Last Bible III: 16 anos após o lançamento do jogo, a trilha original em CD


Por Alexei Barros

‘Last o quê?’ você se pergunta. Calma. Pude fazer duas constatações: o montante de álbuns lançado em CD é muito pequeno diante do total de jogos com trilhas memoráveis e existem muitos RPGs 16-bits além do mundo quadrado da Square – isso vale mais para mim, que sempre privilegiou a produtora.

Cavoucando pérolas perdidas naquela lista das 700 melhores composições eleitas por japoneses me deparei com a faixa em 441º lugar: “Devil Forest” do Last Bible III. A OST não tinha sido lançada e só encontrei o arquivo “rsn” no SNESmusic.org. Fiquei surpreendido pela quantidade de boas composições, com um jazz altamente cativante. Não muito tempo depois o melhor foi saber da publicação da Last Bible III Soundtrack dia 5 de outubro de 2011. Com o selo da SuperSweep, o álbum é parte da série “Game Music Discovery”, que procura resgatar trilhas de jogos obscuros que não foram publicadas na época, mesmo que tardiamente. No ano passado inclusive saíram Megami Tensei Gaiden Last Bible Soundtrack e Megami Tensei Gaiden Last Bible II Soundtrack – muito boas, por sinal.

Last Bible é uma saga de spin-offs da longeva série Megami Tensei da Atlus. Os dois iniciais foram lançados primeiro para Game Boy e depois para Game Boy Color somente no Japão; o primeiro chegou a ser localizado nos EUA com o título Revelations: The Demon Slayer. Com o dedo da Sega, o Game Gear teve um port do capítulo original e uma sequência exclusiva, Megami Tensei Gaiden: Last Bible Special. Toda essa confusão só para ilustrar, porque o jogo que interessa é o Last Bible III, o único da série para um console de mesa, o Super Famicom. É de 1995, mesmo ano de Chrono Trigger, Yoshi’s Island e Donkey Kong Country 2. O compositor é o obscuro Hiroyuki Yanada, que, com o mais desconhecido ainda Iwao Mitsunaga, criaram a trilha dos jogos de Game Boy lançadas em CD.

Não que você tenha se interessado, mas em caso de curiosidade passe pelo vídeo abaixo.

Não me contive e destaquei as músicas que mais me agradaram acompanhadas por breves comentários, com a vã esperança de que minhas palavras despertem o seu interesse por essa trilha tão pouco comentada (a não ser pelos mestres hardcore do fórum do Soundtrack Central).

1-10 – “Hometown”

Não dá vontade de sair da cidade natal com uma música dessas: enquanto o violão confere um clima de calmaria, algo que se aproxima de uma sanfona deixa o ambiente mais convidativo. Quando há o teclado, o baixo se engrandece.

1-19 – “Hill”

O que parece ser um sax sintetizado no começo embala uma melodia bastante simpática, que não cansa de ouvir na exploração.

1-29 – “Harry”

Pura animação na música que apresenta timbres que imitam piano especialmente, com algumas flautas eventuais.

1-25 – “Bullton Tower”

Sombria, parece pouco melódica até que surge o inesperado com o timbre indefinido em relevo. Mas o que mais impressiona é a simulação de diversos instrumentos de percussão.

1-26 – “Battle II”

Pense só na alegria que deve ser a batalha no jogo: melodia animada que está mais para uma fanfarra de vitória do que tema de batalha.

1-35 – “Val Ship”

O mistério está no ar. Grande variedade de timbres e camadas melódicas. Mesmo que a qualidade do SNES tenha ensejado composições até mais complexas, sempre impressiona uma faixa com tamanha qualidade.

1-39 – “Red Owl”

Uma espécie de órgão serve de base para dois timbres típicos de instrumentos de sopro mostrarem a que vieram.

2-01 – “Megalopolis”

Pelo nome, a primeira lembrança é do SimCity… nada a ver. De novo sax sintetizado e melodia agradável.

2-06 – “Shark Ship”

Se você achava que as coisas estavam muito calmas… ouço ressonâncias de Streets of Rage nas linhas de baixo ou viajo na maionese?

2-11 – “Gafi Service”

Praticamente um ska, com uma guitarrinha típica e o teclado comandando a faixa animada.

2-14 – “Flara Flower”

Faixa climática, com um baixo fenomenal e uma melodia bacana.

2-18 – “Felest Tower”

A batida é a que mais empolga. Uma breve variação dá um clima meio… alienígena?

2-20 – “Devil City Usher”

A faixa inicia como um jazz preguiçoso, com um solo de flauta. O timbre que parece uma gaita se põe à frente, seguido por assobios. O acompanhamento é da bateria e de um contrabaixo acústico – dá para sentir a típica sonoridade das cordas sendo dedilhadas.

2-21 – “Devil Forest”

Não podia ter ficado de fora. Batida misteriosa de bateria, sons de flautas e assobios esparsos. Passa ou não passa a sensação de uma floresta?

2-22 – “Battle IV”

Tema de batalha bastante atípico, com baixo, bateria e um timbre que parece imitar um vocal. Empolgante.

2-24– “Field II”

Se você não gostou de nada até aqui, espero que mude de opinião com esta. Uma música que instiga a exploração… ao menos foi o que o nome da faixa me induziu a pensar.

2-26 – “Battle With Alec”

Provavelmente a minha favorita, pela levada, de novo, Streets of Rage, com timbres graves e batidas marcantes. Quem poderia imaginar que seria o tema de batalha de um RPG?

2-34 – “Sky Wing”

De novo baixo e bateria se destacam, com uma melodia que cresce em empolgação – sensação que se estende ao ouvir toda a trilha do Last Bible III.

7 Responses to “Last Bible III: 16 anos após o lançamento do jogo, a trilha original em CD”


  1. 1 Storm 05/11/2011 às 11:32 am

    Nem sabia da existência dessa saga. Mas a trilha sonora parece incrivelmente promissora pelo que ouvi. Ver se acho um link pra baixar a OST toda.

  2. 2 clefbits (@clefbits) 07/11/2011 às 11:26 am

    Oi Alexei,

    Muitíssimo obrigado por compartilhar informações sobre esse disco. Realmente, é um trabalho de altíssima qualidade e me impressiono com a quantidade de músicas boas que foram criadas para os jogos da era 16 bits. Muitas pouco conhecidas, como essa que vocè publicou.

    Excelente linha de baixo em Hometown, com muito “groove” e extremamente memorável. Aliás, parece que o baixo é destaque em quase todas as músicas dessa trilha.

    Val Ship é realmente especial, com um clima mais “misterioso” que desperta a vontade de explorar o lugar.

    A linha de baixo em “Shark Ship” lembra mesmo um pouco um trecho da linha de baixo de “The Streets of Rage” (mais ou menos em 0:40 da música), do primeiro jogo de série. A linha do Hiroyuki Yanada é um pouco mais “alegre”, mas acho perfeitamente possível que ele tenha sido influenciado por Yuzo Koshiro. É difícil não ser…

    Consigo escutar influências de Beatles na Flara Flower e também na Field II. A linha de baixo de Field II parece ter sido composta por Paul McCartney.

    Grande abraço!
    Marcelo Martins

  3. 3 Alexei Barros 07/11/2011 às 11:09 pm

    Caramba, duas pessoas se manifestaram! Fico satisfeito por ter despertado o interesse pela trilha.

    @ Storm

    Não queria colocar o link aqui, mas caso não encontre o arquivo .rsn dá uma bela ideia da trilha. Basta usar aquele plugin do Winamp, o Chimpamp. E é bom que os arquivos do Superfamicom.org estão bem organizados, com divisão das faixas e títulos das músicas.

    @ Marcelo

    Ufa, ver que você também concordou sobre a similaridade com Streets of Rage me faz perceber que não falei besteira!

    Fiquei ainda mais surpreso com a similaridades com Beatles, nunca eu pensaria em algo assim. E não surpreende dada a influência da banda nos compositores de games japoneses.

  4. 4 Gustavo 08/11/2011 às 1:33 am

    Ainda não ouvi a trilha de Last Bible 3, mas acabei ouvindo a trilha dos dois primeiros depois desse post. E não é que é bom mesmo? Lembro inclusive de ter jogado o primeiro num emulador de gameboy, na época nem sabia o que era SMT. Ótima recomendação (:

  5. 5 erikamth 08/11/2011 às 1:00 pm

    Vc conseguiu despertar meu interesse tambem! Eu ainda nao ouvi todas as suas favoritas, irei fazê-la agora!

    Realmente é uma pena que nosso conhecimento de RPGs retrôs se resume a Square. Eu amo mais jogos e rpgs japoneses, então conheço alguns mais desconhecidos, mas passo bem longe de grandes raridades.

    Obrigada por compartilhar a lista de melhores eleitas pelos japoneses! Como eu disse, eu sou fã de rpgs japoneses, então vou adorar essa lista! E vai aumentar minha lista de jogos para jogar! :D

  6. 6 erikamth 08/11/2011 às 1:19 pm

    Falando sério. Acho q vou começar a colecionar CDs de OSTs antigas e de jogos obscuros. Muito mais legal do que colecionar jogos de SNES! :)

    Além de eu preferir muito mais ouvir do CD do q do mp3, eu gosto de ter o CD fisicamente.

  7. 7 Alexei Barros 09/11/2011 às 1:26 pm

    Ainda mais surpreso com mais comentários. Achei que o post ficaria às moscas…

    @ Gustavo

    Se você gostou das do Game Boy, acho que é praticamente certo que goste do Last Bible III por ser do mesmo compositor. Ao menos testá-los no emulador é algo que deveria fazer…

    @ Érika

    Pior que nem os da Square, os japoneses, eu consegui jogar decentemente, como Bahamut Lagoon, Rudra no Rihou, Front Mission, os três Romancing SaGa… melhor parar por aqui. =/

    Sobre a lista das 700 faixas, eu fiquei um bom tempo cavoucando as músicas no YouTube e tinha uma música melhor que a outra. Dá para dizer que a maioria jamais apareceria em alguma relação ocidental.

    Se quiser comprar mesmo o CD acho uma boa aproveitar que o álbum saiu há poucas semanas. Talvez depois fique mais difícil de encontrar. Não faço ideia se a loja online da SuperSweep entregaria por aqui, mas pelos comentários de pessoas que adquiriram no fórum do VGMdb creio que é possível sim.


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