VGL 2010 em SP e RJ: despertando para o regresso de Martin Leung, a prodigiosa vinda de Akira Yamaoka e a divinal presença de Gerard Marino

Por Alexei Barros

Meu post sobre a turnê de duas apresentações no Brasil do Video Games Live em 2010 demonstrou uma incomensurável sonolência, motivada principalmente pela realização no HSBC Brasil (no caso de São Paulo), local que considero uma abominação para o tipo de show-concerto. Quanto ao set list, as três possíveis novidades Assassin’s Creed II, Uncharted 2 e Afrika nem de longe ombreavam com os números inéditos do VGL 2009, que ainda contou com a milagrosa chegada de Norihiko Hibino. Inundado de desânimo, não achei que poderiam repetir tal feito – trazer um compositor, ainda mais japonês, para um país emergente como o Brasil –, e não é que dois raios podem cair no mesmo lugar?

O Twitter brasileiro anunciou em caixa alta o advento para o Brasil de Akira Yamaoka, o compositor da série Silent Hill que saiu da Konami em 2009 e se juntou à Grasshopper Manufacture, e hoje mesmo foi confirmado para a trilha de Shadows of the Damned. Yamaoka participou pela primeira vez do VGL em 2009 em Tóquio para tocar na guitarra a icônica “Theme of Laura” (Silent Hill 2) repetindo a dose nas apresentações em Taipei e Kaohsiung em Taiwan no último dezembro e em Los Angeles em junho de 2010. Para mim, o arranjo do VGL, tocado aqui no Brasil pelo apresentador-guitarrista-showman Tommy Tallarico ano passado, é um tanto quanto preguiçoso, sem metade da empolgação da levada jazzística da versão do PLAY! A Video Game Symphony, turnê esta que trouxe pela primeira vez o compositor ao palco para acompanhar a orquestra na guitarra no concerto de Chicago em 2006. Clique no link da música e compare no respectivo post. Ainda assim, é de inestimável valor a presença de Akira Yamaoka em solo brasileiro.

Além dele, também foi comunicado o retorno de Martin Leung, o pianista virtuose que tocou no VGL 2006 e 2007 no Brasil. Bem-vinda a volta, e só espero que a participação seja mais substancial que somente “Overworld”, “Athletic” e “Type A” tocadas na velocidade da luz.

Por fim, vale frisar que os horários também foram divulgados: 21 horas no dia 8 de outubro no HSBC Brasil em São Paulo e às 19 horas no… Canecão, isso se o local não for fechado antes. Conforme me disse o Rafael “00Agent” Fernandes, há quem tenha comprado os ingressos da apresentação no Rio de Janeiro dia 10 de outubro no site da Ticketronic e não recebeu a confirmação. No aguardo para os desdobramentos.

[ATUALIZAÇÃO] Sorrateiramente, o release do VGL 2010  recebido por Kratos Prandoni apregoou que Gerard Marino, o principal compositor da trilogia God of War, também virá para o Brasil. Não será para nenhuma performance, mas é de causar espanto que ele assista o espetáculo na plateia no mesmo ano do Akira Yamaoka. Marino é figura frequente nas apresentações do VGL, e  esteve presente nas principais, como a de estreia no Hollywood Bowl em 2005 ou de Nova Orleans em 2010 que originou o Video Games Live: Level 2.  Os dois temas do segmento de God of War são de autoria dele.

[via Twitter]

6 Responses to “VGL 2010 em SP e RJ: despertando para o regresso de Martin Leung, a prodigiosa vinda de Akira Yamaoka e a divinal presença de Gerard Marino”


  1. 1 vinicius 16/09/2010 às 7:46 pm

    E mais um milagre acontece. pelo menos estão se esforçando para chamar celebridades da game music. E ainda trarão dois…

    Mudando de assunto, a novela Canecão essa semana fez com que muita gente ficasse com medo de comprar ingresos, já que é certo que vai fechar permanentemente. O medo aumentou ainda depois que muitos ligaram para a adm do Canecão (inclusive eu), e a atendente nada sabia sobre o show, nem nunca havia ouvido falar e que não poderia dar nenhuma informação. nem preciso dizer o quanto isso deixou a todos preocupados.

    Mas um fato já ocorreu: todos os shows agendados depois da data do Video Games Live já nem se encontram no site. resumindo: o último show do Canecão será o VGL.

    Que coisa, não?

    • 2 Alexei Barros 16/09/2010 às 8:04 pm

      Eu que sempre sou crítico ao show devo reconhecer que eles mandaram bem ano passado ao trazer o Norihiko Hibino e agora em dose dupla, com o Yamaoka e o Marino. Mais uma vez reitero que bandas de fãs são legais, sempre agradam o público, mas não tem o mesmo peso de um compositor.

      Sobre o Canecão, saiu agora pouco o Twitter do VGL brasileiro: “Ingressos para o VGL 2010 Rio de Janeiro no Canecão já à venda no http://www.ticketronic.com.br e na bilheteria da casa à partir do dia 20/9″. Então suponho que mesmo a atendente estando desinformada ou sendo o show de despedida do lugar, vai acabar acontecendo no Canecão de fato.

      Eu queria que fechassem o HSBC Brasil também. =P

  2. 3 vinicius 16/09/2010 às 8:22 pm

    Essa informação já estava no site do Canecão desde que foi anunciado o dia do show no site oficial do VGL. O problema todo foi que houve algum erro ou coisa parecida no site Ticketronic, que não estava concluindo o procedimento. Quando um dos compradores ligou para o Canecão e ouviu isso da atendente, na hora bateu o desespero: o camarada comprou 6 ingressos de vip, inteira, e ainda tinha comprado passagens pra vir aqui no RJ…

    Quando vc diz “tão bem” assim do HSBC, fico com medo aqui. Isso porque também temos uma sala do HSBC aqui…

    • 4 Alexei Barros 16/09/2010 às 8:49 pm

      Que rolo do cara, e eu achando que o anúncio do Twitter era de alguma utilidade. =S

      Bom, depende também, não sei será repetida a estrutura HSBC Brasil paulista no RJ. Pior não tem como ser: longe para todo mundo, palco minúsculo, acústica bisonha, ventilação falha, assentos desconfortáveis e ausência de cadeiras na pista. =(

  3. 5 Vinicius 02/10/2010 às 1:25 am

    Só pra aproveitar, e não postar onde não tem nada a ver…

    Alexey, parece que acabei acertando em um novo segmento esse ano. Leia só:

    Video game composer and Video Games Live creator Tommy Tallarico has promised a VERY special show and has this message…

    “Yo Brazilian Friends!! As you know, Brazil is my most favorite place in the ENTIRE WORLD to perform!! Each year I have listened to you and what new segments to add when we come to Brazil. We have some amazing surprises planned! Here’s a little secret… I have just completed our brand new Street Fighter II segment which will be played for the first time ever in Brazil!! I can’t wait for you to hear it! Thank-you for your continued support and I look forward to seeing as many of you as possible next week!”

    Incrível como dessa vez eles se esforçaram pra criar interesse em ir esse ano Oo

    • 6 Alexei Barros 02/10/2010 às 1:31 am

      Sem problemas comentar em posts velhos, Vinicius!

      “Incrível como dessa vez eles se esforçaram pra criar interesse em ir esse ano Oo” (2)

      Com certeza, não posso negar. Quando fiz aquele post sonolento imaginava que seria o mesmo show de 2009, mas sem o Hibino. Akira Yamaoka, Gerard Marino e agora… Street Fighter II!

      Creio que isso só foi possível porque aconteceram bem menos apresentações em 2009. Porém, você sabe que sou chato, e prefiro esperar para ouvir antes de demonstrar empolgação como os últimos arranjos novos acabaram me decepcionando. Se soubesse que é de um arranjador de renome como um Richard Jacques da vida daí ficaria animado.

      Lembrando que é a segunda vez no VGL que acontece uma estreia mundial no programa do show – a outra vez foi a “Liberi Fatali” no RJ em 2006.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: