O que é essa trilha do Mario Kart 8?

Por Alexei Barros

Não é novidade alguma que desde o primeiro Super Mario Kart a série de corrida estrelada pelo bigodudo é recheada de boas músicas. Porém, as faixas sempre se caracterizaram pela sintetização. De fato, todas as trilhas da Nintendo eram assim até que Super Mario Galaxy provocou uma revolução interna na Big N com as músicas tocadas por uma orquestra real. Eu só não esperava que essa revolução musical atingisse as pistas do Mario Kart, mais precisamente o Mario Kart 8, o próximo jogo da série que vai sair dia 30 de maio de 2014.

O embasbacante trailer recentemente revelado (vídeo abaixo) já prometia muito pela efervescência das músicas. Bem como aconteceu com o Super Mario Galaxy 2, sabe se lá como a trilha sonora vazou dia desses no YouTube e pode ser ouvida na íntegra. E já adianto: é espetacular. Uma das melhores trilhas da Nintendo nos últimos tempos. Que nada, da história, eu arriscaria dizer.

Até onde se sabe, não há qualquer informação sobre o compositor, detalhe que provavelmente só será possível saber nos créditos do jogo. No Nintendo Direct do dia 30 de abril há um vídeo que mostra os músicos em ação, e me deu a maior alegria reconhecer alguns dos instrumentistas, porque são nomes conhecidos no cenário J-Fusion. Na bateria temos Satoshi Bandoh, do T-Square, que inclusive compôs diversas faixas do Gran Turismo 5. E o Dimension foi representado por dois dos seus três integrantes: Takashi Masuzaki (guitarra) e Kazuki Katsuta (sax).

Abaixo os créditos dos instrumentistas fornecidos pelo vídeo, com links para os respectivos perfis no VGMdb. Pelo currículo de cada um dá para ver que são músicos de primeira grandeza.

Guitarra: Takashi Masuzaki
Baixo: Teppei Kawasaki
Bateria: Satoshi Bandoh
Violão: Tetsuro Toyama
Trompete 1: Eric Miyashiro
Trompete 2: Koji Nishimura
Trompete 3: Sho Okumura
Trombone 1: Yoichi Murata
Trombone 2: Kanade Shishiuchi
Saxofone alto: Kazuki Katsuta
Saxofone alto: Masato Honma
Saxofone tenor: Masakuni Takeno
Saxofone barítono: Takuo Yamamoto
Violino: Hitoshi Konno

Isso por si só não bastaria se as composições não fossem geniais – e não só pela nostalgia envolvida. Falando das minhas (muitas) favoritas, a Intro Theme já é um estouro, com um naipe de metais explosivo, um energético baixo slap e uma guitarra afiadíssima. Como se essa mistura já não fosse fantástica o bastante, há uma alusão ao tema da tela-título do Super Mario Kart assinado pela Soyo Oka.

Daí em diante a coisa esquenta ainda mais. Destaco: Mario Kart Stadium (que empolgava desde o trailer pelo combo metais e baixo marcado), Dolphin Shoals (no solo de sax com o sopro inconfundível do Kazuki Katsuta), Mount Wario (só os metais já são espetaculares, daí me colocam o violino?), Bowser’s Castle (música surpreendentemente pesada para um jogo da Nintendo, coisa que só me lembro de ter ouvido antes na história nintendista no F-Zero X), N64 Rainbow Road (nova e magnífica interpretação do tema que já havia despontado no trailer) e muitas outras.

Agora faça o favor de conferir a trilha completa por meio da playlist abaixo caso já não tenha feito. E se ouviu, escute de novo:

Agradecimentos pelas dicas dadas pelo Fabão e Rafael Fernandes.

8 Responses to “O que é essa trilha do Mario Kart 8?”


  1. 1 Farley 05/05/2014 às 7:08 am

    De fato, a trilha sonora desse novo Mario Kart está incrível :)

    Destaco também a Mario Circuit do GBA (ela ficou quase irreconhecível – para melhor) e Moo Moo Meadows (amei o violino).

    E espero que a trilha saia em disco, continuando a tendência dos últimos jogos da Nintendo pós-Galaxy :)

  2. 2 Figueras 05/05/2014 às 2:42 pm

    Nunca iria imaginar um post do maestro Alexei sobre Mario Kart, quem diria! Mas merecido, fico feliz demais em ver a Nintendo dando o merecido capricho nos arranjos de suas composições.

    Meus destaques: Yoshi’s Valley (de chorar o banjo e violinos, bem caipiras) e Twisted Mansion (terror de respeito).

  3. 3 Marcelo Martins 06/05/2014 às 3:11 pm

    Sensacional e realmente inesperado! Instrumentos reais e arranjos de altíssima qualidade fora da franquia AAA de Mario foi realmente uma surpresa pra mim. Porém, depois que fizeram aquele investimento magnífico em Kid Icarus, nada mais justo do que premiar Mario Kart com instrumentos reais também.

  4. 4 Alexei Barros 06/05/2014 às 4:02 pm

    @ Farley

    Não citei a Mario Circuit do GBA no post, mas ela estava entre as minhas favoritas também. Ótima lembrança da Moo Moo Meadows, ela tem uma pegada diferente, meio celta.

    Acho que facilmente acontecerá o lançamento do CD, visto que até o Mario Kart Wii saiu em disco (e, curiosamente, antes disso, somente a trilha do Mario Kart 64 foi lançada em CD)

    @ Figueras

    Pois é, nem eu imaginava…=p Eu não estava com expectativa para essa trilha, daí depois que o Fabão me chamou a atenção para a música naquele trailer eu já fiquei maluco.

    A Nintendo sempre teve trilhas fantásticas, já demorou muito para ela investir na contratação de instrumentistas.

    Ouvi a original de N64 da Yoshi’s Valley e é interessante notar como no arranjo o violino deu um toque que faltava para a música. Já a Twisted Mansion nem parece música para um jogo de corrida. Imaginaria ela fácil em um Mario de plataforma.

    @ Marcelo martins

    Assino embaixo, Marcelo! Não sei por que o Kid Icarus me fugiu da memória quando fiz o post. Prova de que é uma tendência para as próximas trilhas da Nintendo.

  5. 5 DGC 19/05/2014 às 12:25 pm

    Saudações, caro maestro Alexei!
    Posso não ter mais comentado mas sempre dou uma olhada nos posts hein! Heheh..

    Realmente, pra minha surpresa, pelo pouco que vi desse novo Mario Kart, a música foi o que já mais me chamou atenção, de cara achei que estava realmente muito boa. Uma grata surpresa até, já que particularmente acho que as melhores trilhas sonoras de Mario Kart ficaram com Mario Kart64 e Super Mario Kart. A do Double Dash achava por vezes terrível e sem inspiração e a do Mario Kart Wii, bem.. pra mim lá as melhores eram as clássicas mesmo.

    Só é uma pena que esse Mario Kart 8 (Nintendo sem inspiração até pros títulos) esteja saindo pro tal WiiU e seu atual estado pouco atraente e de interesse, mas meu interesse pelo jogo cresceu e graças às músicas!

    • 6 Alexei Barros 22/05/2014 às 3:13 am

      Fala, DGC! Tranquilo, os posts têm sido mais escassos mesmo…rs

      Da série eu só conheço melhor os dois que você gosta da trilha e, coincidentemente, músicas desses dois jogos apareceram arranjadas no Mario Kart 8, né. E como você, essa trilha sonora fantástica está me motivando a comprar o Wii U e o Mario Kart 8…


  1. 1 O que são esses arranjos de F-Zero em Mario Kart 8? | Hadouken Trackback em 15/04/2015 às 11:07 am
  2. 2 “Main Theme” (The Legend of Zelda: Tri Force Heroes) | Hadouken Trackback em 23/10/2015 às 2:23 am

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

