“FITHOS LUSEC WECOS VINOSEC” / ”Liberi Fatali” – Final Fantasy VIII (Olimpíadas de Atenas 2004)

Por Alexei Barros

O Cido Coelho, que escreve no NoReset com o Gustavo Oliveira, realizou uma descoberta bem curiosa ontem, às vésperas do jogo Internacional x São Paulo do Campeonato Brasileiro. Lá estava ouvindo a Rádio Jovem Pan AM quando em uma chamada da iminente partida ele reconhece a “The Winner”, a fanfarra da vitória do Final Fantasy VIII.

A perspicácia do Cido me fez recordar de um fato igualmente inusitado que ficou famoso no meio gamístico, mas por total esquecimento jamais havia postado aqui. E em clima de Olimpíadas, não poderia haver momento mais propício.

Foi nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, que a dupla norte-americana de nado sincronizado Alison Bartosik e Anna Kozlova mesclou “FITHOS LUSEC WECOS VINOSEC” e “Liberi Fatali”, ambas do FFVIII, para sonorizar as coreografias subaquáticas que renderam a medalha de bronze. Para você ver como game music está em todo lugar, inclusive em propagandas políticas

13 Respostas to ““FITHOS LUSEC WECOS VINOSEC” / ”Liberi Fatali” – Final Fantasy VIII (Olimpíadas de Atenas 2004)”


  1. 1 geraldofigueras 24/07/2008 às 9:07 pm

    Nossa, não fazia idéia dessa apresentação. Realmente supreendente, e fico pensando se alguma delas joga, ou só o irmão mais novo nerd heheeh

  2. 2 Alexei Barros 24/07/2008 às 11:12 pm

    Hahahauhauhau! É uma dúvida que permanecerá no ar… Pesquisando sobre o ocorrido, não encontrei entrevistas com as duas para saber o motivo da escolha.

    Notei também que o acontecimento é costumeiramente citado como um episódio importante da difusão da game music, tal como o prêmio da “Eyes on Me”, outra do FFVIII, de melhor canção do ano (a primeira de um jogo da história) no 14th Annual Japan Gold Disc Awards. Sinceramente? Sou muito mais a trilha do FFVI. :D

  3. 3 geraldofigueras 24/07/2008 às 11:14 pm

    Eu gosto da trilha do FFX, mas não digo mais isso senão tu bane meus comentários daqui a pouco heeheh

  4. 4 Alexei Barros 25/07/2008 às 12:54 am

    AHHAHAHAHA! A trilha do FFX até acho que tem os seus méritos, mas no geral, como nostálgico ranzinza que sou, prefiro muito mais a era FFIV~VI do que FFVII-FFXI. Coincidentemente, o Nobuo Uematsu diz nesta entrevista que a fase original da série terminou no sexto capítulo, e que depois do FFVI ele não considera mais seu trabalho. Vai saber…

  5. 5 geraldofigueras 25/07/2008 às 11:29 am

    Ah, mas o Nobuo é outro nostálgico ranzinza, então também não vou considerar a entrevista uaheuaheaueh

  6. 6 Gustavo Oliveira 25/07/2008 às 2:52 pm

    É como eu disse lá em casa (ou seja, no NoReset)

    Vinehtas de rádio não ouvi muitas, mas, programas de televisão como CQC e Pânico usam vinhetas de games em quase todos os programas…

  7. 7 Igor 25/07/2008 às 11:26 pm

    Hahahah, inusitado!

  8. 8 Carlinha Rodrigues 27/07/2008 às 1:08 am

    Eu não gosto de nado sincronizado… Me dá um pouco de aflição. Pode estar tocando a marca fúnebre que as meninas são obrigadas a sorrir o tempo inteiro, e eu duvido que alguém que esteja fazendo movimentos assim embaixo da água queira sorrir. E os pés, por que eles são tão retos e bizarros? E por que toda vez que elas giram eu lembro de um ralo?
    Sabe… Acho que eu não gosto de nado sincronizado porque quando eu era pequena a fase da água do Sonic me traumatizou. Que criança não ficaria traumatizada com aquele barulho quando o ar dele estava se esgotando?

    @ Geraldo, com certeza elas não jogam videogame, isso é coisa de menino, meninas só dançam ballet e fazem nado sincronizado, sabe hahah
    Você também me deixou com essa curiosidade…

  9. 9 Alexei Barros 27/07/2008 às 10:06 am

    @ Gustavo Oliveira

    Mas são de jogos conhecidos ou apenas blips e blops aleatórios? Pergunto porque é meio raro assistir aos programas…

    @ Carla

    Eu iria além… Nado sincronizado é um esporte? Sempre quando tem Olímpiadas vejo os comentaristas reclamarem dos esportes que possuem avaliação de juízes, pois envolvem muita politicagem e preconceito. Meio assim: se a dupla brasileira escolhesse a mesma música e fizesse performance semelhante ou melhor que a americana, levaria uma nota pior simplesmente por não contar com a mesma tradição. Não é complexo de vira-lata ou teoria da conspiração. Basta ver para comprovar isso.

    Também não gosto de fases subaquáticas. Como fui jogar Sonic muito depois, já que tinha SNES e o Mario não sofria do problema, meu trauma começou nos estágios vertiginosos de Tomb Raider.

    E não leve o comentário do Geraldo por esse lado, Carla. Apesar de achar o Uematsu um nostálgico ranzinza, imagino que ele quis indagar como duas atletas de nível olímpico conseguiriam tempo livre em meio ao treinamento árduo jogar um RPG extenso como o FFVIII. :D

  10. 10 Carlinha Rodrigues 27/07/2008 às 12:52 pm

    @ Alexei, eu sei que o comentário do Geraldo foi de brincaderinha… Ele já está acostumado com que eu pegue no pé dele e vice-versa, né Chef?

    Sabe, eu nunca tinha pensado por esse lado sobre os esportes que possuem avaliação de juízes… Faz todo sentido do mundo essa visão, realmente é algo a se pensar.

  11. 11 Gustavo Hitzschky 27/07/2008 às 2:42 pm

    Puxa vida, essa eu não tinha visto. Não precisava nem ter caído na água, só pela escolha das músicas acho que elas já mereciam ouro. Ficou barato o bronze.

    Só não entendi por que maestro Barros põe em dúvida a prática do nado sincronizado como esporte. Para quem não sabe, antes de se aventurar pelo jornalismo, Alexei passava cinco horas diárias na piscina mergulhando e jogando as pernas para o ar em coreografias exóticas. Até que desistiu por razões desconhecidas…

  12. 12 Alexei Barros 27/07/2008 às 3:09 pm

    @ Hitzman Kojima

    Olha ele, hein! Olha ele!


  1. 1 Tweets that mention A referência é do blog do . Mas como tudo no YouTube é efémero... -- Topsy.com Trackback em 03/02/2011 às 12:05 pm

Deixe um comentário




Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall