micro IMPRESSÕES: Demo japonesa de Yakuza 3

microimpressoes_yakuza3-copia

Por Claudio Prandoni

Como de praxe, o oriente é agraciado com os jogos da série Yakuza muito, muito, muito mesmo antes de o pessoal deste lado do meridiano de Greenwich, não por acaso a gente.

Na geração alta definição a premissa vale até para demonstrações. E que demo generosa! A versão teste de Yakuza 3 – e/ou Ryu Ga Gotoku lá em território do sushi – apresenta cerca de meia hora de brincadeira, regada a muitas porradas e ainda mais diálogos, infelizmente todos apenas em japonês.

Já dono de identidade própria e longe das comparações com Shenmue, este quarto capítulo da franquia – não esqueçamos do nostálgico Kenzan! – se estabelece como um promissor jogo de ação e porrada beat’em up. O que não necessariamente se traduz em inovações neste título exclusivo para PS3.

O pouco tempo que tive com o primeiro Yakuza deixou bem marcada a sensação vibrante de dar porradas nos inimigos. É divertido, prazeroso, cheio de estilo. Não sei dizer ao certo se a jogabilidade apresenta novidades e tal, mas certamente empolga. Além dos punhos, Kazuma Kiryu dispõe na demo de um bastão à la Donatello das santas tartarugas, um nunchaku e soco inglês – cada um com velocidade de golpes diferente, combos e por aí vai. Ou seja, realmente faz diferença qual arma se usa, cada uma se adapta a um estilo de jogador.

Enfim, o visual apresenta cenários absolutamente críveis e elaborados, marcados por detalhes e iluminação bonita, mas totalmente precários em termos de interação. Nada se mexe. Nada quebra. No máximo você pega o abajur e – kabong! – dá na cabeça do bandido. As pessoas humanas tem aquele jeitão esquisito de Sega: animações esquisitas, cabelos de laquê e mãos de proporções dignas de Chun-Li em dias ruins.

Rua, bar chique. Luta com manos (bizarros) japoneses de terno. Rua, beco. Mais um lutinha contra clones do Agente Smith, direto da Matrix. No meio, um monte de diálogos, bate-papo no codec, celular e tal. Não dá pra sacar muito, mas as porradas divertem. E nem precisam de Sixaxis.

Deu vontade de jogar os Yakuza de PS2.

Para fechar este quadro com chave de bronze, depois do pulo duplo uma propaganda especial do game veiculada lá no Japão.

Here comes a new challenger! Tem participação do produtor brilhante Toshihiro Nagoshi, amigo pessoal do mestre Fabão!

4 Respostas to “micro IMPRESSÕES: Demo japonesa de Yakuza 3”


  1. 1 Rodrigo Flausino 26/02/2009 às 12:24 pm

    Pow, agora me deu vontade de tentar arrumar esse demo! Mas é foda: cadastrar na PSN japonesa será um trabalho insano…

  2. 2 Felipe Andreolla 26/02/2009 às 12:26 pm

    Parece ser bacaninha, mas não passa disso também. Se fosse um game “a la tutti italiano” seria mais irado.


  1. 1 Select Game » Dicas - criando uma conta da PSN japonesa Trackback em 26/02/2009 às 10:10 pm
  2. 2 Para comer com lamen: saquê de Yakuza 3 « Hadouken Trackback em 27/02/2009 às 4:45 pm

Deixe um comentário




Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall