“The Dalmasca Estersand” – Final Fantasy XII (Distant Worlds 2012 em Londres)

Por Alexei Barros

Alguém poderia me beliscar, por favor? Seis anos depois do lançamento de Final Fantasy XII, enfim o jogo foi lembrado na turnê oficial Distant Worlds (antes só a “Kiss Me Good-Bye”, do Nobuo Uematsu tinha sido tocada). Nesse ínterim, até mesmo o FFXIII (2010) e FFXIV (2010), antes de ser lançado, apareceram antes que o negligenciado RPG do PlayStation 2. Mais notoriamente, apenas o A Night in Fantasia se deu ao trabalho de homenagear o jogo que sempre foi tratado como um spin-off pela turnê por ter a maioria das composições assinadas por Hitoshi Sakimoto e não pelo Nobuo Uematsu. A ocasião histórica aconteceu em Londres, dia 2 de novembro, na apresentação intitulada Distant Worlds: London The Celebration, que contou com a performance da Royal Philharmonic Concert Orchestra.

Na trilha do FFXII, apenas o tema de abertura e encerramento são naturalmente orquestrados, e o fato de nenhum dos dois ter sido escolhido já é um bom indício de que a escolha não foi feita de qualquer jeito – afinal, bastava solicitar a partitura original, acertar todos os detalhes burocráticos e sair tocando. Mas não. A faixa selecionada, “The Dalmasca Eastersand”, apresenta a famosa sintetização sinfônica do Sakimoto e foi arranjada pela dupla Arnie Roth e Eric Roth. Um arranjador mais de peso, um Hayato Matsuo da vida, que foi o orquestrador dos dois temas supracitados, seria a melhor opção, mas tudo bem. A escolha, aliás, considero perfeita: a música é envolvente, é melódica, é marcante. Quem jogou FFXII fatalmente vai se lembrar. O arranjo não procurou ser ousado, seguindo à risca todas as sugestões de timbres que a original dava, ou ao menos foi a impressão que esta gravação deixou.

Para um começo, está ótimo, mas espero que tenha muito mais FFXII ainda.

11 Responses to ““The Dalmasca Estersand” – Final Fantasy XII (Distant Worlds 2012 em Londres)”


  1. 1 Marcelo Martins 30/11/2012 às 12:46 pm

    Alexei, em primeiro lugar, mutíssimo obrigado por compartilhar essa música incrível. Sou um grande fã da trilha de FXII e já conversamos antes sobre o absurdo de ninguém acrescentar músicas desse jogo nos concertos.

    Que melodias maravilhosas e majestosas! Eu já consigo me imaginar explorando as dunas de Dalmasca.. Como joguei esse jogo!

  2. 2 Radical Dreamer 30/11/2012 às 9:48 pm

    Tenho que dizer que por um momento não caiu a ficha quando abri a página. Quem diria! Mas excelente escolha, e ainda que o Hayato Matsuo não esteja envolvido, o melhor para as músicas de Sakimoto (estou com você Alexei), o arranjo é muito bom. Final Fantasy XII precisa ser inteiramente orquestrado, pois é uma trilha muito merecida e injustamente negligenciada.

  3. 4 Alexei Barros 01/12/2012 às 10:39 am

    @ Marcelo

    Ah, sabia que você ia gostar, Marcelo! Tudo isso me fez lembrar que preciso retomar o FFXII de uma vez por todas… pena que meu PS2 esteja tão mal das pernas…

    @ Radical Dreamer

    Eu também demorei para a acreditar… ainda mais porque descobri um mês depois da realização da perfomance. E, realmente, uma pena que o Matsuo não tenha sido o autor do arranjo, mas tudo bem.

  4. 5 David S. 02/12/2012 às 2:46 pm

    Vivi para ver isso!? Nada mal. Mas sério, achei que nunca veria o trabalho do Sakimoto no DW. Com a introdução de músicas do Hamauzu, tive esperança. Mas ainda com o pé atrás, afinal, poderia ser apenas pq o XIII era recente.

    A trilha sonora do XII é magistral, por vezes empolgante, por vezes “pesada” e introspectiva (a faixa de batalha final, The Battle for Freedom, reúne mto bem estas duas características. E, ainda, de uma forma diferente para o padrão da série.

    É um crime ser tão negligenciada, n só em shows. Uma pena que, pelo que percebo, o fã médio da série igualmente a negligencia ou mesmo a tomem por de má qualidade, como já vi mto. Oh, heresia.

    Bela escolha, The Dalmasca Estersand. Ela, ao lado de The Phon Coast, ao meu ver são as q melhores representam o clima do FFXII. Para o futuro, gostaria de uma das faixas mais introspectivas, como Sorrow ou Seeking Power.

    N esqueçam do XII novamente, ordinários!

    • 6 Alexei Barros 05/12/2012 às 8:21 am

      Valeu pelo comentário pró-FFXII, David! Às vezes leio uns comentários de fãs tão fervorosos do Nobuo Uematsu que me deixa desanimado.

      Olha, acho que até diminuiu minha esperança de ouvir FFXII no Distant Worlds depois que o FFXIII apareceu porque o Hamauzu é muito mais próximo do Uematsu do que o Sakimoto, chegando até a compor músicas em parceria. Se não me falhe a memória, isso nunca aconteceu com o Sakimoto e o Uematsu.

      Além disso, o estilo mais leve do Hamauzu pende bem mais para o Uematsu. O Sakimoto tem um estilo muito próprio que, pelo menos para mim, demorou um pouco para me contagiar… Ao menos foi a minha impressão ao ouvir de novos as faixas que você comentou… Acho que gosto ainda mais do estilo dele hoje do que quando joguei o FFXII.

  5. 7 Felipe 05/12/2012 às 12:59 pm

    Justo quando fico um tempo sem visitar o Hadouken, aparece essa bomba! Ainda estou recolhendo meu queixo do chão, pois eu também já tinha perdido as esperanças de ver FFXII tocado numa turnê oficial da série. E esse começo está bem promissor, apesar da simplicidade do arranjo.

    Desde já fico sonhando com arranjos mais ousados futuramente!

    • 8 Alexei Barros 06/12/2012 às 11:09 am

      Pô, Felipe, não deixe de visitar o Hadouken…rs! Sei que a frequência de posts está menor, mas volta e meia a gente posta alguma coisa. =p

      Nem me fale… eu também jamais esperaria por esse segmento e, pela quantidade de comentários, muitas outras pessoas além de mim.


  1. 1 “Sakimoto Medley” – Final Fantasy Tactics e Final Fantasy XII (Video Game Orchestra ~Live at Boston Symphony Hall~) « Hadouken Trackback em 06/12/2012 às 11:05 am
  2. 2 Final Fantasy Orchestra Album: o Blu-ray de áudio comemorativo de 25 anos da série « Hadouken Trackback em 26/12/2012 às 4:52 pm
  3. 3 Distant Worlds III anunciado para janeiro; álbum terá 14 faixas | Hadouken Trackback em 15/01/2015 às 3:11 am

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

