Final Fantasy Orchestral Album: o Blu-ray de áudio comemorativo de 25 anos da série

Final Fantasy Orchestra Album
Por Alexei Barros

Com o aniversário de 25 anos de Final Fantasy, qualquer fã acostumado com as tradições fantasiosas estranharia a ausência de álbuns e concertos relacionados à série. Bom, espetáculo, especial mesmo, vai ser ano que vem com o Final Symphony. Mas a série FF é tão grande que tem o luxo de receber outra comemoração de uma frente diferente: a dos responsáveis pela turnê Distant Worlds, equipe liderada pelo maestro Arnie Roth.

Desta vez, o pessoal exagerou: em vez de um CD, o Final Fantasy Orchestra Album, disco que celebra o ¼ de século da série, é um ignorante Blu-ray de áudio que sai hoje, dia 26 de dezembro, no Japão. A edição limitada vem com um vinil, que contem cinco faixas já presentes no Blu-ray. Além de, evidentemente, permitir mais do que 74 minutos de música, o álbum conta com a estúpida qualidade 24bit/96kHz para contemplar a performance da FILMharmonic Orchestra Prague, conhecida pela participação na série alemã de concertos Symphonig Game Music Concert em Leipzig.

De nada isso tudo ia adiantar se a track list não fosse interessante. Bom, eu diria que é parcialmente interessante. Lamentável que, das 23 faixas, 18 sejam meros repetecos já registrados, inclusive, nos dois álbuns em estúdio Distant Worlds e no DVD Returning Home. Espero que, com a desculpa da melhor qualidade, seja a última oportunidade em que haverá músicas como “One-Winged Angel” e “Eyes on Me”. Já deu, né? A segunda canção, aliás, será gravada pela cantora Crystal Kay, que é filha de americano com uma coreana. Além da discografia como cantora J-pop, a artista já gravou temas de Pokémon e Fullmetal Alchemist. Não entendi bem o motivo, mas essa música tem, no arranjo, creditado o nome do Tsutomu Narita, tecladista da Earthbound Papas, então é provável que a partitura tenha sido modificada. Outro número requentado é a ópera do FFVI, que também traz o crédito do Narita. Pelo que vi nos vídeos, agora a ópera tem… narração, recurso que esteve presente na versão dos Black Mages. É, fazer o quê….

Já as cinco restantes, as inéditas em álbuns orquestrados de Final Fantasy, são promissoras, embora menos impactantes para quem acompanhou a sequência de posts da apresentação da turnê em Londres. “The Dreadful Fight” (FFIV), “The Mystic Forest” (FFVI), “The Dalmasca Eastersand” (FFXII), todas já publicadas aqui, recebem versões em estúdio para plena apreciação. Somadas a essas três, temos a “Unfulfilled Feelings” (FFIX), que, pelo que me consta, jamais foi tocada ao vivo por concertos antigos e pela turnê Distant Worlds, aparecendo agora em um arranjo do Hiroyuki Nakayama. Completando a conta, há outro segmento não executado: o “Battle Medley 2012”. O detalhe é que essa miscelânea vai do FFI ao FFXIV, passando por músicas do Nobuo Uematsu, da Kumi Tanioka, do Masashi Hamauzu e até do Hitoshi Sakimoto. Morri!

Todas as 23 faixas do álbum podem ser parcialmente apreciadas nos samples do site, e a “Battle Medley 2012” (a última da lista) já mostra a que veio, pegando o trecho da “The Decisive Battle” (FFVI), seguida pela “Those Who Fight” (FFVII), que mesmo após as rendições do Symphonic Fantasies e do Symphonic Odysseys, conseguiu me cativar de novo.

Ouça os samples aqui. Veja no VGMdb a track list completa e, abaixo, o vídeo promocional.

8 Responses to “Final Fantasy Orchestral Album: o Blu-ray de áudio comemorativo de 25 anos da série”


  1. 1 Marcelo Martins 27/12/2012 às 2:04 pm

    Bela notícia e fiquei empolgado para ouvir o medley da batalha. Ouvi o sample e fiquei bem curioso.

    Agora, não entendi o formato. Pelo que entendi, não terá vídeo, correto? Mesmo que a qualidade do áudio seja mais alta, poucos lares terão a possibilidade de reproduzir o som em bluray. O público que joga FF não é extamente audiófilo.

    • 2 Alexei Barros 27/12/2012 às 8:34 pm

      Até onde eu entendi, não vai ter vídeo mesmo, Marcelo, nem mesmo algum extra. Pelo que me consta, em termos de game music, usar Blu-ray apenas para áudio é um acontecimento inédito, tanto que no fórum do VGMdb o pessoal demorou para entender do que se tratava.

      Isso que você falou do público fã de FF não ser audiófilo… Isso aumenta ainda mais no Japão, porque nem todos os concertos/shows saem em Blu-ray. A maioria só foi lançada em DVD mesmo.

      Estou bastante ansioso para ouvir esse medley completo e, se conseguir algum tempo, pretendo fazer um post sobre os segmentos inéditos – que, aliás, são muito poucos, infelizmente.

  2. 3 Vinicius 30/12/2012 às 12:24 pm

    Acabo de ouvir o CD que foi postado num forum, e o medley de batalha tá sensacional, seleção muito boa de músicas. A do FFX, principalmente, me surpreendeu. Única coisa estranha é que ao contrário do que fala até no site original, não tem nenhuma música do XIV de FFXIII volta pro crystal theme e acaba.

    • 4 Alexei Barros 31/12/2012 às 12:59 pm

      Eu também já ouvi o medley e fiquei ABSORTO!

      “A do FFX, principalmente, me surpreendeu.”

      ESPECIALMENTE esta!!! Sensacional!!!!

      “Única coisa estranha é que ao contrário do que fala até no site original, não tem nenhuma música do XIV de FFXIII volta pro crystal theme e acaba.”

      Vi comentarem isso no VGMdb também. Não entendi também. Feia a gafe.

      Vou tentar correr aqui para não demorar a fazer um post sobre o álbum…

  3. 7 Rol 04/01/2013 às 1:27 am

    Eu quando soube sobre esse novo álbum tinha uma esperança de novas músicas, mas as poucos que foram incluídas só me deixaram com um gostinho de quero mais. Infelizmente eu não sei por qual motivo… Eles escolhem sempre as mesmas versões, pois seria bem mais gratificante algo inovador.

    A música Maria e Draco ficou em sua maior perfeição até o momento e esse Battle Medley só me fez pensar que no futuro seria legal ouvir as versões completas das músicas incluídas. Boss Battle do FFIII ficou surpreendente, mas claro as versões: Final Battle With Neo Exdeath e The Decisive Battle foram as que chamaram minha atenção.

    Só espero que nesse ano venham novas versões, pois eu ainda gostaria muito de ouvir uma versão orquestrada da música tocada na batalha final contra True Ultimecia (The Extreme).

    • 8 Alexei Barros 04/01/2013 às 1:05 pm

      Estou com você, Rol… Eu ainda queria comentar melhor esse álbum em um vindouro post, mas muitas repetições já deram o que tinham que dar. Depois desse lançamento, não tem mais desculpa querer incluir as mesmas faixas de novo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: