“Petit Suite ActRaiser Act.1” – ActRaiser (Japan BGM Philharmonic Orchestra Ensemble Concert II)

Por Alexei Barros

Enquanto algumas músicas memoráveis do SNES demoraram décadas para serem orquestradas (quando são), ActRaiser teve esse privilégio a menos de um ano depois do lançamento original do jogo no Japão em dezembro de 1990. A orquestração de Kaoru Wada para o Symphonic suite from ActRaiser, álbum publicado em setembro de 1991, beira a perfeição e esse trabalho parecia intimidar iniciativas amadoras, que são praticamente inexistentes. Isso até agora…

A Japan BGM Philharmonic Orchestra é mais uma orquestra pró-amadora no Japão que faz performances dos mais variados jogos, mas que tem o péssimo hábito de ser bastante restrita na divulgação de suas atuações. No concerto Beyond the Game Music, eles chegaram a apresentar uma suíte de ActRaiser com coral, elemento que inexiste nos arranjos do Kaoru Wada. Daí a JBPO me divulga um vídeo em ótima qualidade, mas que não mostra o segmento completo… Pô, como assim?

Em compensação, a gravação que queria comentar está na íntegra, embora seja de um quarteto de cordas. O medley foge do que se poderia esperar de ActRaiser, pois começa com a “Sky Palace”. O tema, que apresenta timbre de órgão na original, ganhou um novo significado com as cordas e ficou magnífico. Depois de diferentes variações dessa música, surge a icônica “Opening”, que, por motivos óbvios, imaginaria ideal para iniciar a miscelânea. O diálogo entre a viola e o primeiro violino recria a melodia com perfeição. Depois da “Descent”, a avassaladora “World Tree” surge com opulência. Mesmo que essa faixa peça uma orquestra completa para mostrar a inspiração no John Williams da composição, a rendição ficou incrível, terminando a primeira parte da suíte com maestria.

Isso mesmo, primeira parte. Existe uma segunda, e por meio do Nico Nico Douga é possível saber quais músicas que a outra parte compreende: “Birth of the People”, “Descent” e “Fillmore” – simplesmente as minhas favoritas da trilha. Se publicaram um vídeo disso? Claro que não…

De todo modo, esse arranjo é acima da média para o nível das orquestras pró-amadoras, já que há a preocupação de fazer as transições entre as faixas, o que nem sempre acontece nesse tipo de performance. Isso não é por acaso: o autor desse arranjo de ActRaiser é o Nijuhachi Haneda, que foi responsável pelo medley de Etrian Odyssey no Press Start 2014. Espero que essa parceria com o Yuzo Koshiro não pare por aí…

Depois do vídeo do quarteto de cordas, também trago a citada gravação incompleta com a JBPO em sua formação com todos os instrumentistas (antes de ActRaiser, no início tem um pouco de Dragon Quest inclusive).

“Petit Suite ActRaiser Act.1”
Originais: “Sky Palace” ~ “Opening” ~ “Descent” ~ “World Tree”

Flashes do Beyond Game Music

0 Responses to ““Petit Suite ActRaiser Act.1” – ActRaiser (Japan BGM Philharmonic Orchestra Ensemble Concert II)”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: