Kid Icarus: Uprising: Koshirão, Mitsuda, Sakuraba, Iwadare e Masafumi Takada são os compositores; ouça os primeiros samples


Por Alexei Barros

Eu sou fervorosamente favorável ao retorno de séries estimadas que estão há anos em letargia. Fico satisfeito com o regresso. Foi assim na E3 2010 com o anúncio de Kid Icarus: Uprising, terceiro jogo da franquia da Nintendo que possuía apenas dois jogos, o primeiro para NES (1987) e a continuação, Kid Icarus: Of Myths and Monsters, para Game Boy (1991). Como se não bastasse no mesmo evento ter sido anunciado Donkey Kong Country Returns.

Mas, se DKC Returns saiu para Wii em 2010, eu confesso ter desanimado ao saber que Uprising seria para 3DS. Nada contra o aparelho, é que eu pensei: “Com tanta coisa para jogar para DS ainda, por que eu compraria JÁ outro portátil?”. Claro que o descaso seria temporário. Temporário até sair o Professor Layton vs. Ace Attorney eu imaginava.

Nem acompanhava com muito afinco as novidades e vídeos de Kid Icarus: Uprising pela expectativa mediana. Daí notei que o meu desdém era descabido quando vi que: 1) O jogo tirou 40/40 da Famitsu. Certo que a nota máxima da revista ficou um pouco banalizada, mas muitos títulos AAA não gozaram da mesma avaliação; 2) Revelam os compositores da trilha, simplesmente: Yuzo Koshiro, Masafumi Takada, Motoi Sakuraba, Noriyuki Iwadare e Yasunori Mitsuda. Só isso. Os três últimos são mestres dos RPGs – fizeram as trilhas de Star Ocean, Grandia e Chrono Trigger, respectivamente. Takada acompanhou a loucura de Goichi Suda em jogos como killer7 e No More Heroes antes de virar freelancer e Koshirão não preciso dizer quem é.

Masahiro Sakurai, o líder da Project Sora, desenvolvedora do Uprising, realmente tem um cuidado especial com as músicas de suas produções. Não é de se estranhar que ele seja um dos responsáveis da série de concertos Press Start, que, aliás, tocou Kid Icarus em 2011, e tenha angariado 36 compositores para os arranjos da trilha de Super Smash Bros. Brawl.

Para criar expectativa, ele inclusive havia avisado que o compositor do Uprising trabalhou no jogo de (luta? Ou gênero indefinido?) de 2008. Isso dava margem para a participação de Hirokazu Tanaka, que criou, para variar, músicas soberbas no jogo original, tal como em Metroid.

Mesmo sem ele, como reclamar com um quinteto desses? O melhor é que o site oficial do jogo é bem generoso: até agora são sete faixas, e as amostras podem ser ouvidas na íntegra. Acompanhe na ordem.

As duas primeiras possuem um viés sinfônico (não arriscaria dizer que foram gravadas por uma orquestra de fato), e a segunda, do Koshirão, tem timbres de coral. A terceira, de novo do Sakuraba, tem potencial para ser uma nova “Gerudo Valley”, com um violão estilo flamenco simplesmente magnífico. Para quem reclama da mesmice Sakurabística no rock progressivo, aí está a resposta.

O Sakuraba volta a roubar a cena na quarta, com reminiscências do tema “Underworld” do Hip Tanaka que é a música-chave da série. Essas cordas ficaram uma pintura, e depois são reforçadas por uma guitarra alucinante. Guitarra? De novo na quinta, em uma promissoríssima faixa do Yasunori Mitsuda. Na sexta temos a pompa dos melhores tempos de Noriyuki Iwadare em Grandia – para você ver o nível do negócio. Do Masafumi Takada pode se esperar tudo. Tudo menos um solo de violino acompanhado por percussão, retomando o flamenco da terceira.

Abaixo os links diretos para as faixas, levando em conta que esses nomes não são as traduções oficiais.

01 – “Main Theme” (Motoi Sakuraba)
02 – “Magna Theme” (Yuzo Koshiro)
03 – “Black Pit Theme” (Motoi Sakuraba)
04 – “Chapter 4 Air Battle” (Motoi Sakuraba)
05 – “Boss Battle” (Yasunori Mitsuda)
06 – “Star Pirate Theme” (Noriyuki Iwadare)
07 – “Practice Room” (Masafumi Takada)

Com todo o respeito ao Final Fantasy XIII-2, já temos a trilha do ano?

[ATUALIZAÇÃO] Antes que eu ousasse reclamar do lançamento do álbum, a Nintendo anunciou a Shin Hikari Shinwa Palutena no Kagami Music Selection, que pode ser trocada na Club Nintendo nipônica por 400 pontos (ou 250 se você morar no Japão e tiver comprado o Uprising). Ou seja, não dependeremos dos ripadores do YouTube desta vez.

[via Andria Sang, My Nintendo News]

14 Responses to “Kid Icarus: Uprising: Koshirão, Mitsuda, Sakuraba, Iwadare e Masafumi Takada são os compositores; ouça os primeiros samples”


  1. 1 Farley 15/03/2012 às 7:10 pm

    Eu fiquei completamente surpreso com essa revelação de compositores, de fato um grupo muito interessante. Gostei muito dos samples, principalmente “Black Pit Theme” (ainda mais por ser bem diferente do normal do Sakuraba) e “Pratice Room”. E o melhor é saber que vai sair uma trilha oficial, vamos ter oportunidade de escutar tudo em boa qualidade.

    Já o jogo em si eu tenho minhas ressalvas, é esperar pra ver. Bem que a Nintendo podia lançar uma demo.

    Mas Alexei… você gostou tanto assim da trilha do FFXIII-2 a ponto de considerá-la uma das melhores do ano? Nossa, só gostei de fato dos temas de batalha…

    • 2 Alexei Barros 15/03/2012 às 8:20 pm

      Eu gostei de todos os samples, até fica difícil de eleger a favorita. Mas o Sakuraba saiu à frente dos outros por enquanto.

      Sim, só falei do FFXIII-2 porque a trilha saiu em janeiro e duvido que alguma não a supere depois… xD

      Gostei sim, como disse nos comentários de outro post, só não curti os temas death metal. Mas ainda não supera a inspiração da trilha do FFXIII.

  2. 3 Marcelo 16/03/2012 às 9:56 pm

    O Sakuraba parece que está mudando (graças a Deus!). Só ver seu trabalho em Dark Soul’s. Ainda bem, pois desde muito tempo ele entrou em modo berserk para compor músicas. XD

    E até agora achei a trilha do FF XIII-2 bem fraca. Fui mostrar a primeira vila do game (a da praia) pro meu irmão e ele falou sobre a música: ”é isso que virou FF? Ainda me lembro das músicas do VI.” Virou e foi embora. Quero o Uematsu de volta no XV, e seria interessante ver ele trabalhar com o time de Ivalice, que é o mais provavél que ira fazer o game.

    • 4 Alexei Barros 16/03/2012 às 10:43 pm

      Fiquei de ouvir a trilha do Dark Souls, bem lembrado. Desde muito tempo? Acho que desde sempre. XD

      Embora o episódio com o seu irmão seja emblemático, eu acho até injusto comparar com o FFVI dada a inspiração sem igual do compositor e da equipe de produção.

      Como a trilha do FFXIV foi toda do Uematsu, nada impede que no futuro ele volte a fazer outra inteirinha – nada de MMORPGs, por favor… Porém, eu não acho que o time de Ivalice seja o incumbido. Talvez a Square possa achar muita areia para o caminhão da equipe sem a liderança do Yasumi Matsuno. Se for mesmo, creio que o compositor preferido dessa vertente é o Hitoshi Sakimoto.

  3. 5 Farley 26/03/2012 às 8:51 pm

    Alexei, chegou a ver as outras músicas que já foram liberadas? Gostei especialmente do primeiro tema de batalha dos chefes. Ainda bem que essa ost vai ser lançada oficialmente :)

  4. 9 Wesley Pires 26/03/2012 às 11:03 pm

    TAMERDA, VIU. Essa trilha do Mitsuda me fez tremer. e mão sei porque, mas as musicas me derama sensação de “pleno voo” ou coisa assim. Tu vÊ meus textos, sabe que sou cmum nessas analogias malucas. Porem eu gostei dessa smusicas com isntrumentos mais “simples” como o violão, um “tamborete ali e acolá. Eu estou curiosopara ver todo o album e confirmar toda essa variedade gostosa.

  5. 10 Marcelo Martins 05/04/2012 às 4:29 pm

    Alexei,

    Obrigado por compartilhar essa notícia.

    Eu não tinha ouvido ainda os samples dessa trilha e achei, até agora, uma das melhores trilhas já lançadas pela Nintendo nos últimos anos. Fiquei muito impressionado com a qualidade artística e a bela produção destas músicas. Fiquei também muito feliz em saber que o Koshiro ainda manda extremamente bem.

    O posto de número 1 que a trilha de Super Mario Galaxy ocupa na minha lista de trilhas favoritas ficou abalado. Vou precisar ouvir esse material com mais calma.

    A Nintendo deveria lançar essa trilha fora do Japão. Será que eles não sabem que a gente quer dar nosso dinheiro pra eles?

    • 11 Alexei Barros 16/04/2012 às 5:21 pm

      Pelo jeito, não… =(

      Curioso que já ouvi dizerem que a Nintendo desistiu de lançar álbuns no varejo justamente porque as vendas não andavam boas. Daí, hoje em dia, só são discos promocionais mesmo.

      Ainda estou para ouvir a trilha inteira. Mas, olha, não é de hoje que o Koshirão vem arrebentando em trabalhos recentes. Gosto muito das trilhas da série Etrian Odyssey e do 7th Dragon.

  6. 13 Farley 08/05/2012 às 7:46 pm

    E muito tempo depois finalmente consegui ouvir o álbum.

    É um álbum até interessante, mas não entendi certas omissões e algumas escolhas. Pra mim entrava Pandora’s Labyrinth of Deceit no lugar de The Reaper’s Line of Sight (parecida demais com The Return of Palutena). Outra escolha que não entendo foi o tema do Dark Pit do multiplayer ao invés da versão do Capítulo 6, muito mais completa. Tirando isso, o álbum abrange bem a ótima trilha sonora do jogo.

    E outra coisa chata: aparentemente no encarte não tem a atribuição de composição para cada uma das músicas, como observado no VGMDB… uma pena :(

  7. 14 Alexei Barros 17/05/2012 às 3:30 am

    Revoltante mesmo não ter os créditos detalhados, tampouco o álbum incluir todas as músicas do jogo.

    Que doideira – no bom sentido – a “Pandora’s Labyrinth of Deceit”. Ouso até afirmar que nunca vi uma música tão maluca em um jogo da Nintendo. Apostaria minhas fichas que o compositor dessa foi o Masafumi Takada.

    Apesar da semelhança entre a “The Reaper’s Line of Sight” e a “The Return of Palutena”, achei as duas estupendas. É uma dificuldade escolher entre uma ou outra. Creio que gostei mais da segunda e me deixa triste saber que nunca saberei quem é o compositor… tem cara de Noriyuki Iwadare.

    E concordo sobre o tema do Dark Pit. A versão do capítulo 6 é mais interessante mesmo.


Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.513 outros seguidores

