Super Mario 3D World: uma nova trilha bigoduda de proporções galácticas


Por Alexei Barros

Super Mario 3D World, prestes a sair para o Wii U, ainda não tem cara de ser o “Mario de nova geração” que sempre marcava antigamente cada console da Nintendo se não na época do lançamento do videogame (como o Super Mario World no SNES e o Super Mario 64 no N64), alguns anos depois (como o Super Mario Sunshine no GameCube e o Super Mario Galaxy no Wii). Talvez porque tudo que a Nintendo faça hoje pareça ter um pé no passado. Como jogador nostálgico, não deveria ver problema nisso, mas… Ela bem que poderia ousar um pouco mais.

Porém, algo me fará ter uma expectativa maior no Super Mario 3D World, vamos ver se você adivinha: a trilha sonora, que comento com certo atraso. Retorna a consagrada dupla galáctica Mahito Yokota, como compositor principal, e o Koji Kondo, autor de duas músicas, agora acompanhada por Toru Minegishi, nome frequente em trilhas de jogos recentes da série Zelda, e ainda o novato Yasuaki Iwata, que desconheço por ora. A trilha sonora será lançada dia 21 de novembro, via Club Nintendo, e o álbum Super Mario 3D World Original Sound Track terá 77 faixas divididas em 2 CDs.

A exemplo do Super Mario Galaxy e do Super Mario Galaxy 2, as músicas foram gravadas por instrumentos reais. Em vez da Mario Galaxy Orchestra, nome dado para um grupo de instrumentistas freelancers, quem tocou a trilha nesta vez foi a chamada Mario 3D World Big Band. De acordo com a declaração de Yokota para o Destructoid, as músicas apresentam uma atmosfera mais dançante, com sonoridade de big band, fazendo proveito do naipe de metais recheado por trompetes e saxofones. Não foi feita a associação na entrevista, mas essa característica me remete à trilha do Super Mario 64, já que as músicas desse jogo foram adaptadas para big band com extrema naturalidade na apresentação Mario & Zelda Big Band Live. Como o Super Mario 3D World possui essa temática felina por conta do power-up de gato do Mario, o trombone e a guitarra vão imitar miados.

Apesar do nome do jogo remeter ao Super Mario World, Yokota garantiu de que não haverá releituras do título do SNES. Contudo, o Super Mario 3D World possui quatro personagens, com diferentes habilidades, e essa característica foi associada ao glorioso e fantástico Super Mario Bros. 2. Quer saber? Simplesmente sensacional. Já existem muitos arranjos do Super Mario World (embora outros seriam muito bem-vindos), mas o Mario 2 foi o jogo mais negligenciado do encanador. Dependendo da música, o risco de infarto é grande.

Muita gente já deve inclusive estar jogando o Super Mario 3D World e apreciando a trilha, mas não posso deixar de mencionar o vídeo que mostra a gravação das músicas. Muitos dos instrumentistas ali podem ser reconhecidos, entre eles o maestro Taizo Takemoto, que conduziu as gravações dos dois Super Mario Galaxy, e a dupla Hide-Hide no shakuhachi e shamisen. Ambos são frequentes no Press Start, então já podemos esperar algo do Super Mario 3D World no Press Start 2014.

[via Destructoid]

5 Responses to “Super Mario 3D World: uma nova trilha bigoduda de proporções galácticas”


  1. 1 Marcelo Martins 20/11/2013 às 4:49 pm

    Mais um motivo para eu comprar o Wii U. Quando sair Bayonetta 2, compro com certeza. Gostei muito do teaser e achei a qualidade das músicas muito impressionante.

  2. 2 Farley 20/11/2013 às 5:24 pm

    Pois eu compartilhava da sua opinião, Alexei. Quando vi o trailer do jogo na E3 eu pensei “Mas heim? Cadê a ousadia, Nintendo?”. Mas quando eu vi o segundo trailer minha opinião mudou completamente e meu jogo já está encomendado, haha :) (É tenso o fato de que só passei a usar meu Wii U de fato quase 1 ano depois de comprado…)

    Sobre a trilha: achei a música tema bem insossa, mas gostei muito das outras composições (principalmente a música que toca nesse segundo trailer ali). Minha animação só fez aumentar quando soube que boa parte era orquestrada e que o Mahito Yokota estava envolvido (afinal, para mim, as composições de Mario Galaxy são incríveis). E ainda felizmente a Nintendo vai lançar a trilha sonora em álbum, algo que aprecio muito.

    Ah, nesse vídeo tem um arranjo de uma das composições do Super Mario Bros. 2 :)

  3. 3 Alexei Barros 21/11/2013 às 1:55 pm

    @ Marcelo

    Confesso que tenho encontrado poucos motivos para comprar o Wii U, Marcelo. Não joguei o primeiro Bayonetta, mas provavelmente ficaria atiçado pela sequência. De qualquer modo, acho que quando sair o Donkey Kong Country: Tropical Freeze eu já vou ter razões de sobra para adquirir o console. =p FIco com a sensação de que falta muita coisa ainda: Metroid, Zelda, F-Zero… E principalmente mais franquias novas da Nintendo ou de third-parthies mesmo.

    @ Farley

    É, esse trailer realmente é muito bacana. Não sabia que você já tinha comprado o Wii U, Farley. Achei incrível como a Nintendo parece não ter se preparado direito para isso, porque faltaram grandes jogos no lançamento… e pior que esse marasmo continuou (e continua) meio que até hoje. Ainda assim, não sou tão pessimista quanto ao futuro do console, mas acho improvável que aconteça uma reviravolta muito grande.

    Espero que o encarte do álbum detalhe a autoria das composições. Me dá uma agonia ver as músicas para depois as pessoas tentarem adivinhar quais faixas foram feitas pelo Koji Kondo…rs

    Valeu pelo vídeo! Essa faixa original do Mario 2 é uma das minhas preferidas, mas acho que esperava um arranjo com maior participação da big band (esse em especial parece mais sustentado na sintetização mesmo).

  4. 4 Farley 21/11/2013 às 4:45 pm

    @Alexei: Poisé, tenho o Wii U desde o lançamento (consegui barato), mas boa parte do tempo ele ficou guardado dentro da gaveta. Joguei uma coisa ou outra de qualquer jeito, mas o que me fez revivê-lo de vez foi The Wonderful 101 (que é muito muito bom).

    Já sobre as faixas do Mario 2 no 3D World só jogando pra saber. Eu não assisti muitos vídeos para não estragar as surpresas da aventura, mas de qualquer maneira pouco da música foi divulgado até agora (ao menos oficialmente). Espero me surpreender muito com a trilha :)


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: