Old Skane #03: O númelo tlês é com a Mônica

Por Claudio Prandoni

Meio que por acaso o Nintenerds deflagrou – ao menos aparentemente – um meme entre os blogs gamers brazucas.

Além de eu mesmo próprio aqui no Radugetz Hadouken, já achei mais três blogs com scans de revistas antigas e mais uma galera disposta a fazer o mesmo.

Compilei abaixo o que já achei:

– Gamer Lifestyle: Íntegras: Resident Evil (Review, PS1) [Gamers 09, 06/1996] [+Bônus]
– Nintenerds: Segredos de Kyoto: Super Famicom – Parte 1
– Rodrigo Flausino: Gamers Scan – Análises de Final Fantasy VIII
– Molobakk: Detonado de Final Fantasy VIII

Ah, não pode faltar o jabá, né…
– Hadouken: Old Skane #01: Manual brasileiro de Legend of Zelda – A Link to the Past
– Hadouken: Old Skane #02: O lendário review de Soul Calibur da Gamers

Na boa, estou achando fantástico! É uma maneira de resgatar, registrar e preservar a breve história do jornalismo de games no Brasil.

Se tiver algumas raridades guardadas aí na gaveta, não se acanhe: se o ritmo se mantiver vamos todos montar juntos um grande arquivo digital.

Pra completar deixo aqui as scans de uma das idéias mais bacanas que a Tec Toy teve na época do Master System: fazer parte do manual de Turma da Mônica em O Resgate em formato de HQ!

Simplesmente genial. Lembro que na época de Mônica no Castelo do Dragão rolou uma revistinha quadrinizando a aventura do game. Infelizmente não tenho e nunca mais a vi – se alguém tiver e puder digitalizar seria excelente! De brinde vão também as capinhas de Mônica no Castelo do Dragão.

18 Respostas to “Old Skane #03: O númelo tlês é com a Mônica”


  1. 1 Fabão 26/05/2008 às 5:57 pm

    Lembrando que já tem muita coisa boa rolando internet afora:

    Data Cassete: tem muitas edições da Ação Games, Gamepower, Supergame, Videogame e muitas outras que nem conheci! E o site tem atualizações recentes.
    http://www.datacassete.com.br/revistas/
    Mirror:
    http://www.gamescans.cjb.net/

    Tópico no Fórum Outerspace com várias revistas escaneadas, incluindo algumas Gamers (de onde tirei o detonado de RE1), hospedadas no Rapidshare e afins. O tópico tem 13 páginas e mais pra frente tem algumas edições que não estão na primeira página. Alguém quer baixar tudo e disponibilizar num só lugar? ^_^
    http://forum.outerspace.com.br/showthread.php?t=102276

    Tem essa seção do NES Archive também, mas acho que essas edições estão também no Data Cassete:
    http://www.nesarchive.net/v3/projeto-gamescans-revista-acao-games/

    Fora isso, se não me engano, tem uma comunidade no orkut que visa compilar scans de revistas brasileiras de games antigas. Como não entro no orkut há décadas, não tenho certeza, mas acho que a comu era mantida pelo membro “mcs”, ou algo assim. ;)

  2. 2 Fabão 26/05/2008 às 6:01 pm

    Ah! Fora isso, o site Power Sonic tem uma coletânea impressionante de matérias que já foram publicadas sobre Sonic nas revistas brasileiras de games:
    http://www.powersonic.com.br/stuff/revistas/

  3. 3 Mauri Link 26/05/2008 às 6:03 pm

    Hmmm, eu gostaria de ver um blog que tratasse somente desse tema, focando melhor e centralizando idéias. Pode até ser no JORNALISMO DE GAMES, que nos últimos tempos tem andado capenga, mas que possui um conteúdo de qualidade.

    Se a opção fosse um blog novinho, ele poderia se chamar
    The Legend of GameScanners: A Link to the Past

  4. 5 Fabão 26/05/2008 às 6:05 pm

    Eu tenho uma porrada de coisa, só precisaria de um escaner de mesa. Mas essa causa é um grande incentivo pra comprar um. Poderíamos fazer um blog colaborativo, sei lá, e ir juntando em formatos padronizados, organizando por revista. De repente, compilar também propagandas nacionais de games. Soa promissor… ^_^

  5. 6 Claudio Prandoni 26/05/2008 às 6:08 pm

    @Mauri Link
    Nada mal a idéia do blog – assim como o nome para ele!
    hehehe

    @Fabão
    Confesso que estou pensando no mesmo. Nestas vezes usei scanner do meu pai lá em Santos, mas cogito já adquirir um.

    E outra: adivinhaste meus pensamentos, já estou separando algumas propagandas legais para os próximos posts.

  6. 7 Mauri Link 26/05/2008 às 6:18 pm

    Legal!
    Olha amigos, vira e mexe eu pego umas revistas antigonas para ler (eu devo ter umas 500,eu curto muito ver as propagandas. Lembram daquelas lojas que vendiam um tal de Super Ness Baby???

    Eu tenho o primeiro guia brasileiro de jogos, que foi editado senão me engano pela Editora Ondas. Tenho também uma revista chamada GAME BOY. Nossa, deixa eu ir pra casa remexer o Baú da Felicidade!

  7. 8 Daniel Oliveira 26/05/2008 às 9:32 pm

    Po, esse da Mônica era fantástico mesmo. Eu tinha, e como não entendia nada de inglês ( hoje continuo quase igual uahau), sempre jogava Mônica no Castelo do Dragão, era muito legal entender a história e os dialogos dos personagens.

    Boa Claudião.

  8. 9 Jorge 26/05/2008 às 10:50 pm

    Muito bom o post…e gostei muito da iniciativa dê reviver os games velhacos!!
    E como o Mauri propôs a criação dê um blog apenas para este tipo…apoio a idéia e poderíamos até montar um blog em união com algumas pessoas interessadas para termos um grande banco de dados digital dessas raridades.
    Não me nego em dizer que tbm fiquei com vontade de remexer nas minhas arcaicas revistas de videogames XD

  9. 10 carol-jp 27/05/2008 às 9:01 am

    Aw gostei da idéia, eu também tenho algumas revistas antigas, isso se os cupins não deram fim nelas… (malditos³²³¹)

    E fora que eu tento guardá-las mas minha vó teima em jogar num quartinho lá fora de casa… (o que é melhor ainda para os cupins ¬¬)

    @Mauri Link ahhh meu blog tá com o nome A link To The Past… lembra que comentei contigo que iria criar um? hahaha Nossos pensamentos batem :P
    Eu li teu email mas não tive tempo de responder ainda, hoje te mando a resposta!

    @all Galera que quiser dar uma passada lá no meu blog, será bem vindo, não é um blog exclusivo de games é mais um blog pessoal mesmo. Não escrevo bem como muitos daqui mas quem sabe com o tempo eu aprendo com vocês!! :D

  10. 11 Rodrigo Budrush 27/05/2008 às 10:28 am

    Sabe o que eu queria mesmo, mas acho que é bem mais difícil de conseguir? Vídeos com os comerciais de TV da Tec Toy e Playtronic nos anos 90. No YouTube há alguns, como os três da Gradiente de 1997 (institucional, lançamento do N64 e DK3 para SNES) – que, pra quem não sabe, foram dirigidos por Fernando “Cidade de Deus” Meirelles.
    Queria rever os comerciais do Master System e Mega Drive, que me faziam suspirar quando era criança. Até hoje não esqueço a campanha de lançamento do Sonic 2, que bombou na TV, e do lançamento do Saturn, que tinha a mulher careca da cabeça azul! :D

  11. 12 hunterpiro 27/05/2008 às 10:45 am

    Eu contribuo com as minhas scans por aqui – Ação Games e cia. – e topo a idéia do blog!

    Que tal “Gamerscan” ??

  12. 14 Rodrigo 27/05/2008 às 5:01 pm

    ISSO É PIRATARIA!

    VOU PROCESSAR VOCÊS!

    NOOOOT.

  13. 15 Lucas Patricio 27/05/2008 às 9:04 pm

    Eu vou tentar scanear as imagens de algumas velharias que eu tenho lá em casa ^^ To me divertindo muito olhando essas scans todas! Ta na hora de fazer um mega arquivão heim!

  14. 16 Douglas 10/07/2008 às 12:03 pm

    Cara tenho um criado enorma cheio de revistinha da mônica!!
    Se eu fo escanear tudo lota um hd
    tem HQ la de 1970 velho!!!! q foi da minha mae!

    hAUHuahuHA

  15. 17 Leo do Fuch 12/12/2009 às 7:50 pm

    Cara, não tm jeito de você escanear o resto do manual de O Resgate? To precisando muito. sem ele eu não consigo zerar o game! POOOOR FAVOR, sim?


  1. 1 Scans - Dreamcast na Gamers « Molobakk Trackback em 26/05/2008 às 8:00 pm

Deixe um comentário




Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall