Konami Medley First Movement – (FCB 10th Anniversary Live)

Konami_logoPor Alexei Barros

Desde a primeira vez que vi a Famicom Band há inacreditáveis quatro anos, virei um admirador da orquestra pró-amadora pela devoção aos jogos antigos, qualidade musical e criatividade, com performances cênicas que são deliciosamente trash e arrancam gargalhadas. O último vídeo aqui publicado da FCB data de 2010 – quase três anos sem Famicom Band não dá. De tempos em tempos, eu entrava na página deles no Nico Nico Douga e nada de atualizações. Até que dia desses dei uma procurada de rotina e me deparo com nada menos do que… um medley colossal de jogos da Konami para Famicom dividido em seis movimentos. Boa parte desses títulos fez parte da minha infância (primeiro no MSX e depois no NES), e foi um deleite reconhecer músicas marcantes. Também apareceu muita coisa que desconheço (muita mesmo; vergonhoso de minha parte) e ainda vou averiguar melhor. Publicarei os movimentos em posts avulsos.

Neste primeiro, temos cinco jogos – três eu joguei nos tempos idos do 8-bit e os demais conheci depois, então o saldo de nostalgia foi além da conta. Já que nas performances da Famicom Band conta mais as representações lúdicas dos jogos do que a experiência musical, não tentarei esmiuçar cada detalhe do medley, até porque é muito mais gratificante ser surpreendido pelo vídeo do que ler o texto. De qualquer forma, caso você não seja familiar com os títulos, eu listei os jogos com os vídeos de gameplay, assim como os momentos em que eles aparecem ao longo da miscelânea.

0:17 – Gradius (グラディウス)

2:34 – Yie Ar Kung-Fu (イー・アル・カンフー)

3:22 – Antarctic Adventure (けっきょく南極大冒険)

4:06 – Track & Field (ハイパーオリンピック)

5:07 – TwinBee (ツインビー)

– “Konami Medley First Movement”

5 Responses to “Konami Medley First Movement – (FCB 10th Anniversary Live)”


  1. 1 Marcelo Martins 14/06/2013 às 12:43 pm

    Que legal! Faz a gente lembrar não só das músicas memoráveis que esse jogos têm, mas também do humor que fazia parte da experiência dos jogos mais antigos.

    Hoje em dia, os jogos são sérios demais e quando há um pouco de humor, é humor negro. Essa “pureza” dos temas dos jogos antigos é quase proibida hoje em dia.

    Eu me lembro que vi uma apresentação parecida com músicas de Tetris e Mario Bros., mas realmente não me lembro se foi a mesma banda…

  2. 2 jejepinheiro 16/06/2013 às 10:55 am

    AÍ GENTE ANTARCTIC ADVENTURE, voltei a ter 11 anos, hahahaha! <3
    Quanto amor nesse medley, amei!

    PS.: onde assino no que o Marcelo falou aí em cima? :D

  3. 3 Alexei Barros 18/06/2013 às 6:03 am

    @ Marcelo

    Perfeitamente! Talvez até essa dose de humor nem fosse intencional em alguns casos, e isso fica mais evidente nas próximas partes desse medley que ainda vou publicar.

    Tem toda a razão sobre o humor negro, muito bem apontado e observado.

    Se não me engano, vi algo assim com Tetris e Mario, mas era um grupo americano. Pelo que já acompanhei, achei o pessoal da Famicom Band os mais criativos. Se qualquer hora você quiser e puder conferir, recomendo que assista aos vídeos que publiquei nos anos anteriores. Alguns inclusive não têm essas performances cênicas.

    @ Jejé

    Ah, que legal! O Antarctic Adventure também é um dos meus jogos favoritos daquela época. Algum dia eu queria jogar mais do Penguin Adventure, e não só por ter sido o primeiro jogo do Kojima.

  4. 4 Junior 22/06/2013 às 6:29 pm

    Grande Alexei.

    Mais uma excelente matéria.

    Vem cá, tem alguma notícia da Kukeiha Club, se foi extinta e tals?

    E o Furukawa, alguma novidade dele?

    Um abraço.

    • 5 Alexei Barros 22/06/2013 às 7:24 pm

      Abraço, Junior!

      Sobre a Kukeiha Club, até onde eu sei, a banda acabou em 1998. Pelo que cheguei a pesquisar, mais ou menos nessa época o Motoaki Furukawa voltou a compor trilhas de games, como do Castlevania 64, e depois ele saiu da Konami em 2003.

      O Furukawa continua lançando diversos EPs por ano pelo selo dele M’s Art, mas, do pouco que ouvi, são cheios de músicas meio genéricas e sem vida, nada no nível do Sound Locomotive.

      Além disso, ele tem tocado na banda Voyager, que em janeiro deste ano lançou um DVD e um CD de uma apresentação ao vivo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: