“Ruby’s Theme” – Unlimited Saga (Soundtrack Cologne – East meets West)


Por Alexei Barros

Apesar do vasto legado musical, a série SaGa costuma ser deixada de lado nos concertos como sua popularidade é mais restrita ao Japão. O problema é que até as apresentações nipônicas oficiais não se esforçam muito para melhorar essa panorama, com exceção de Romancing SaGa no Press Start 2006. Ironicamente, mesmo a série não sendo das mais conhecidas na Europa, são os espetáculos alemães que compensam isso, com SaGa Frontier II no Fifth Symphonic Game Music Concert (2007),  Makai Toushi SaGa e SaGa 2: Hihou Densetsu (ou The Final Fantasy Legend e Final Fantasy Legend II) no Symphonic Odysseys (2011) e essa performance de Unlimited Saga no Soundtrack Cologne – East meets West (2012).

Nunca tive a oportunidade de jogar, mas, a julgar pelas análises, Unlimited Saga não é um RPG dos mais memoráveis. Lamento que o Masashi Hamauzu tenha criado uma trilha magnífica para um jogo tão criticado, o que diminuiria sensivelmente as chances de ouvir as músicas em uma apresentação. Por tudo isso, é um acontecimento incomum a lembrança de Unlimited Saga em um concerto ocidental.

Como o título jamais havia sido tocado, imaginei que, para começar, a escolha natural seria a faixa mais representativa, a “Unlimited Saga: Overture”, que já é originalmente orquestrada no jogo (por sinal, pelo Shiro Hamaguchi, que inclusive estudou com o Hamauzu na Tokyo University of the Arts). Em vez disso, a seleção vai além do senso comum com um tema de personagem, a encantadora “Ruby’s Theme”, que, embora não tenha performance de instrumentos reais na trilha, apresenta timbres convincentes.

De maneira geral, o arranjo do Roger Wanamo preserva a instrumentação e delicadeza da composição, mas com uma orquestração mais rica e refinada, que explora com maestria as cordas. Como a releitura tem o dobro de duração da faixa original, há espaço para as variações e diferentes participações dos instrumentos (como os breves solos de clarinete e flauta), além de um desfecho adequado para a peça executada pela WDR Radio Orchestra Cologne. O concerto foi transmitido via rádio, portanto a qualidade da gravação está plenamente apreciável.

“Ruby’s Theme”
Original: “Ruby’s Theme”

2 Responses to ““Ruby’s Theme” – Unlimited Saga (Soundtrack Cologne – East meets West)”


  1. 1 Farley 07/12/2014 às 7:49 pm

    Lembro que conheci aqui a trilha sonora de Unlimited Saga e ela se tornou uma das minhas OSTs favoritas — também fui atrás do trabalho do Masashi Hamauzu por conta dessa trilha, na época mal o conhecia.

    Curiosamente, Ruby’s Theme é uma das minhas favoritas, junto com Unlimited Saga: Overture (mesmo com a repetição dela na trilha toda, haha), Enigmatic Scheme e Battle Theme I. Gostei muito dessa versão da composição, conseguiu manter bem os aspectos originais, ao mesmo tempo que tem um tom de novidade pra quem já ouviu.

    • 2 Alexei Barros 07/12/2014 às 11:27 pm

      Foi igual comigo, Farley. Na época em que estava pesquisando mais a fundo sobre game music, esbarrei nessa trilha no antigo Square Enix Music Online e logo fiquei encantando com as músicas. Na ocasião, o Hamauzu obviamente nem tinha feito a trilha do Final Fantasy XIII e não era um nome tão conhecido como hoje. Foi uma grata surpresa.

      Tem razão, esse tema toca bastante ao longo do jogo. Por isso imaginei que seria a decisão mais fácil. Agora que parei para pensar, não me lembro de outro RPG em que o tema de batalha esteja integrado com o tema principal, bem interessante. Bom, no fim das contas, não deixou de ser uma performance muito mais ousada do que simplesmente tocar uma música que já é orquestrada no jogo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: