Xenoblade Chronicles: miniconcerto com cinco músicas do RPG


Por Alexei Barros

Não foram poucas as vezes que me recomendaram Xenoblade Chronicles, mas não é nada fácil encontrá-lo na versão original para Wii. A distribuição do jogo foi limitada e no eBay os preços não são muito convidativos. O relançamento Xenoblade Chronicles 3D também não resolve o problema, afinal o jogo é compatível apenas com o modelo New Nintendo 3DS (o meu é o 3DS XL). Fora que visualmente minha impressão não foi das melhores: no portátil, o jogo ganhou uma cara de PlayStation 1.

Enquanto não arrumo um jeito de jogar o RPG da Monolith Soft, eu me contento em apreciar a trilha sonora. Xenoblade Chronicles já havia recebido um medley no Press Start 2011 e reprisado em 2013 que até hoje não veio à tona. Porém, não chega perto do que foi preparado por ocasião do lançamento do citado Xenoblade Chronicles 3D.

Entremeando as declarações do diretor Tetsuya Takahashi durante o live stream do jogo, foram exibidas cinco músicas arranjadas especialmente para a ocasião em vídeos previamente gravados. Algumas performances contam até com a participação de Tomori Kudo (violão e guitarra) e CHiCO (vocal), integrantes do trio ACE+ (o terceiro é o compositor Kenji Hiramatsu) que foi um dos principais responsáveis pela autoria da trilha sonora.

01. “Main Theme”

Composição: Yoko Shimomura
Arranjo: Sachiko Miyano
Piano: Takuro Iga
Violino: Yu Manabe e Naomi Urushibara
Viola: Misato Futaki
Violoncelo: Masutami Endo

A releitura da Sachiko Miyano (arranjadora de diveros arranjos dos concertos de Final Fantasy) não é muito diferente do belo tema original, mas, ainda assim, apresenta algumas diferenças. Na versão do jogo se ouve uma espécie de flauta doce (aparentemente sintetizada) que aqui não tem equivalente. Em compensação, essa parte é reproduzida pelo violoncelo em uma participação afiada do instrumento. A riqueza nas cordas é maior nesse arranjo. Aliás, o violinista Yu Manabe também tocou na trilha original do jogo.

02. “Gaur Plains”

Composição: ACE+
Arranjo: Tomori Kudo (ACE)
Violão: Tomori Kudo (ACE) e Fumito Machida
Baixo: FIRE
Bateria: Shuntaro Kado
Piano: Takuro Iga
Violino: Yu Manabe, Tomomi Tokunaga, Naomi Urushibara e Yuya Yanagihara
Coral: CHiCO (ACE) e Sierra

Essa participação da banda em total sintonia com o conjunto de violinos e piano me pegou de surpresa quando vi o vídeo pela primeira vez. O arranjo é simplesmente fantástico. Não há aquele conflito de instrumentos elétricos e acústicos muito comum nesse tipo de performance. O trecho com sons eletrônicos próximo do final ficou estupendo no piano.

03. “Mechanical Rhythm”

Composição: ACE+
Arranjo: Tomori Kudo (ACE)
Guitarra: Tomori Kudo (ACE) e Fumito Machida
Baixo: FIRE
Bateria: Shuntaro Kado
Teclado: Takuro Iga
Violino: Yu Manabe, Tomomi Tokunaga, Naomi Urushibara e Yuya Yanagihara

E não é que essa mistura das cordas também funcionou muito bem com guitarras no lugar dos violões? A performance mantém toda a empolgação do pesado tema original e reproduz com fidelidade o trecho mais calmo, fazendo desse o final da música, que foi originalmente composta para ser tocada em looping.

04. “Confrontation with the Enemy”

Composição: ACE+
Arranjo: Tomori Kudo (ACE)
Guitarra: Tomori Kudo (ACE) e Fumito Machida
Baixo: FIRE
Bateria: Shuntaro Kado
Teclado: Takuro Iga
Violino: Yu Manabe, Tomomi Tokunaga, Naomi Urushibara e Yuya Yanagihara
Coral: CHiCO (ACE) e Sierra

A introdução no piano e o solo de guitarra arrebatador foram feitos com maestria nessa música empolgante. Além dos violinos, a participação do solo da cantora CHiCO, amparada pela Sierra, também é fundamental nessa performance exímia. Os instrumentistas interpretaram com perfeição a música em todas as nuances.

05. “Those Who Bear Their Name”

Composição: ACE+
Arranjo: Tomori Kudo (ACE)
Guitarra: Tomori Kudo (ACE) e Fumito Machida
Baixo: FIRE
Bateria: Shuntaro Kado
Teclado: Takuro Iga
Violino: Yu Manabe, Tomomi Tokunaga, Naomi Urushibara e Yuya Yanagihara

Esse tema poderosíssimo ficou ainda melhor que o original pela participação dos violinos, que dialogam com as guitarras de maneira incrível – na original só se ouvem as guitarras. O timbre de metais que aparece eventualmente na música do jogo foi descartado. É uma faixa mais curta, mas não menos empolgante.

Agradecimentos ao Thales Nunes Moreira pela dica dos vídeos.

[via Wii U Brasil]

4 Responses to “Xenoblade Chronicles: miniconcerto com cinco músicas do RPG”


  1. 1 Farley 13/04/2015 às 7:22 pm

    Sobre o Xenoblade Chronicles, estou em situação parecida com a sua: nunca consegui jogá-lo direito. A verdade é que até avancei umas três horas na aventura lá no Wii, mas ele acabou não me prendendo — não sei se são os gráficos ou os personagens ou o sistema de batalha (que não gostei muito).

    Já a trilha sonora eu ouvi só alguns pedaços, principalmente as composições que apareceram em Smash Bros, e gostei do que ouvi. Essas reinterpretações dos vídeos, feitas especialmente para promover a (insossa) versão de New 3DS do título, me agradaram muito, gostei da maneira que elas foram alteradas. Particularmente gostei muito de Gaurr Plains (principalmente o coral e piano na parte final) e Confrontation with the Enemy, que achei muito melhor que a original. Fico imaginando uma espécie de remake do jogo com uma trilha sonora assim… será que é pedir demais? haha

    Ah, algo importante a se lembrar é essa nova postura da Nintendo em relação à música de seus jogos. Além de termos mais trilhas sonoras lançadas em disco (mesmo que algumas só disponibilizadas no finado Club Nintendo), temos também esses vídeos. Primeiro foram aqueles vídeos com as gravações da música de Mario Kart 8 (inclusive tem um novo vídeo dedicado ao DLC de Animal Crossing) e agora esses de Xenoblade Chronicles. Torço que continuem fazendo isso sempre :)

  2. 2 EricEric 13/04/2015 às 11:10 pm

    Coincidentemente, no momento estou jogando Xenoblade já com mais de 40 horas de jogo. Porém, não pelo método mais “legal”, mas sim pelo Dolphin. Não recomendo essa alternativa mas, assim como você, já tenho um 3DS XL e não pretendo comprar o New 3DS somente por um jogo. Há ainda um atrativo adicional: um mod de texturas em HD, em que o jogo fica bem mais bonito, com qualidade de Xbox360/PS3.

    Realmente a “Gaur Plains” é o ponto alto da trilha sonora até agora. De vez em quando aproveito que o jogo tem um sistema de fast travel e retorno a essa área somente para apreciar a bela música. E essa versão ao vivo ficou muito boa!

    Lembrando também que o Yasunori Mitsuda também participou com algumas músicas, retomando a parceria com o Tetsuya Takahashi de Xenogears e Xenosaga!

  3. 3 Alexei Barros 14/04/2015 às 12:30 am

    @ Farley

    Bom, pelo menos você chegou a jogar, já está a um passo na frente… =p

    Também gostei das versões do jogo que apareceram no Smash Bros., embora alguns medleys pudessem ser mais bem elaborados. É, acho difícil a essa altura do campeonato que façam um remake com esses arranjos. Era mais fácil imaginar que as novas versões aparecessem na versão 3D, o que também não faria muito sentido…rs

    Valeu pelo vídeo do Animal Crossing, não estava sabendo. Ainda vou postar. Faço coro à sua torcida para mais vídeos, acho sempre fantásticas essas gravações.

    @ Eric

    Rapaz, nem passou pela minha cabeça jogar o Xenoblade Chronicles pelo Dolphin. Já ouvi muitos elogios desse emulador, embora nunca tenha testado. Como você disse, não é o método mais adequado, mas se não tiver jeito…

    Entendo que o mercado de games na atualidade não permite correr muitos riscos, mas com esse método de distribuição tão restrito parece que a Nintendo não quer que as pessoas joguem esse RPG.

    Boa lembrança do Yasunori Mitsuda, mas nessa trilha ele só compôs o tema de encerramento se não me engano.


  1. 1 Press Start 2015: o começo do fim | Hadouken Trackback em 04/06/2015 às 4:20 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: