros pitacos interessantes dela, a saber:
– Preview de Valkyrie Profile com apenas duas estrelas de expectativa dentre cinco possíveis. Pô, Fabão!
– Preview de Dragon Quest VII.
– Preview de Chrono Cross.
– Novas informações sobre o iminente Dolphin da Nintendo, que acabou virando nosso querido GameCube.

20 Respostas to “Old Skane #02: O lendário review de Soul Calibur da Gamers”


  1. 1 Rodrigo Flausino 26/05/2008 às 12:20 am

    Acho que vou copiar a tua idéia (e a do Fabão) e escanear algumas reportagens também…

  2. 2 Claudio Prandoni 26/05/2008 às 12:47 am

    Po, demorou, Rodrigo!
    Quanto mais gente colaborar melhor. Assim a gente faz um grande arquivo digital de raridades gamers publicadas no Brasil!
    :D

  3. 3 Fabão 26/05/2008 às 1:19 am

    Meu Deus! /o\ Nem vou precisar desenterrar minha edição 43 para uma nova matéria da seção Íntegras! Sim, Mestre Pranda, eu fui o autor do review. Me autorizas a publicar seus scans no Gamer Lifestyle nos próximos dias? ^_^

  4. 4 Claudio Prandoni 26/05/2008 às 1:24 am

    Orra, Fabão!
    Não precisa nem pedir – afinal, elas são originalmente vossa propriedade intelectual mesmo.

    Aproveitando, parabéns pelo texto, mestre. Alguns anos atrasado, claro, mas não posso deixar de congratular.

    Pra mim pelo menos é um dos textos mais marcantes que já li. Serviu bastante de referência para a confecção da edição da Revista Continue!
    :D

  5. 5 Fabão 26/05/2008 às 1:57 am

    Chuiff :'(
    Até escorreu uma lágrima de felicidade agora. Servir de referência para algo que, por sua vez, é tão exemplar!
    E valeu por assentir, brou. Suas scans colossais serviram pra confirmar uma forte suspeita que eu tinha: Soul Calibur do Dreamcast foi, de fato, o maior review que já escrevi! Passei o texto no software de OCR aqui e resultou num arquivo mais ou menos preciso que conta 56 mil caracteres, contra “apenas” 33 mil do texto de Kingdom Hearts II da SDP 31. Mesmo tendo só uma página a mais, a fontezinha 8 (ou 7, não lembro bem) da Gamers fez grande diferença. :P

  6. 6 idiosyncratic idiot 26/05/2008 às 7:13 am

    Gamers rulava, adorava aquela revista.

    O título do post me lembrou de um outro review, também de Soul Calibur (2) e também lendário, publicado pela EGM Brasil. Quem tiver essa revista (não me lembro o n° mas tem SC2 na capa) vale a pena (re?)ler, é impagável.

  7. 7 Lucas Patricio 26/05/2008 às 10:10 am

    Cara, eu tenho essa Gamers! Eu achei algumas Gamers antigas aqui em casa, separei tudo. Qqr dia contribuo e tambem scaneo XD

    O que eu acho mais fantástico na Gamers é o tamanho dos textos. A revista tinha muito mais texto que imagem, ao contrario do que acontece na maioria das vezes hoje em dia. Sensacional mesmo :D

  8. 8 Mauri Link 26/05/2008 às 10:25 am

    Concordo com o Lucas, o texto era o diferencial da Gamers.
    E procurei aqui na minha coleção e achei duas edições dessa Gamers. Agora que ela está valorizado, vou vender uma no E-bay! xD

  9. 9 Pablo Raphael 26/05/2008 às 11:04 am

    Puta revista mega hardcore…

  10. 10 Fabão 26/05/2008 às 11:22 am

    @idiosyncratic
    Foi na EGM Brasil 18. ^_^

    E vamos todos escanear Gamers! \o/

  11. 11 Igor 26/05/2008 às 2:03 pm

    Não tenho nada muito raro não, mas me prontifico a escanear algumas coisas também, em prol da comunidade. :D

  12. 12 Platy 26/05/2008 às 2:07 pm

    Detalhe pro preview do majora’s mask … com fotos ultra beta com inimigos q eu nao lembro terem sobrevivido no jogo final

    A melhor parte da gamers realmente era os textos … com destque pra biblia q era a GamersBook … q não apenas detonava mas tb …. bem … até te spoileava xD

  13. 13 Maiquinho 27/05/2008 às 1:47 am

    fiz scans do review de FF7 da gamers 17
    se tiver interessado é só clicar no meu nick o/

  14. 14 hunterpiro 27/05/2008 às 10:01 am

    Tô escaneando alguma coisinha de Ação Games… e outras também ^_^

  15. 15 Coelho Cido 26/06/2008 às 2:39 pm

    Cara é uma ótima idéia fazer um banco de revistas de games olders! Eu tenho um arsenal de Ação Games, Super Game Power, Gamers, que ainda estão aqui são e salvas!
    Vou ter que copiar sua idéia e colocar no NoReset!
    Só falta chegar o scanner (tô contando os dias)!
    Abraz!

  16. 16 Douglas Vieira 12/10/2008 às 2:22 am

    Eu tenho uma Gamers com o detonado do Rockman & Forte (Snes) aqui em casa, trampo do brother Gilsomario. Aliás, uma pena eu não ter um scanner, pois tenho umas coisas bem interessantes aqui em casa (rá, quero ver alguém dizer que tem o detonado do Zelda: A Link to The Past da revista Videogame ou o guia para terminar Flinstones do Mega Drive da Ação Games XD).

  17. 17 Claudio Prandoni 12/10/2008 às 4:12 am

    Douguinha, Douguinha.
    Não duvide dos arquivos prandonísticos. Se pá, logo menos a seção Old Skanes terá uma surpresa não tão surpreendente assim.
    Vejamos o que o futuro reserva!
    hahaha

  18. 18 hercules 10/05/2009 às 12:24 pm

    A gamers foi a melhor revista de games já produzida no brasil . Tenho guardadas mais de 70 edições , desde 1997 . A revista sempre teve textos com qualidade e profundidade , em uma época que as revistas do genero eram destinadas mais a adolescentes , a gamers era a ùnica com conteúdo mais adulto . Tambem me interecei por rpgs graças ao review de ff7 da revista . Lembro o periodo em que a revista teve circulação semanal , pouco tempo , mas foi ótimo , as mudanças , os atrasos para chegar às bancas … Éra uma revista feita por fãs para fãs , coisa que não existe mais hoje , infelismente . As publicações hoje tem uma preocupação mais estética em detrimento do texto bem feito .

  19. 19 hercules 17/05/2009 às 10:36 am

    LUCAS PATRICIO bem que você poderia se inspirar um pouco na GAMERS e melhorar a qualidade dos reviews na EGMBR , que sâo mais rasos que um pires . Antes ainda tinha a desculpa de ter que seguir a linha editorial da vesâo americana , agora espero que a revista melhore , passe por mudanças .


  1. 1 Meme: Preservação da história do jornalismo de games no Brasil « Gamer Lifestyle Trackback em 27/05/2008 às 12:05 pm

Deixe um comentário




Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall