Por Alexei Barros
Amanhã, dia 8 de agosto, acontecem as duas apresentações do Press Start 2015, a última edição dessa série de concertos iniciada em 2006. O programa não promete ser nada de mais: além dos 11 segmentos iniciais, o site oficial acrescentou dois números – ambos reprises, infelizmente. O negócio está em um clima tão melancólico que nem foi feita uma atualização com os artistas como era de costume.
Acho que é muito grande a chance de ser feita uma homenagem ao Satoru Iwata, visto que Masahiro Sakurai, um dos produtores do Press Start e criador de Super Smash Bros., era bem próximo do falecido presidente da Nintendo. Talvez um medley com jogos que ele participou, como Balloon Fight e EarthBound, por que não?
Abaixo, as duas reprises que mencionei no início do post.
– El Shaddai: Ascension of the Metatron
Trata-se de um repeteco do Press Start 2011. Na ocasião, o concerto tocou um medley no mesmo ano de lançamento do jogo. Apesar de ser de quatro anos atrás, ainda é um título que me interesso jogar qualquer dia desses. A trilha é um grande incentivo: somente a “Tragic Scream” já é um banquete musical com esse violino primoroso. Uma pena que com o fim do Press Start eu duvido muito que jogos de orçamento médio com músicas incríveis como esse apareçam em outros concertos.
– Ace Combat Zero: The Belkan War
Os produtores do Press Start realmente têm uma apreço especial pela “Zero”. Será a terceira performance da música – as ocasiões anteriores foram em 2007 e 2009. A composição de Keiki Kobayashi estilo flamenco não é simples de ser tocada, pois depende de dois violões e uma cantora. Embora eu goste bastante dela, queria ter visto mais performances de outros jogos da série, especialmente do Ace Combat 5, por músicas como a esplêndida “Razgriz”. O Ace Combat 4 e 6 também não ficam muito atrás não.
Parece que vai ser uma boa aprentação.