Por Alexei Barros
Normalmente a primeira coisa que faço quando é revelada uma nova edição do Press Start é comparar com o Orchestral Game Concert. Só para comentar que, com a corroboração do Press Start 2011, a atual série japonesa estará na ativa pelo sexto ano consecutivo, superando o OGC.
Dito isso, ainda não há data, tampouco orquestra e local definidos. A confirmação se deu primeiro no Twitter do Masahiro Sakurai, que pediu sugestões de repertório para os fãs no microblog com a hashtag #press_start. O site da Famitsu também fez o mesmo, solicitando que as pessoas escolham três músicas, preenchendo um breve formulário com os campos nome do jogo, nome da faixa e o motivo, de 10 de março até 30 de abril.
Ano passado, havia acontecido uma iniciativa similar, mas as seleções eram restritas aos segmentos executados anteriormente, uma vez que o Press Start 2010 comemorou os cinco anos de apresentações com um set list repleto de reprises, todas mais caprichadas em relação às performances originais, é bom que se diga.
Espero que agora voltem, em maior quantidade, os números de jogos novos. Um ótimo indício é que no mesmo tuíte, Sakurai adiantou dois jogos muito requisitados pelos japoneses: Nier (PlayStation 3 e Xbox 360) e Xenoblade (Wii), que saíram em abril e junho de 2010, respectivamente, considerando os lançamentos nipônicos. Embora não tenha dado o destaque que as trilhas merecem nos posts, fiquei animado, porque são títulos que não apareceriam em outros concertos pelo mundo. Vou aguardar a revelação oficial no site do Press Start para comentá-las, talvez já com as escolhas definidas. Músicas como a fabulosa “Grandma” (Nier) e “Main Theme” (Xenoblade) têm potencial de sobra para serem tocadas ao vivo.
Para não perder o costume, grato ao Fabão pela confirmação das informações.
[via Nonsense Zone, Famitsu]
Cara, Nier é uma das melhores trilhas que já ouvi. Só não sei se vai ficar bom no concerto, já que jogos não costumam ter vocais nas músicas e o próprio CD com remixes e rearranjos de Nier é uma droga inacreditável :P
Apesar das críticas negativas do CD arranjado, até achei que algumas faixas se salvavam, mas como faz tempo que escutei nem lembro direito.
Se não me engano, a cantora Emi Evans é residente no Japão, e isso facilitaria que ela cantasse alguma música no Press Start, inclusive o Sakurai cita a cantora naquela tuitada.
Ah, desde 2006 sempre tem pelo menos uma performance com solo vocal, algumas até que pareciam impossíveis de serem reproduzidas ao vivo, como a “Beyond the Bounds” do Zone of the Enders 2.
Na boa, Nier não foi lá um dos games mais carismáticos que tiveram, mas a OST é boa sim. Quanto a Xenoblade, se seguir a qualidade dos outros games da saga, tende a ser muito bom.
OFF: Alexei, estive nessas jornadas “on You Tube” e me deparei com isso aqui: http://www.youtube.com/watch?v=WYh6UO6Z5HY
OSPA – Orquestra Simfônica de Porto Alegre. Nunca havia ouvido falar. OLhe o tamanho da orquestra Oo
E outra, a seleção de músicas é até surpreendente, ainda mais com a ultima música, que ´a de Sonic X, aquele anime. Porém a música é a versão japonesa (muito melhor que a americana)
Ah, e foi mal pelo off XD
Se todos off-topics fossem como esse!
COMO ASSIM???? Eu nunca tinha ouvido falar! Uma pena que o som da gravação esteja bem baixo. Independentemente disso, fico contente de ver um arranjo original interpretado por uma orquestra profissional e grandiosa, ainda mais brasileira!
Apesar da descrição do vídeo mencionar que foi tocado Mario Kart 64 e Top Gear, eu só reconheci o Mario no começo do vídeo (óbvio) e o tema de abertura do Sonic X, mas só porque você falou. Você saberia dizer que músicas foram tocadas no meio da performance? Queria fazer um post.
OFF2: Alexei, achei essa pérola na maior sorte. Fiz questão de baixar e ver na integra no meu celular depois. Quanto as músicas tocadas em sequencia, na descrição do vídeo o camarada escreveu: “Mario, Mario Kart 64, Top Gear, e Sonic tocados pela orquestra sinfônica de Porto Alegre”
Não conheço músicas do Mario Kart do N64, e se tocaram alguma música do Top Gear com certeza foi do 2 em diante. Arisco a dizer que possa até ser do Top Gear Overdrive (se não me engano é esse o nome do game) para N64 também. Agora a do Sonic achei até surpresa, já que se trata do anime. Mas mesmo assim o arranjo é até decente, com um medley bem justo. E feito por uma orquestra 100% brazuka e as escondidas. XD
É, eu vi essa descrição. Vou tentar reouvir faixa por faixa do Mario Kart 64 e vasculhar a discografia do Top Gear para ver se encontro.
Valeu!