Por Alexei Barros
O que os grupos pró-amadores japoneses adoram as músicas da Square Enix não está no papel. Porém, essa paixão se limita, de maneira geral, às séries Final Fantasy, Dragon Quest, Chrono e SaGa. Por isso, é revigorante ver uma performance de uma pérola obscura como o Rudra no Hihou. Lançado somente no Japão em 1996 para o Super Famicom, o RPG conta com uma envolvente trilha musical assinada por Ryuji Sasai, que também criou melodias para Final Fantasy Legend III e Final Fantasy: Mystic Quest, entre outros jogos. Embora Sasai conte com um longo histórico de game music e tenha sido de fato funcionário da Square Enix, ele também é conhecido por participar como baixista de diversas bandas de J-Rock, como Novela, Action, Queen Mania e Spiders from Cabaret. Confesso que jamais escutei nenhuma delas – só tinha ouvido falar, muito por cima, da Novela.
De qualquer forma, essa veia rockeira do Sasai se manifestou nos videogames, especialmente nos temas de batalha: as faixas sintetizadas de fato trazem timbres que simulam uma banda de rock. E quando músicas assim são adaptadas para instrumentos de corda é difícil de errar. Aquele mesmo grupo chamado simplesmente String Quartet que tocou a “Battle #1” do SaGa Frontier selecionou quatro temas de combate do Rudra no Hihou para mais uma sessão de deleite sinfônico. A “Strange Encounters (Sion)” abre a peça com impressionante dinamismo e a viola depois reproduz a melodia. Logo o quarteto segue para a “The Flame and the Arrow (Riza)” (0:46), e agora é o primeiro violino que comanda a música. Em uma transição quase imperceptível, a “The Spirit Chaser (Surlent)” (1:52) surge com tudo – sabiamente, não foram aproveitados os 15 segundos iniciais da original, que é uma introdução meio lenta e quebraria o ritmo acelerado. Eis que surge “Blazing Impact (Dune)” (2:42) em mais um momento de pleno entrosamento dos quatro instrumentistas, acabando sem demorar esse breve, mas inspirador medley.
– “Battle Medley”
Originais: “Strange Encounters (Sion)” ~ “The Flame and the Arrow (Riza)” ~ “The Spirit Chaser (Surlent)” ~ “Blazing Impact (Dune)”
Simplesmente incrível <3
Eles também fizeram um arranjo do tema de batalha normal do Rudra no Hihou, também ficou ótimo.
Isso só me lembra que ainda preciso voltar a jogar e terminar esse RPG, haha…
Feliz que tenha gostado, Farley, como outro dia mesmo você havia comentado comigo sobre as músicas do Rudra no Hihou no Twitter.
Agora fiquei na dúvida se encontrei o medley pelo seu tuíte ou por causa da “Battle 1” do SaGa Frontier que tinha publicado. De qualquer forma, dei preferência ao medley, já que o outro vídeo, apesar de ótimo, achei bem curtinho.
E um dia eu ainda jogo o Rudra no Hihou…
Na verdade eu já tinha visto esse vídeo no passado, muito antes de comentar com você no twitter, haha… De qualquer maneira achei muito bom. E realmente, o medley é mais interessante por conta da variedade, o tema de batalha normal é bem curtinho mesmo.
Ah, legal, Farley! Bom saber… Pensei que só eu os conhecia… =P