Final Fantasy XV Live at Abbey Road Studios: quase uma hora da genialidade musical de Yoko Shimomura

Por Alexei Barros

Neste movimentado feriado de 7 setembro, com os anúncios do PlayStation 4 Pro e de Super Mario Run para iPhone e iOS, a Square Enix organizou um concerto de Final Fantasy XV no Abbey Road Studios. Alguns afortunados puderam presenciar a performance da London Philharmonic Orchestra e do London Philharmonic Choir, mas o espetáculo foi transmitido ao vivo no YouTube e no Twitch. O mais bacana de tudo é que a própria compositora Yoko Shimomura esteve presente com toda a sua simpatia e ainda tocou piano na última música.

A Shimomura havia sido escalada para o jogo quando Final Fantasy XV ainda era Final Fantasy Versus XIII. Aliás, o projeto vem de tão longe que a primeira faixa que ela compôs para o jogo, a “Somnus”, estreou no álbum drammatica lá de 2008. Tanto essa música, como a “Omnis Lacrima”, presente no disco memória!, foram executadas.

O concerto comprova mais uma vez a capacidade da Shimomura de criar melodias memoráveis, seja em músicas mais introspectivas ou mais pomposas, com direito a coral em latim e ênfase em passagens no piano. Entre as faixas, surpreendeu a aparição, ainda que breve, da bateria e das guitarras na “Veiled Agression”, em um recinto adjacente ao da orquestra e do coral. No mais, a trilha do Final Fantasy XV promete estar entre as melhores da série apenas por essa breve amostragem.

Para assistir o espetáculo na íntegra, vá direto ao play ali embaixo. Se preferir ouvir as faixas individualmente, clique no nome da música correspondente.

01. “Song of the Stars / Dawn”
02. “Fight Fantastica”
03. “Nox Aeterna”
04. “Luna”
05. “End of the Road”
06. “Wonferful View”
07. “Starlit Waltz”
08. “Noctis”
09. “Omnis Lacrima”
10. “Veiled Agression”
11. “Somnus”
12. “Appocalypsis Noctis”

4 Responses to “Final Fantasy XV Live at Abbey Road Studios: quase uma hora da genialidade musical de Yoko Shimomura”


  1. 1 Farley 08/09/2016 às 8:38 am

    Eu assisti ao vivo e achei muito bom. A trilha sonora, de fato, está incrível e adorei a presença carismática da Yoko Shimomura (o ponto alto foi ela tocando piano, haha). E acho legal essa iniciativa da Square Enix, espero que façam mais desse tipo de evento.

    Agora fui só eu ou os microfones estavam mal equalizados? Em vários momentos não dava pra ouvir direito o coral ou o piano, por exemplo. A sensação que eu tive foi que houve algum problema técnico.

    Até gostei das músicas novas, mas esperava que o tema de Noctis fosse mais intenso e marcante — até a própria Shimomura comentou isso. Para mim, os pontos altos foram “Veiled Agression” (sou suspeito pra falar isso, pois é a minha música de batalha favorita no jogo até agora), “Somnus” (gosto dessa versão com o violino) e “Appocalypsis Noctis”.

    • 2 Alexei Barros 08/09/2016 às 12:29 pm

      Eu acho que é grande a probabilidade de essa iniciativa virar tendência. Eu me lembro que na época do Final Fantasy XIII fizeram um miniconcerto no Japão que só deu para acompanhar incompleto e por gravações amadoras. Os tempos mudaram…

      Fiquei surpreso com a participação da Shimomura. Se não me engano, ela comentou em alguma entrevista que ficava nervosa em performances.

      Eu acho que você tem razão sobre a equalização imperfeita. É até estranho constatar isso, considerando que eles estão no ambiente mais propício para captação do som…

      Também estou com você nas preferências das músicas. Desde a trilha do Last Ranker eu queria ouvir mais músicas da Shimomura com coral e, pelo que ouvimos até agora, o Final Fantasy XV terá várias faixas pomposas.

  2. 3 Storm 08/09/2016 às 5:09 pm

    incrível como shimomura é uma pessoa tão simples e reservada por fora, mas tira de dentro essa energia pra compor trilhas épicas.

    adorei o concerto, é possível que essa acabe sendo minha OST favorita da série (Somnus, Omnis Lacrima, e Nox Aeterna são ainda imbatíveis depois de tanto tempo).


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: