“Battle Medley” – Rudra no Hihou (String Quartet)

Por Alexei Barros

O que os grupos pró-amadores japoneses adoram as músicas da Square Enix não está no papel. Porém, essa paixão se limita, de maneira geral, às séries Final Fantasy, Dragon Quest, Chrono e SaGa. Por isso, é revigorante ver uma performance de uma pérola obscura como o Rudra no Hihou. Lançado somente no Japão em 1996 para o Super Famicom, o RPG conta com uma envolvente trilha musical assinada por Ryuji Sasai, que também criou melodias para Final Fantasy Legend III e Final Fantasy: Mystic Quest, entre outros jogos. Embora Sasai conte com um longo histórico de game music e tenha sido de fato funcionário da Square Enix, ele também é conhecido por participar como baixista de diversas bandas de J-Rock, como Novela, Action, Queen Mania e Spiders from Cabaret. Confesso que jamais escutei nenhuma delas – só tinha ouvido falar, muito por cima, da Novela.

De qualquer forma, essa veia rockeira do Sasai se manifestou nos videogames, especialmente nos temas de batalha: as faixas sintetizadas de fato trazem timbres que simulam uma banda de rock. E quando músicas assim são adaptadas para instrumentos de corda é difícil de errar. Aquele mesmo grupo chamado simplesmente String Quartet que tocou a “Battle #1” do SaGa Frontier selecionou quatro temas de combate do Rudra no Hihou para mais uma sessão de deleite sinfônico. A “Strange Encounters (Sion)” abre a peça com impressionante dinamismo e a viola depois reproduz a melodia. Logo o quarteto segue para a “The Flame and the Arrow (Riza)” (0:46), e agora é o primeiro violino que comanda a música. Em uma transição quase imperceptível, a “The Spirit Chaser (Surlent)” (1:52) surge com tudo – sabiamente, não foram aproveitados os 15 segundos iniciais da original, que é uma introdução meio lenta e quebraria o ritmo acelerado. Eis que surge “Blazing Impact (Dune)” (2:42) em mais um momento de pleno entrosamento dos quatro instrumentistas, acabando sem demorar esse breve, mas inspirador medley.

“Battle Medley”
Originais: “Strange Encounters (Sion)” ~ “The Flame and the Arrow (Riza)” ~ “The Spirit Chaser (Surlent)” ~ “Blazing Impact (Dune)”

4 Responses to ““Battle Medley” – Rudra no Hihou (String Quartet)”


  1. 1 Farley 19/12/2014 às 6:30 pm

    Simplesmente incrível <3
    Eles também fizeram um arranjo do tema de batalha normal do Rudra no Hihou, também ficou ótimo.

    Isso só me lembra que ainda preciso voltar a jogar e terminar esse RPG, haha…

    • 2 Alexei Barros 20/12/2014 às 12:03 am

      Feliz que tenha gostado, Farley, como outro dia mesmo você havia comentado comigo sobre as músicas do Rudra no Hihou no Twitter.

      Agora fiquei na dúvida se encontrei o medley pelo seu tuíte ou por causa da “Battle 1” do SaGa Frontier que tinha publicado. De qualquer forma, dei preferência ao medley, já que o outro vídeo, apesar de ótimo, achei bem curtinho.

      E um dia eu ainda jogo o Rudra no Hihou…

      • 3 Farley 20/12/2014 às 8:25 am

        Na verdade eu já tinha visto esse vídeo no passado, muito antes de comentar com você no twitter, haha… De qualquer maneira achei muito bom. E realmente, o medley é mais interessante por conta da variedade, o tema de batalha normal é bem curtinho mesmo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: