Os cameos de Asura’s Wrath – o jogo que é um anime e vice-versa

Por Claudio Prandoni

Gosto de franquias novas nos games. Especialmente quando buscam inspiração em fatos históricos ou mitologia, pois geralmente rendem releituras bacanas – e interativas! – que ajudam a apresentar essas paradas para novas gerações e revitalizar representações antigas.

De maneira particular, fico feliz também quando é a Capcom envolvida na produção.

Por mais que seja questionável a “Fantástica Fábrica de Continuações” que ela estabeleceu com seus Street Fighter, Mega Man, Resident Evil e afins da vida, quando decide investir em marcas novas ela coloca muitas fichas na parada, como fez com Okami, Zack & Wiki, God Hand e até um pouquinho antes com Onimusha e Devil May Cry – todos títulos de qualidade altíssima (ok, o God Hand não é lá unanimidade, mas não deixa de ser um game de proposta bacana e inusitada).

Asura’s Wrath é o mais novo integrante dessa trupe, com seu caldeirão efervescente de ficção científica e elementos de religiões orientais e uma ousada e arriscada proposta de mesclar narrativa exagerada ao melhor estilo anime (e com pouquíssima interação) com trechinhos de pancadaria desvairada, à la Górouór God of War e similares e genéricos.

De cara, Asura já consegue espaço no panteão de figuras marcantes da Capcom. Parece um primo invejoso do Kratos – aquela história de cara cheio de raiva que busca vingança contra os deuses não é exatamente nova -, mas funciona.

Comentários à parte (eles serão servidos após o pulo intergaláctico, para evitar spoilers e tal), é um jogo divertido e que transborda personalidade. Feito pela equipe da CyberConnect2, dos excelentes jogos de luta do desenho animado Naruto, não deixa de lado também o DNA Capcom de ser e apresenta intervenções sutis de figurinhas queridas da empresa.

Entre um episódio e outro do game, sequências com ilustrações narram momentos importantes da trama. Com a alavanca analógica do controle é possível xeretar os cantos desses desenhos e encontrar coisas bacanas, saca só:

A eterna Amaterasu, de Okami; um gatinho soldado ou coisa, de Monster Hunter; e um Blanka, de Street Fighter (sério? não diga!). Aliás, repare: não é qualquer Blanka, mas sim o bonequinho que Yoshinori Ono, atual produtor da série, carrega para os quatro cantos do planeta.

Ah, tem um quarto quadrado aí, mas não tenho certeza absoluta da referência: os soldados malvados parecem estar imitando poses do Dhalsim, como o clássico parafuso (ou pirulito, depende do fliper que você frequentava).

Com relação ao jogo em si, curti demais. Mas isso porque também curto mangás de ação, ao estilo Dragon Ball. Asura’s Wrath busca inspirações mil de obras do tipo, joga na panela, mistura até dar liga e coloca em novas formas.

Os ingredientes estão lá: traições, vilões rocambolescos e afetados, poderes cada vez maiores e over NINE THOUSAND, monólogos pseudo-filosóficos, heróis com poderes incontroláveis e por aí vai. Só muda mesmo o acabamento do bolo – e o resultado é dos mais saborosos.

Só achei mancada absurda o final totalmente ~cliffhanger~, ou seja, que acaba, mas não termina. Encerrando bem na hora do ponto alto do desenlace e deixando um abismo absurdo para uma continuação – ou talvez um DLC vigoroso.

De qualquer maneira, logo menos chegam episódios adicionais, que explicam melhor algumas passagens da história, assim como outro conteúdo extra que promove mais um crossover: Ryu e outas figuras de Street Fighter aparecem para desafiar Asura ou coisa do tipo.

PS.: Você viu que bacana o bonequinho que a loja online da Capcom deu pra quem comprou o jogo em pré-venda? Bem que podiam trazer esse treco pra cá pro Brasil também…

1 Response to “Os cameos de Asura’s Wrath – o jogo que é um anime e vice-versa”


  1. 1 Shirokasi 30/03/2012 às 8:50 pm

    Eu estou jogando e gostando muito.

    A história é clichê do jeito que eu gosto, só acho que as partes de gameplay poderiam ser melhores.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: