Super Mario Odyssey e a magia jazzística de “Jump Up, Super Star!”


Por Alexei Barros

Neste 27 de outubro, mesmo dia em que saem outros dois pesos-pesados (Assassin’s Creed Origins e Wolfenstein II: The New Colossus), Super Mario Odyssey é lançado mundialmente para Switch em um 2017 que já vem sendo bastante atípico para a Nintendo (Mario e Zelda canônicos no mesmo ano, em menos de oito meses?).

Assim como meio mundo, desde o trailer da E3 2017 fiquei encantado com a “Jump Up, Super Star!”, música jazzística que difere dos padrões da série por ser cantada. Na época, porém, faltavam mais informações a respeito da canção, que felizmente vieram à tona.

No dia 20 de outubro, em mais uma medida fora de seus costumes, a Nintendo lançou a música digitalmente no iTunes em uma versão estendida e de melhor qualidade com direito a back vocals. O site da Nintendo permite baixar a versão convencional, que toca nos trailers.

A “Jump Up, Super Star!” não é composta pelo Mahito Yokota como imaginei de início, mas pelo novato Naoto Kubo. Veja você, um dos primeiros trabalhos dele foi como arranjador da “Final Fantasy VII Suite” com o Shota Nakama da Video Game Orchestra. Na Nintendo, ele já havia participado das trilhas de Super Mario Maker, Captain Toad: Treasure Tracker e The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D.

A cantora, por sua vez, é a americana Kate Davis, que também assina como Kate Higgins. Além de álbuns solo de jazz, ela já participou de alguns álbuns de animes como o VGMdb não me deixa mentir. Aparentemente, Kate Davis nunca fez um trabalho de destaque bombástico e é muito bom que sua voz agradabilíssima seja agora mundialmente conhecida em um jogo da Nintendo tão importante como Super Mario Odyssey.

Também chamo a atenção para uma curiosidade bizarra: a letra da “Jump Up, Super Star!” foi escrita em japonês por Nobuyoshi Suzuki, que atuou em Super Mario Odyssey como designer de som dos personagens. Os versos foram traduzidos para o inglês por integrantes da Nintendo of America. Antes de trabalhar na Nintendo, Suzuki teve uma passagem na From Software, onde compôs simplesmente a obra-prima “Ludwig, the Holy Blade” de BloodBorne e também participou da trilha de Dark Souls III. Fico me perguntando que jogo da Nintendo poderia se beneficiar do talento de Suzuki como compositor dada a genialidade da música avassaladora.

A “Jump Up, Super Star!” realmente caiu nas graças do público e no YouTube é possível ver covers das mais variadas formas. Mas, assim como fiz com o Arms, destaco uma excelente arranjo 8-bit que foi publicado com uma rapidez impressionante, em 23 de junho (ou seja, menos de uma semana depois da E3 2017, que acabou dia 15 de junho). Também coloco aí embaixo o já conhecido comercial com atores que mostram Mario de uma forma mais dançante do que estamos mais acostumados (a não ser por jogos como Dance Dance Revolution Mario Mix). A música da versão nipônica do mesmo comercial é interpretada em japonês por outra cantora, a Aimi Mukohara.

[ATUALIZAÇÃO] A Game Informer publicou uma entrevista com a Kate Davis, na qual ela conta detalhes interessantes sobre a sua trajetória como dubladora (Sakura em Naruto está entre os trabalhos mais conhecidos). O convite da Nintendo foi feito por uma recomendação de amigos e, depois que foi escolhida, Kate Davis ouviu uma versão de demonstração em japonês e fez a gravação baseando-se na partitura. A cantora nem sabia que a música seria usada em um comercial live action.

“Jump Up, Super Star!” (versão completa)

“Jump Up, Super Star!” (versão 8-bit por Bulby)

Comercial americano de Super Mario Odyssey

Comercial japonês de Super Mario Odyssey

[via VGMdb e 4Gamer.net]

Anúncios

2 Responses to “Super Mario Odyssey e a magia jazzística de “Jump Up, Super Star!””



  1. 1 The Game Awards 2017: o despertar para a game music do Japão | Hadouken Trackback em 10/12/2017 às 3:20 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: