Video Game Music in Concert: uma nova transmissão em vídeo direto da Alemanha

motiv_03-400x400
Por Alexei Barros

Há tempos que não acontecia um concerto de games na Alemanha com transmissão em vídeo – a verdade é que o Symphonic Fantasies, lá em 2009, nos deixou mal acostumados. Depois do Symphonic Odysseys (2011), se não me engano, o último havia sido o Symphonic Selections (2013).

Esse hiato vai acabar com a transmissão em vídeo do Video Game Music in Concert, concerto com a Munich Radio Orchestra no Prince Regent Theatre em Munique, Alemanha. O espetáculo será conduzido pelo maestro Eckehard Stier, com moderação de Nino Kerl.

O programa será um mix de números já executados em outros concertos, mas com alguns segmentos curiosos, como  Angry Birds e Clash of Clans. Do pouco que vi no YouTube de transmissões de apresentações com outras temáticas, a captação de imagens é suprema.

Jonne Valtonen: Fanfare for the Common 8-bit Hero
Chris Huelsbeck: Turrican II: Concerto for Laser and Enemies
Nobuo Uematsu: Blue Dragon: Waterside
Ari Pulkkinen: Angry Birds – Medley
Nobuo Uematsu: Final Fantasy VI – Symphonic Poem
Jonne Valtonen: Albion Online – Medley
Ari Pulkkinen: Super Stardust – Medley
Martin Schiøler: Clash of Clans
Chris Huelsbeck: Great Giana Sisters- Suite

A récita está marcada o dia 1 de fevereiro, e o concerto vai começar às 16h30 no horário de Brasília. O link para a transmissão é este – inclusive há até uma contagem regressiva para o início do espetáculo.

[ATUALIZAÇÃO] No mesmo link da transmissão é possível ver a gravação do concerto na íntegra.

[via BR-Klassik Concert, Münchner Rundfunkorchester]

31 Responses to “Video Game Music in Concert: uma nova transmissão em vídeo direto da Alemanha”


  1. 1 David Saraiva Martins 17/01/2017 às 11:14 am

    Super valiosa informação, mais uma escavação do Alexei Maravilhoso Barros.

    É vital saber se a transmissão ficará realmente salva dentro do YouTube ou algum outro meio de transmissão pra ver a posteriori a transmissão ao vivo.

    Horário de Brasília é mesmo no meio do expediente… Tsc Tsc Tsc

  2. 2 David Saraiva 17/01/2017 às 11:15 am

    Republicou isso em O Blog do Seu Saraivae comentado:
    Não perca!

  3. 3 Alexei Barros 17/01/2017 às 2:40 pm

    Hahaha, na verdade nem precisei garimpar nesse caso. E acho que uma palavra brotou aí do nada no meio do meu nome…=P

    Na maioria das vezes, essas transmissões são arquivadas no YouTube, se não pelos próprios organizadores por alguém que consiga gravar o vídeo. A maioria dos concertos que mencionei no post podem ser vistos no YouTube. Só o Symphonic Selections que parece não estar completo.

  4. 4 MajoraMan28 18/01/2017 às 11:35 am

    Po, os caras me colocam Clash of Clans e Angry Birds ao invés de um Suite da Nintendo. Queria muito um novo deles, como Super Mario Galaxy 2 ou Skyward Sword. :/
    Ansioso para o medley de FFVI. Isso acho q não tocou antes.

    • 5 Alexei Barros 18/01/2017 às 11:45 am

      Não tenho a menor dúvidas que segmentos de Mario e Zelda seriam mais interessantes, o problema é que jogos da Nintendo costumam ser mais complexos nas negociações de licenciamento, ainda mais para um concerto com transmissão em vídeo.

      Na verdade, o poema sinfônico de Final Fantasy VI é reprise do Final Symphony (e que inclusive já havia aparecido em vídeo).

  5. 6 MajoraMan28 18/01/2017 às 12:23 pm

    Ahhhh, não sabia q era do Final Symphony! Bem, espero q adicionem coral em algumas partes p dar mais força à música. A falta de coral em pequenos segmentos de Final Symphony, para mim, fez falta.

    Entendo quanto aos da Nintendo, mas sei lá. Eles estão fazendo tudo q é concerto ultimamente. Confirmaram concerto do Kirby de 20 anos, fizeram de 30 anos de Zelda (sairá o DVD e CD mês que vem), 20 anos de Fire Emblem, e não deve parar por aí.
    Se deixam tocar em VGA e shows menos profissionais, não entendo como q seria tão complicado tocar num show desse nível tão majestoso.
    *Nerdrant over* Hahahahahahahhahahaha
    Mals, só queria ver um Suite de SMG 2 ou SS do pessoal dos Symphonics há anos. :(

    • 7 Alexei Barros 18/01/2017 às 12:44 pm

      Acho bastante improvável que adicionem coral no segmento de Final Fantasy VI porque consta apenas o nome da orquestra no site oficial da transmissão. Que eu saiba, as partituras do Final Symphony foram feitas apenas para orquestra. Eu nunca vi o Roger Wanamo e Jonne Valtonen adicionarem coral em partituras de segmentos originalmente instrumentais. Os números com coral são pensados assim desde o começo, como Secret of Mana, Super Mario Galaxy etc.

      Todos esses concertos que você citou são da própria Nintendo. Acho que isso deve fazer diferença (assim como as apresentações recém-realizadas no evento de revelação do Switch). Porém, são apenas especulações de minha parte nesse sentido.

      Concordo sobre a suíte do Super Mario Galaxy 2, seria fantástico um novo arranjo com a mesma pegada daquela suíte do Symphonic Legends.

  6. 8 MajoraMan28 18/01/2017 às 4:42 pm

    Entendi! Bela observação!! Estou rezando p q vc esteja errado, tho. :P
    Hahahahahahahahaha

    É, vc tem razão. Mas VGA e Press Start não são da Nintendo e sempre rolou. ;_; Até aquele show sueco “Score” tb rolou há pouco tempo, se não me engano. Espero q esse show de München não seja o último dos próximos anos. Esperei muito por um show desse desde Symphonic Selections!!

    Seria um sonho se tornando realidade. Vc já deve saber q o Suite do SMG original de Symphonic Legends é minha música favorita of all time. ^^
    Skyward Sword eu sei q teve um mini medley no Symphonic Legends de Londres, q não deu p ouvir direito. Queria algo mais no nível de SMG com SS.

    Muito obrigado pela notícia, btw!

    Aliás, até hj nunca lançaram gravação do Suite do Kirby do LEGENDS, ne? :(

    • 9 Alexei Barros 18/01/2017 às 11:55 pm

      Hahaha! Eu acho que não estarei errado. É muito caro para um concerto contratar um coral… Eles fariam o máximo de esforço em anunciar esse tipo de informação caso houvesse essa participação.

      Em relação ao VGA, sei lá se dá para levar aquilo em consideração. A participação do Koji Kondo me pareceu ser informal demais. O Press Start tocou vários segmentos da Nintendo, mas nenhum deles chegou a ser publicado em vídeo no site oficial (é verdade que foram poucos, mas existiram). Já o concerto Score…. esse você me pegou, porque teve números da Nintendo e foi transmitido em um canal sueco.

      Não é por menos também! Aquela suíte do Super Mario Galaxy é uma obra-prima.

      Uma pena que tanto o Symphonic Legends focado em Zelda quanto o LEGENDS não tiveram gravações oficiais. Eu tava bem curioso para ouvir o arranjo de Kirby do Masashi Hamauzu.

  7. 10 MajoraMan28 01/02/2017 às 1:02 pm

    Alexei, o countdown acaba às 19:30 de Brasília!
    É glitch? Ou eu realmente tenho q esperar isso p assistir?
    :(

    • 11 Alexei Barros 01/02/2017 às 1:18 pm

      Tem razão! Possibilidades: eu me embananei na hora de calcular o fuso ou o próprio site calcula o fuso baseado na localização de quem visita o site. Acho que não é glitch e atualizei o post.

  8. 12 MajoraMan28 01/02/2017 às 1:26 pm

    Vlw!
    Eu queria q começasse mais cedo. :( Me programei p às 16:30. ;_;

  9. 14 MajoraMan28 01/02/2017 às 1:35 pm

    A questão é q não sei se vou assistir o concerto com essa mudança de horário.. Haahahahahhaha

  10. 15 MajoraMan28 01/02/2017 às 3:50 pm

    Era glitch. Começou o show na radio, mas não tem livestream. :(

  11. 17 MajoraMan28 01/02/2017 às 4:07 pm

    A FFVI Symphonic Poem é a msm da Final Symphony, sem coral. :/
    A execução é melhor q a da LSO, na minha opinião.

  12. 19 MajoraMan28 01/02/2017 às 4:11 pm

    Hahahahahahhaahhahaha
    A man can dream. Eu tava esperando q tivesse algo novo. Esse show de novo só tem medley de jogo mobile, ugh…

  13. 22 MajoraMan28 01/02/2017 às 4:51 pm

    TEM ENCORE!!! MEU DEUS!!
    Turrican de novo?

  14. 29 MajoraMan28 09/02/2017 às 12:26 pm

    Bem, eis algo que me passou despercebido:

  15. 31 MajoraMan28 10/02/2017 às 12:18 am

    Olha, é absurdamente lindo.Yuna’s Decision orquestrado pela primeira vez cara. Nossa, me emocionei. Não gosto do FFX, mas sua trilha é absurda.
    E honestamente, não acredito q perdi um show novo dessa magnitude da WDR. Não há orquestra como eles, minha nossa..


Deixe um comentário

RSS

Twitter

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

