“Sogno di Volare” – Sid Meier’s Civilization VI

62466-1477011650
Por Alexei Barros

Sid Meier’s Civilization VI foi recentemente lançado para PC, e a trilha sonora do jogo de estratégia tem como grande atrativo o retorno de Christopher Tin à composição do tema principal. O americano, que não participou de Civilization V, é o autor da consagrada “Baba Yetu”, tema do menu de Civilization IV. Cantada no idioma suaíli, a música exótica ganhou o Grammy quando foi lançada no álbum Calling All Dawns, que inclui outras faixas de Tin, mas sem relação com games.

A julgar pela inspiração do novo tema de Cilivization VI, potencial é o que não falta para Christopher Tin ganhar o Grammy e outros prêmios. Mesmo que não tenha o frescor e o ineditismo para uma música de videogame como a “Baba Yetu”, a “Sogno di Volare” (em português, “Sonho de Voar”) é uma composição transcendental, de arrepiar. O tema é cantado em italiano, e a letra é uma adaptação de Chiara Cortez de um texto de… Leonardo da Vinci. A gravação do tema foi feita com a Macedonian Symphonic Orchestra, e os corais Angel City Chorale e Cappella SF.

Eu já iria fazer um post para comentar a música, mas tive um incentivo extra quando soube da performance ao vivo da faixa. No dia 19 de julho, a “Sogno di Volare” teve a sua estreia mundial no Cadogan Hall em Londres, Inglaterra, com performance da Royal Philharmonic Orchestra e do Angel City Chorale e do Prima Vocal Ensemble. Além de exibir um coral simplesmente gigantesco – a ponto de a orquestra, que já aparentava estar em uma formação diminuta, parecer desproporcional –, o vídeo também mostra Christopher Tin na regência em toda a sua empolgação.

A título de curiosidade, a música foi lançada em um single digital, juntamente com a “A New Course (Opening Movie)”, que é uma variação desse tema.

Recomendo assistir aos três vídeos abaixo. O primeiro mostra a música original, com os versos em italiano e a tradução em inglês, o segundo revela a performance supracitada na Inglaterra e o último um making of com trechos da gravação no Abbey Road Studios.

“Sogno di Volare” – original, com a letra em italiano e tradução em inglês

“Sogno di Volare” – primeira performance da música no Cadogan Hall

Making of “Sogno di Volare”

Agradecido ao Thales Nunes Moreira pela recomendação.

2 Responses to ““Sogno di Volare” – Sid Meier’s Civilization VI”


  1. 1 Storm 03/12/2016 às 10:34 pm

    The Drop That Contained the Sea e Calling All Dawns são inesqueciveis

    excelente música, cara é realmente um gênio

  2. 2 Alexei Barros 04/12/2016 às 12:37 am

    Storm, tinha passado completamente batido pelo The Drop That Contained the Sea. Eu dei uma zapeada e acho que não faz muito meu estilo, mas ainda vou tentar dar uma nova chance.

    O Calling All Dawns eu gostei do que ouvi na época do lançamento, porém confesso que não é o tipo de álbum que me dê vontade de ouvir muitas vezes.

    De qualquer forma, a “Sogno di Volare” é a minha música favorita do Christopher Tin, superando até mesmo a “Baba Yetu”.

    Eu queria vê-lo mais envolvido em outros títulos, incluindo jogos que não sejam da série Civilization. Só de pensar que do Civilization IV até o VI se passaram nove anos…

    Pelo que vi no VGMdb, ele também compôs a trilha de Offworld Trading Company, um jogo de estratégia em tempo real. Ainda precisava conferir essas músicas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: