Final Symphony: uma nova apresentação em Londres, com a lendária London Symphony Orchestra


Por Alexei Barros

Uma das mais renomadas orquestras do mundo, a London Symphony Orchestra foi a escolhida para a apresentação do concerto Final Symphony, com músicas de Final Fantasy, no Barbican Centre London em Londres, no dia 30 de maio de 2013. Os cerca de 90 instrumentistas serão conduzidos pelo maestro Eckehard Stier. Será a primeira vez que a London Symphony Orchestra tocará game music ao vivo, orquestra esta que simplesmente foi a responsável pela execução das trilhas dos seis filmes de Guerra nas Estrelas.

Embora nunca um concerto de games tenha acontecido com a London Symphony Orchestra, a orquestra já participou de diversas trilhas e álbuns de game music, entre os quais o irretocável Falcom Neo Classic From Studios In London City em 1992.

A notícia é um indício da intenção de levar o espetáculo para outras cidades, ainda que não esteja nos planos transformá-lo em uma turnê mundial, já que há duas apresentações agendadas para o dia 11 de maio, na Alemanha.

Como informado antes, o concerto trará músicas dos episódios VI, VII e X de Final Fantasy, com arranjos, respectivamente, de Roger Wanamo, Jonne Valtonen e Masashi Hamauzu. Os três estarão presentes em todas as apresentações, assim como o compositor Nobuo Uematsu, que está supervisionando o trabalho. Para não perder o costume: o lançamento em CD é obrigatório.

[via release de imprensa]

2 Responses to “Final Symphony: uma nova apresentação em Londres, com a lendária London Symphony Orchestra”


  1. 1 mcs 28/11/2012 às 1:19 pm

    Wow, bela notíca. Aprendi a apreciar e a respeitar a London Symphony Orchestra desde pequeno, quando ouvia o tema de Blade Runner executado pela mesma, num CD de coletânea de cinema.

    Pena que FFVIII não foi incluído. O game, em minha opinião, possui composições grandiosas que destoam da pequenez técnica do som usado no game, soando quase como um MIDI.

    • 2 Alexei Barros 30/11/2012 às 6:02 am

      Não sabia que a LSO também tinha tocado o tema do Blade Runner, mcs… Algumas das mais memoráveis músicas do cinema foram tocadas por essa orquestra, portanto nada mais normal do que o mesmo acontecesse com os games (ao vivo, como já existem diversos álbuns com a performance da LSO).

      A respeito da escolha do FFVIII, por uma questão de gosto eu preferiria muito mais o FFIV em vez do FFX. Talvez essa escolha do FFX seja para pegar um jogo de cada geração diferente e também incluir de alguma forma um episódio com a composição do Masashi Hamauzu, que tem sido uma figura recorrente nos concertos alemães. Como o FFXIII e o FFXIII-2 não gozam da mesma notoriedade, o FFX foi o escolhido. Minha impressão.

      Fora isso, eu até acho que o FFVIII é um dos jogos mais lembrados nos arranjos orquestrais, passando até o FFVII. Mas não que ainda não existam outras faixas que merecem ser orquestradas.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: