“Song of Mana ~Ending Theme~” – Legend of Mana (Music in Motion)

legend-of-mana
Por Alexei Barros

A parte de games do concerto Music in Motion realizado em 2014 pela WDR Radio Orchestra Cologne não teve apenas a surpreendente e magnífica “Final Fantasy XII Suite”. O espetáculo também contou com uma performance da maravilhosa “Song of Mana ~Ending Theme~”, tema de encerramento do Legend of Mana cantado em sueco.

O RPG do PlayStation não foi lançado na Europa, o que parecia diminuir a probabilidade de as músicas da Yoko Shimomura serem executadas por lá. Ainda assim, quatro faixas do jogo já tinham sido tocadas no concerto Sinfonia Drammatica, realizado na Suécia em 2009, com os arranjos da Shimomura e orquestração da Natsuki Kameoka usados no álbum drammatica. O mesmo quarteto de músicas selecionado para o espetáculo e mais a “Song of Mana ~Opening Theme~” deram origem a um medley tocado no Press Start 2012 que teve a performance da cantora sueca Sofi Persson.

Além disso tudo, a canção ganhou um arranjo orquestral da Natsumi Kameoka para o álbum memória, que comemorou 25 anos de carreira da Yoko Shimomura e vergonhosamente não citei por aqui. A “Song of Mana – Orchestral Version -“, como a faixa foi rebatizada, é belíssima e conta com a performance da mesma cantora do jogo, a sueca Annika Ljungberg. No lugar dos instrumentos de banda (bateria, guitarra e baixo) e da flauta de pã, as cordas e especialmente o piano apresentam maior proeminência do que na canção original.

A versão do Music in Motion, por sua vez, foi arranjada pelo sempre competente Jonne Valtonen, que já havia explorado as músicas da Shimomura na suíte de Kingdom Hearts no Symphonic Fantasies. Porém, esse arranjo segue uma linha mais tradicional do que a costumeira abordagem artística do finlândes, mantendo inclusive o vocal da música. No Music in Motion, o solo foi novamente da cantora alemã Viviane Essig, como no segmento de Final Fantasy XII.

Embora tenha uma leve preferência pelo arranjo do memória por conta do timbre mais suave da Annika e das intervenções no piano, essa performance ao vivo tem o seu valor pela forma com que a orquestra dialoga com Essig e como as cordas reproduzem os trechos da flauta de pã. Clicando no link abaixo é possível ouvir a gravação deste segmento.

“Song of Mana ~Ending Theme~”

12 Responses to ““Song of Mana ~Ending Theme~” – Legend of Mana (Music in Motion)”


  1. 1 naty 23/04/2015 às 9:04 pm

    Lindas as músicas, adorei.

  2. 2 MajoraMan28 26/04/2015 às 2:58 pm

    Alexei, ONDE que encontro as músicas do Music in Motion??
    Achei q depois do Symphonic Selections a WDR tivesse parado com shows da Décima Arte. Meu, que HYPE!
    O Roger Wanamo (acho q era ele c quem vc tinha contato, né?) deu algum indício de que fará algum Symphonic em breve? Porque, por enquanto, o concerto do ano para mim será o Fire Emblem 25th Anniversary Concert. O repertório musical de FE é tipicamente nintendista, ou seja, músicas de cunho bem neoclássico, com performance da Tokyo Philarmonic. Mas para mim, nenhuma orquestra vence a WDR. Qualquer show deles é garantia de qualidade. XP
    Só espero que, se houver um próximo show, que tenha coral, ao invés do que rolou no Selections, em q a Super Mario Galaxy Suite, msm sendo linda sem coral, perdeu sua força extrema, além de outros arranjos q teriam sido mais lindos c bom uso do coral.

    E agradeço por me citar no seu artigo do concerto do Fire Emblem! ^^

  3. 3 Alexei Barros 27/04/2015 às 2:30 pm

    @naty

    De fato, essa música é uma das minhas favoritas da Yoko Shimomura!

    @MajoraMan28

    Como comentei no post do Final Fantasy XII, eu fiz uma gravação em áudio do concerto. Da parte de games, além do FFXII e do Legend of Mana, só teve o obscuro Albion Online. Daí no caso o que você quer? O concerto inteiro, só as duas que eu postei, o Albion também? Eu ainda tenho o bruto da gravação, mas não separei as faixas.

    Nunca cheguei a falar diretamente com o arranjador Roger Wanamo, só com o produtor Thomas Boecker. Não sei se você chegou a ver a entrevista com o Thomas e os outros posts, mas só está programado o Final Symphony II, com músicas de Final Fantasy V, VIII, IX e XIII e performance da London Symphony Orchestra (não há coral nesse concerto).

    Eu cheguei a perguntar especificamente para ele se estão nos planos novos concertos com a WDR Radio Orchestra Cologne e ele disse que depende muito do gerente da orquestra. Por ora, acho que é mais provável a realização de concertos em menor escala do que a tetralogia de concertos Symphonic com a WDR, como o Symphonic Selections, Music in Motion etc.

    Também estou na expectativa pelo Fire Emblem 25th Anniversary Concert, mesmo conhecendo a série muito superficialmente. Tomara que tenha álbum com a gravação!

  4. 4 MajoraMan28 01/05/2015 às 4:23 pm

    Music in Motion não é um show inspirado em game music?
    Eu queria ouvir o concerto todo! ^^
    *Não tinha visto seu post do FFXII…. ^^; *

    Sim, fiquei sabendo desse concerto, e realmente, no Final Symphony anterior tb não tinha coral. Algumas músicas foram lindas, mas esperava um pouco mais do Poema Sinfônico de FFVII.

    Bem, teremos que dar uma pressionadinha no gerente da WDR então! XD
    Mas é uma pena. :( Tem Final Fantasy XV, Kingdom Hearts III e ainda por cima tem muita música da Nintendo que eles poderiam ter feito lindamente. Sonho com uma Suite do Mario Galaxy 2 e uma trilha decente do Skyward Sword (a do Symphonic Legends de Londres não conta, pois ocultou a maior parte da trilha em favor de performances até um pouco abaixo da trilha original). Há muitas homenagens que eles poderiam fazer a essas séries clássicas. :3

    Bem, como o concerto é feito pela própria Nintendo, aos moldes de Smashing Live, há rumores (e é muito provável) de que haverá um álbum do concerto sim.

    • 5 Alexei Barros 01/05/2015 às 4:37 pm

      Não então, o Music in Motion é um concerto com músicas de filmes, animes e games. No bloco de games, só teve FFXII, Legend of Mana e Albion Online. Quando terminar de editar eu disponibilizo o link por aqui, só pode demorar um pouco. =/

      Mas calma, o Final Fantasy XV e o Kingdom Hearts III nem saíram ainda… Não é muito comum as músicas serem executadas antes do lançamento do jogo. Em relação ao Super Mario Galaxy 2, esse eu queria uma suíte nos moldes do primeiro como do Symphonic Legends…

  5. 6 MajoraMan28 01/05/2015 às 5:13 pm

    Anime??!! 0.0
    Que tenha Neon Genesis Evangelion!!! Meu Deus, anime mais nintendista of all time. XP
    Td bem! Agradeço já por disponibilizar. ^^

    Sim sim. XP Não estou falando p fazer shows disso já (tudo bem que o Symphony of the Goddesses fez uma trilha de Skyward Sword antes de lançar, apenas com a música que tinha lançado até aquele momento), mas há novos títulos da Nintendo e velhos da S-E que ainda não foram mexidos.
    E sim, é exatamente assim que quero uma Suite do SMG2. Eu achei esse jogo o mais épico (mesmo que a sua história dependesse demais do seu antecessor) e mais bem feito que a Nintendo já fez. A Final Bowser Battle pela WDR seria o ápice de música erudita em batalha final.

    • 7 Alexei Barros 01/05/2015 às 5:26 pm

      Não teve Evangelion. Foram executadas músicas do Joe Hisaishi para animações do Studio Ghibli.
      Tinha linkado o set list no post do FFXII:
      http://www1.wdr.de/radio/orchester/planm/konzerte/musicinmotion100.html

      Boa lembrança do Symphony of the Goddesses, havia me esquecido que a música foi tocada antes do lançamento do jogo. Mas no caso eu tinha pensado mais na Square Enix. Talvez isso só aconteceu com o FFXII, XIII e XIV.

      Se não me engano, nenhum concerto tocou a Final Bowser Battle com coral. Teve Super Mario Galaxy 2 em algum Press Start, mas foi só com orquestra.

  6. 8 MajoraMan28 02/05/2015 às 3:12 pm

    Ahh…. :( Que pena. XD
    A WDR tocando Evangelion seria inacreditável. Já tocaram Beethoven, então estou satisfeito pelo menos nisso. ^^
    Joe Hisashi é clássico. Quero MUITO ver a WDR tocando as músicas dele!!
    Set list boa, realmente. Aguardo mesmo a gravação! ^^

    Acho q com a Square moderna tb já aconteceu, só não me lembro agora qdo nem como. Olha, sinceramente, o Symphonic Legends fez a performance majestosa para encerrar o programa com o tema de SMG2, que lançou dois meses antes. Não é um exemplo que reinforça o q falei, mas demonstra a rapidez dos caras da WDR de representar novos títulos no repertório clássico de obras retratadas em música. Talvez não seja impossível tocar um Omnis Lacrima de FFXV num show da WDR.

    Vc está correto. Infelizmente não houve nenhuma performance dessa música com coral. É linda msm sem coral, mas ela, tanto quanto a Suite do Symphonic Legends do SMG original, tem seu enorme poder baseado no uso majestoso do coral. A WDR, mais do que ninguém, sabe fazer isso.

  7. 9 MajoraMan28 04/05/2015 às 12:08 am

    Mais uma bomba.
    https://www.facebook.com/rareconcert/info?tab=page_info
    Haverá um concerto em Stuttgart na Alemanha das músicas que marcaram a Rare, celebrando o lançamento de Yooka-Laylee, sucessor espiritual de Banjo-Kazooie. Terá a presença de David Wise e outros músicos da antiga Rare!!
    Meu, músicas orquestradas de Donkey Kong e Banjo será sensacional!
    Finalmente um concerto esse ano para ser rival do concerto de Fire Emblem!! 0.0

    • 10 Alexei Barros 04/05/2015 às 2:37 am

      Pelo pouco que conheço das trilhas do Studio Ghibli, a performance da WDR das músicas do Joe Hisaishi não foi nada de muito diferente do que costuma ser feito nos concertos dele. Inclusive o Thomas me disse por e-mail que solicitaram a orquestração o mais literal possível da trilha original. Não foi nada de mais, para ser sincero.

      Valeu pela informação do concerto da Rare! Infelizmente, não estou tão otimista assim. O projeto parece estar meio cru ainda, tanto que nem deram detalhes sobre o programa, o local do espetáculo ou qual orquestra realizará a performance. Parece ser uma iniciativa independente do David Wise e Grant Kirkhope em vez de algo promovido pela Microsoft (como foi o Orchestral Pieces from Lost Odyssey & Blue Dragon em 2007). Fora isso, eu não tenho tanta certeza se haverá músicas do Donkey Kong Country nesse concerto. Não sei se a Nintendo estaria tão disposta a colaborar.

  8. 11 MajoraMan28 09/05/2015 às 3:50 pm

    Ah! Entendi. XP
    Achei q a WDR tinha adaptado um pouco as trilhas!!

    O show está ainda em planejamento, mas me parece q isso será promovido certamente pela Playtonic, e talvez pela Rare. Pelo menos eu senti isso dos avisos dados pelo Kickstarter do Yooka-Laylee, do David Wise e do evento no FB.
    Quanto à Nintendo, sim, sua observação foi muito sensata. Parece q só tempo dirá se o concerto será tudo isso q achei. Acho q a hype de qdo anunciaram o evento me influenciou qdo escrevi sobre o assunto. XD

    Alexei, a gravação do show não estava no link da WDR q vc me mostrou, né?

    • 12 Alexei Barros 28/05/2015 às 12:52 am

      Desculpe a demora, Majora! Não está no link a gravação. Não sei por que a WDR não publicou o vídeo e deixou no ar como fez com o Symphonic Selections em dado momento.

      E ainda te devo o link do concerto… O tempo anda escasso aqui… =(


Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

