Symphonic Fantasies no Japão


Por Alexei Barros

“Um sonho que se tornou realidade”, assim definiu Thomas Boecker ao informar o advento do concerto Symphonic Fantasies – music from Square Enix no Japão que se dará em 2012, ainda sem data definida. Tamanha empolgação se explica muito facilmente, pois será o décimo concerto consecutivo do produtor alemão, cuja primeira apresentação data de 2003, First Symphonic Game Music Concert, o primeiro concerto de games realizado fora do Japão. Além disso, é muito raro récitas estrangeiras de games mostrarem que o ocidente é capaz de produzir espetáculos tão bons e, por que não, até melhores que os nipônicos com as próprias músicas que eles criaram.

Fazendo um exercício de memória, lembremos que o primeiro a realizar tal façanha foi o Video Games Live em 2009, mas o fato de a turnê nunca mais ter voltado para lá é um indício de que as coisas não foram tão boas como propalado pelos organizadores. No ano passado houve a visita a Tóquio da excursão Distant Worlds, que é produzida pela AWR Music do maestro Arnie Roth. Considerando que a maior parte das partituras veio de apresentações antigas feitas no próprio Japão não dá para considerar totalmente.

Já o alemão Symphonic Fantasies chegou ao Japão somente pela transmissão em vídeo em 2009 (e gravações publicadas no YouTube e Nico Nico Douga) e pelo lançamento em CD realizado em setembro de 2010. Com o terreno preparado, não tem como dar errado: a performance será da Tokyo Philharmonic Orchestra (a mesma do Monster Hunter 5th Anniversary Orchestra Concert ~Hunting Music Festival~) e do Tokyo Philharmonic Chorus, que já participou das gravações de dezenas de trilhas de jogos e animes. Solistas, os mesmos de sempre: Benyamin Nuss e Rony Barrak, e na batuta da regência, Eckehard Stier, que conduziu a gravação do álbum drammatica. Originalmente o concerto exigiu 14 dias de ensaios; mesmo se não for exatamente as duas semanas a disciplina e experiência japonesas vão certamente garantir qualidade similar exibida pela WDR Radio Orchestra e WDR Radio Choir há dois anos. Alguns dos compositores, como o Yasunori Mitsuda e a Yoko Shimomura até promoveram o espetáculo no Twitter, mas ainda não está confirmada a presença deles e do Hiroki Kikuta e Nobuo Uematsu como na Alemanha, porque vai depender de coincidir as agendas dos compositores. Mas, como em 2009, os dois arranjadores finlandeses Jonne Valtonen e Roger Wanamo estarão presentes.

Em julho de 2012 o mesmo Symphonic Fantasies também terá duas reprises na Alemanha.

[via Square Enix]

0 Responses to “Symphonic Fantasies no Japão”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: