A revelação de Donkey Kong Country: Tropical Freeze e o retorno de David Wise à composição

Por Alexei Barros

Eu me lembro do choque que foi o anúncio do regresso de Donkey Kong Country na E3 2010… Por mais que houvesse outros jogos do gorila de gravata vermelha nos anos 2000, eu era órfão da trilogia DKC que abrilhantou o SNES de 1994 a 1996. DKC Returns veio para Wii em 2010 e pude constatar (mesmo com algum tempo de atraso) o talento da Retro Studios em manter a essência da trinca de jogos criados pela Rare.

Três anos depois, sem aquela tradicional apresentação gigante realizada pelas fabricantes de consoles, a Nintendo revelou a nova sequência em sua conferência online Nintendo Direct comandada pelo presidente da empresa, Satoru Iwata. Eu disse nova? Não sei se era porque estava meio por fora ou se a edição do vídeo não fez por merecer as novidades, quando o jogo foi apresentado, eu imaginei que, por qualquer motivo, eles ainda estavam falando do Donkey Kong Country Returns 3D, versão do supracitado jogo para 3DS lançada em maio de 2013.

Só fui me ligar que era um jogo novo quando o Donkey Kong entrou na água, uma vez que não havia seções subaquáticas no DKC Returns, diferentemente da trilogia original 16-bit. Sei que é toperice minha, mas eu achei os dois jogos, o DKC Returns e o recém-anunciado Donkey Kong Country: Tropical Freeze, também desenvolvido pela Retro Studios, muito parecidos visualmente. A mim, à primeira vista, não pareceu haver aquele frescor de continuações como Super Mario Galaxy 2 e o próprio Donkey Kong Country 2. Isso que eu não tenho nada contra continuações (desde que elas respeitem o bom senso). Outra novidade foi a inclusão de Dixie Kong como personagem auxiliar de Donkey Kong, além do Diddy. Tudo leva a crer que o jogo manterá a ideia de deixar um símio ajudante nas costas, da mesma maneira que no primeiro DKC Returns.

Mas a melhor novidade foi revelada depois da Nintendo Direct, no estande da produtora na E3, com a confirmação de David Wise como compositor do jogo. Na época de sua revelação, o DKC Returns teve o nome de Kenji Yamamoto anunciado para esse cargo, mas os créditos também deram os nomes de Minako Hamano, Masaru Tajima, Shinji Ushiroda e Daisuke Matsuoka, sem especificações de funções. Nem mesmo o encarte do álbum da trilha sonora Donkey Kong Returns Original Sound Track permite saber quem são os compositores e os arranjadores. Seja como for, nem de longe, nem mesmo utilizando músicas antigas arranjadas, a trilha do Returns causou o impacto das trilhas do DKC 16-bit. Eles já deveriam tê-lo chamado na ocasião, já que Wise saiu da Rare e nada impediria que ele voltasse de onde nunca deveria ter saído. DKC sem David Wise é Mario sem Koji Kondo ou Chrono sem Yasunori Mitsuda. Agora, com o regresso de Wise a um jogo que lembra os seus bons tempos da Rare, a história é totalmente diferente e já sonho com composições novas do nível de “Aquatic Ambiance” e “Stickerbush Symphony”.

[ATUALIZAÇÃO] A Nintendo também liberou um vídeo com declarações do produtor Kensuke Tanabe, falando mais sobre as novidades do jogo. Além da Dixie e do Diddy, haverá um terceiro personagem secundário ainda não revelado.

[via GoNintendo, WiiClube]

21 Responses to “A revelação de Donkey Kong Country: Tropical Freeze e o retorno de David Wise à composição”


  1. 1 Marcelo Martins 11/06/2013 às 5:06 pm

    Wise não é somente um compositor brilhante, ele realmente pensa na música de videogame como uma linguagem única e especial. Escrevi um artigo analisando a trilha de battletoads e até hoje me impressiono com o cuidado que ele e a Rare tiveram na produção dos seus jogos.

  2. 2 Radical Dreamer 11/06/2013 às 5:26 pm

    Excelente notícia Alexei! Não tinha visto essa informação, estava perdido ouvindo a música da Shimomura pro trailer do FF XV pela milésima vez. Estou aguardando composições do nível das antigas, e acho que ele não vai decepcionar! A propósito, ele esteve presente no Final Symphony em Londres. Pena que eu não tinha nada pra ele assinar :p

  3. 3 Farley 11/06/2013 às 5:32 pm

    Somos dois, Alexei. Esse DKC: Tropical Freeze me parece mais um “DKCR 1.5”, já que as novidades são pouco significativas. E até entendo o motivo de você ter confundido com o port de 3DS, os gráficos evoluíram pouco.

    Comemoro a volta do David Wise como compositor, sempre achei a trilha sonora do DKCR fraca e sem inspiração. Torço para que as composições fiquem no mesmo nível da série original.

  4. 4 Alexei Barros 11/06/2013 às 6:17 pm

    @ Marcelo

    Com certeza! Acho ele o mais talentoso entre os compositores que passaram pela Rare.

    Ah, manda por favor o link do artigo do Battletoads, não estava sabendo disso! Eu só tinha visto aquele seu artigo no Gamasutra.

    @ Radical Dreamer

    Ah, não sabia que o Wise esteve lá no Final Symphony em Londres, bem legal saber que ele já virou uma figua carimbada nos concertos do Thomas.

    Aliás, você falou da Yoko Shimomura… Eu ia escrever sobre isso em outro post, mas não consegui confirmar ainda se ela continua como compositora agora que o FF Versus XIII virou FFXV. Não haveria motivo para mudar, claro, só achei curioso neste tuíte, porque, pelo pouco que entendi, ela ficou surpresa com a alteração do nome e não pretende alterar as músicas já feitas para o Versus XIII.

    @ Farley

    “DKCR 1.5″”… Exatamente! Já estou com a impressão que a Nintendo vai fazer do DKC um novo New Super Mario… Eu gosto e ainda quero terminar todos, mas acho um problema quando a Nintendo parece ter só isso como prato principal.

    E eu tenho ótimas expectativas do trabalho do Wise no DKCTF.

  5. 6 Radical Dreamer 11/06/2013 às 6:25 pm

    Alexei, tinha entendido que ela continua. Ela postou a mesma coisa no Facebook, e todos a congratularam pela música. Agora que você falou realmente não sei até que ponto ela está envolvida, já que não sabia sobre a troca do nome, mas espero sinceramente que ela tenho feito toda a trilha. O que, aliás, é bem possível, considerando que os trabalhos começaram em 2006.

  6. 9 Alexei Barros 11/06/2013 às 7:52 pm

    @ Marcelo

    Valeu, Marcelo! Muito legal! Acho muito interessantes essas análises de trilhas baseadas no contexto do jogo, o que, na maioria das vezes eu acabo não conseguindo fazer.

    A discussão nos comentários também foi de altíssimo nível (eu confesso que boiei em muitas coisas ali :P).

    Não sei se você conhece, mas este blog costuma publicar várias análises mais técnicas de trilhas sonoras, acho que pode ser de seu interesse:
    http://classicalgaming.wordpress.com/

    @ Radical Dreamer

    Idem! Acho que ela vai destruir em ambos os projetos…

    • 10 Marcelo Martins 12/06/2013 às 9:53 am

      Que bom que gostou! Esse tema é realmente interessante (mudança de andamento), já que parece ser uma coisa simples, mas na prática dá muito trabalho pra fazer.

      Gostei muito do site que você indicou. Vou dar uma olhada com certeza. Muito obrigado!

  7. 11 jejepinheiro 12/06/2013 às 9:46 am

    Arrepiei toda quando assisti o Nintendo Direct e comecei a escutar o novo arranjo do Token Tango! Na hora pensei: DAVID WISE!!! Hahaha!

  8. 12 Alexei Barros 12/06/2013 às 2:42 pm

    @ Marcelo

    Com certeza! Nem fazia ideia de que a versão do Battletoads do Mega não apresentava essa mudança de andamento. Engraçado inclusive como esse port passou quase despercebido mesmo apresentando, em teoria, gráficos superiores ao NES.

    @ Jejé

    Nem me liguei nisso na hora! o.O

    Até porque como o Wise não participou do DKC Returns e ainda assim foram arranjadas músicas dele, pensei que o mesmo aconteceria agora.

  9. 13 link 12/06/2013 às 3:36 pm

    prandoni pare de trollar a nintendo no uol jogos

  10. 14 Shirokasi 17/06/2013 às 11:00 pm

    Nesse vídeo de 10 min já se percebe que David Wise voltou com força total.

    • 15 Alexei Barros 18/06/2013 às 5:51 am

      Valeu pelo vídeo, não sabia da existência dele.

      É incrível que mesmo em um vídeo gravando a tela dá para perceber como as músicas são boas, e o David Wise já escolheu timbres muito mais convincentes que os usados no primeiro DKC Returns. Não por menos, o comentário com mais “likes” faz referência ao compositor.

  11. 16 Claudio Prandoni 18/06/2013 às 6:33 pm

    Fico feliz com a volta do David Wise à trilha do DKC. Deve ajudar a resgatar ainda mais a nostalgia da trilogia do Super Nintendo.

    Com relação ao terceiro personagem secundário, boto fé de que será o Kiddy, o gurizão que apareceu no DKC3.

    • 17 Alexei Barros 19/06/2013 às 12:52 pm

      Realmente! E eu já achava o DKC Returns altamente nostálgico. Dá a impressão que o time da Retro Studios ou já era muito fã da trilogia original ou jogou para caramba os jogos para ver a mágica que eles traziam.

      Putz, como não pensei no Kiddy antes? Nem tinha me passado pela cabeça.

  12. 18 Figueras 26/06/2013 às 3:16 pm

    Opa, to junto nessa Maestro! DKCR no Wii, por melhor que fosse, deixou um gosto de “isso não é DKC” por alguns motivos, dentre eles a trilha.

    Já antecipando posts quilométricos e detalhados sobre versões orquestradas da trilha de Tropical Freeze :D

    • 19 Alexei Barros 27/06/2013 às 12:09 am

      Opa! Que honra ter você mais uma vez por aqui, master Figueras!

      Concordo sobre a trilha pouco inspirada. Vergonhosamente ainda não finalizei o jogo, mas creio que a ausência de fases aquáticas e talvez a impossibilidade de controlar o Diddy sozinho tenham deixado esse gostinho “isso não é DKC”.

      Assim espero fazer o post! Se eu escrevi até do projeto de DKC2 do OCRremix. =P


Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

