Próximo concerto da VGO terá quatro convidados japoneses; programa inclui suíte de 15 minutos de Grandia arranjada por Noriyuki Iwadare


Por Alexei Barros

Como faz tempo que não falo da Video Game Orchestra por aqui. Até queria comentar mais, acontece que não encontrava performances diferentes das que já publiquei anteriormente. Nesse meio tempo, a orquestra liderada por Shota Nakama ganhou bastante reconhecimento, chegando, inclusive, a participar do Distant Worlds em Boston em março de 2012, em um crossover outrora inconcebível entre as produções de concertos de games.

Mas em 7 de outubro, no Boston’s Symphony Hall, nos EUA, a VGO promete realizar uma apresentação ainda mais ambiciosa. Kinuyo Yamashita, Hitoshi Sakimoto, Yoko Shimomura e Noriyuki Iwadare estarão na plateia. Este último inclusive preparou um arranjo de 15 minutos de Grandia especialmente para o espetáculo… morri. Eu já estava feliz se fosse só a “Theme of Grandia”… Agora uma suíte? De 15 minutos? (E provavelmente com os temas de batalha?)

Além de Grandia, teremos no set list um número intitulado “Sakimoto Medley”. Sinceramente não sei o que pode vir aí, se as obras mais famosas dele (Final Fantasy XII) ou as mais cult, como Verytex, Gauntlet IV, Radiant Silvergun, Gradius V… Na torcida pela segunda opção. Porque a “Return” ainda ressoa na minha mente…

Completam o programa, entre os segmentos já anunciados: “Bombing Mission” (Final Fantasy VII), Street Fighter II, God of War, “Baba Yetu” (Civilization IV), “Vampire Killer” (Castlevania), Kingdom Hearts, “Snake Eater” (Metal Gear Solid 3), Chrono Trigger e Cross e Final Fantasy VII Suite.

Foi aberta uma campanha via Kickstarter para financiar a gravação parcial do concerto com o custo de 30.000 dólares, mas, faltando 13 dias para encerrar o prazo, o valor ainda não atingiu a metade do necessário. De qualquer jeito, eu já vou ficar mais do que satisfeito de ver um videozinho da suíte de Grandia.

[via Kickstarter]

7 Respostas to “Próximo concerto da VGO terá quatro convidados japoneses; programa inclui suíte de 15 minutos de Grandia arranjada por Noriyuki Iwadare”


  1. 1 Cledson Cledman 28/09/2012 às 8:13 am

    Legal… estou na expectativa pra ver novos vídeos deles.
    A propósito, me deparei com esse vídeo hj cedo no meu leitor de feeds.

  2. 2 Marcelo Martins 04/10/2012 às 4:28 pm

    Gostei muito da Return. Sakimoto tem um jeito especial de compor. As melodias nele não são muito tradicionais, mas soam bem demais! Ele provavelmente deve ter desenvolvido seu estilo próprio via tentativa e erro ao longo dos anos. Funciona muito bem e é difícil de ser reproduzido por outro compositor.

  3. 3 jejepinheiro 08/10/2012 às 6:31 pm

    Achei bacana a inclusão de uma suite de Grandia. Acho ele um rpg muito underrated, e que merece mais destaque.

    A trilha em particular, não está lá entre as minhas favoritas, mas achei MUITO bacana terem lembrado da série. :P

  4. 4 Alexei Barros 11/10/2012 às 7:49 pm

    @ Cledson

    Valeu, Cledson! Eu tinha visto, mas acabei não colocando no post. Só achei meio chato que o arranjo de Castlevania não era inédito… eu acho. Também acho difícil eu me empolgar com um novo arranjo dos Castlevanias antigos depois daquele do Press Start 2007.

    @ Marcelo

    Interessante a sua observação do ponto de vista de um compositor, Marcelo. Eu tinha uma senação de que o Hitoshi Sakimoto era diferente do que costumamos aparecer no meio, mas não sabia definir.

    “Ele provavelmente deve ter desenvolvido seu estilo próprio via tentativa e erro ao longo dos anos.”

    E isso faz todo sentido ao sabermos que o Sakimoto é autodidata, como diz a biografia do SEMO.

    @ Jejé

    Sem dúvidas… Na época, muitos comparavam o Grandia com Final Fantasy VII… Hoje em dia, se alguém colocar os dois no mesmo patamar provavelmente vai ser xingado.

    A série foi meio esquecida mesmo, e com a morte do criador ano passado, o Takeshi Miyaji, deve ser pouco provável que volte.

  5. 5 jejepinheiro 11/10/2012 às 11:22 pm

    Caraca, não sabia que o criador de Grandia tinha morrido… D:
    Que pena. :\


  1. 1 “Battle 1” – Grandia (Video Game Orchestra ~Live at Boston Symphony Hall~) « Hadouken Trackback em 11/10/2012 às 8:02 pm

Deixe um comentário




Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall