The Music of Demon’s Souls

Por Alexei Barros

Demon’s Souls é um dos meus jogos preferidos de todos os tempos, mas remake é algo que realmente eu não achava necessário – depois de assistir aos vídeos de fãs reagindo de maneira empolgada no anúncio e de ler que esse é o jogo mais requisitado do catálogo da Sony para uma releitura, eu provavelmente devo ser o único a pensar isso. Até entendo o clamor por querer ver o jogo por ora aprisionado no PlayStation 3 com gráficos mais atualizados, porém para mim faz mais sentido a produção de remakes de títulos da geração 32-bit como Final Fantasy VII e Resident Evil, não um título contemporâneo de Uncharted 2: Among Thieves, Batman: Arkham Asylum, Killzone 2, Bayonetta, Final Fantasy XIII….

Ainda que não esteja empolgado para o remake da Bluepoint que será um dos títulos de lançamento do PlayStation 5, eu fiquei bastante surpreso com a atenção dada para a trilha sonora, que é um elemento bem sutil no jogo original. Mesmo assim, em pontos-chave as composições saltam aos ouvidos, como na misteriosa “Storm King”, na dramática “Maiden Astraea” ou na introspectiva “Maiden in Black”, que toca no Nexus na maior parte do jogo. As músicas são assinadas pelo pouco conhecido compositor Shunsuke Kida, que não participou de nenhum dos outros títulos derivados na From Software e coleciona colaborações para jogos musicais da Bemani na Konami, além de J-dramas e animes.

Ao falar sobre as mudanças do remake para o Polygon, Gavin Moore, supervisor do projeto na Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios, equivocou-se ao dizer que a “trilha que foi gravada para a versão original era apenas sintetizada”. Os créditos do jogo confirmam que as músicas foram executadas por instrumentos reais – pela pouca quantidade de nomes, algo como uma orquestra de câmara (apenas 23 musicistas) e um coral enxuto formado pela vocalista KOKIA e dois coristas masculinos.

A trilha do remake foi arranjada pelo tailandês Bill Hemstapat, que foi um dos compositores e arranjadores de Ghost of Tsushima. Agora a orquestra e o coral que participaram são mais numerosos, saltando dos 26 originais para cerca de 120 pessoas no AIR Studios em Londres. Até mesmo um órgão de tubo foi utilizado.

O álbum promocional Demon’s Souls Original Soundtrack vem como brinde da Digital Deluxe Edition que sai no dia 12 de novembro. Em 18 de novembro sai o CD duplo Demon’s Souls Original Soundtrack -Collector’s Edition-, cuja tracklist trouxe detalhes interessantes. Como bem observado no fórum do VGMdb, o chefe do tutorial Vanguard agora tem o seu próprio tema musical – no original é a mesma música do “Penetrator” – e aparentemente a faixa de encerramento “Return to Slumber” não tem uma equivalente no remake. Também estou na dúvida em relação à “Souls of Mist”, que toca durante a criação do personagem e nem sequer foi inclusa no álbum do jogo original.

A Sony produziu um vídeo especial com declarações do produtor da trilha Peter Scaturro, do já mencionado arranjador Bill Hemstapat e do orquestrador Jim Fowler ao som da nova versão da “Maiden Astraea”. Fico na dúvida se toda essa magnitude sonora vai combinar com a atmosfera decadente e pútrida de Demon’s Souls, mas eu estou curioso para conferir a parte musical do jogo.

[via Polygon, PlayStation.Blog e VGMdb]

2 Responses to “The Music of Demon’s Souls”


  1. 1 Giovani Dactar 02/11/2020 às 5:18 pm

    Incrível o nível de profissionalismo que a game music atingiu durante essas 9 gerações.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej

%d blogueiros gostam disto: