“Welcome Aboard The U.S.G. Ishimura” – Dead Space (Video Game Heroes)

Por Alexei Barros

Largando na frente das grandes turnês de concertos, o Video Game Heroes executou a “Welcome Aboard The U.S.G. Ishimura” do Dead Space, jogo lançado em 2008 cuja trilha compartilha um bocado a abordagem modernista que caiu tão bem nas músicas de BioShock. Vendo como foi a performance no vídeo, dá para considerar uma atitude bastante ousada tocar uma música nesse estilo sem o telão. Em um VGL ou Play! da vida, as imagens do jogo ajudariam a ilustrar uma faixa de ambiência como a escolhida e evitar que parte do público possivelmente se entediasse. Sem outros subterfúgios, como iluminações espalhafatosas, a execução se garantiu somente pela atuação da orquestra.

Detalhe que esta e a “Athens Harbour Chase”, pelo que diz o programa do evento, possuem versões exclusivas para a apresentação. Porém, as diferenças em relação à original me pareceram sutis demais, quase imperceptíveis em uma escutada menos atenta, ao menos nessa gravação amadora. Não é o tipo de música que me faz querer ouvir muitas vezes, mas o Video Game Heroes ganha pontos pelo arrojo.

4 Responses to ““Welcome Aboard The U.S.G. Ishimura” – Dead Space (Video Game Heroes)”


  1. 1 Cosmonal 10/09/2011 às 1:13 am

    Muito bom, Alexei! Puxa, olha, eu que sou fã número 1 do Jerry Goldsmith, especialmente pela trilha de Alien 1, e também um fã (óbvio, rs) dos dois Dead Space… a trilha dele é soberba. O compositor não caiu no óbvio de seguir o estilo de Alien (sim, a trilha de Goldsmith no primeiro Alien você deve saber que é referência em terror/sci-fi no “meio”) diretamente, o tempo todo… ainda que, essa em especial, em 1:54 entra um trecho que não dá pra desconectar de um dos temas de Alien — onde ele deixa claro que “assistiu Alien” — claro né, e ainda bem! (risos)

    Em meu ranking pessoal, as melhores trilhas modernas de jogos com toques sci-fi/horror são de Fallout 3 e Dead Space, respectivamente.

    Valeu mesmo, eu iria ao delírio se estivesse lá. Sonho…

    • 2 Alexei Barros 10/09/2011 às 1:25 am

      Valeu por ter traçado esse paralelo com o Jerry Goldsmith, Cosmonal! Como não tenho o mesmo background de trilhas de filmes, acabo não percebendo esses elos perdidos entre o cinema e os videogames. E noto que isso me faz falta, já que a game music está cada vez mais com tom cinematográfico.

      Seu comentário favorável à performance também me fez perceber que a música, mesmo não melódica nesse caso, é muito atraente para quem vivenciou o jogo, o que, infelizmente, não é o meu caso, porque nem sequer testei o Dead Space ainda.

      Falando em Fallout 3, no mesmo Video Game Heroes foi executado o tema principal assinado pelo Inon Zur, mas o usuário do YouTube que gravou o concerto ainda não subiu o vídeo.

      • 3 Cosmonal 10/09/2011 às 10:32 am

        Excelente complemento, é um tema atraente por ser marcante no jogo.

        Caramba, arruma esse vídeo da performance do tema de Fallout 3 do mestre Inon Zur aê, Mr. Alexei! :D estarei mais do atento ao seu feed, sei que se aparecer você disponibiliza pra gente :) abraçāo!

        • 4 Alexei Barros 10/09/2011 às 4:43 pm

          Na descrição dos vídeos o usuário disse que gravou o concerto todo, mas que vai subir apenas metade da apresentação. Se for receio de prejudicar a venda digital do álbum não vejo razão para isso, como o registro é amador e de maneira alguma substitui a gravação oficial. Caso ele não suba, vou procurar pedir…

          abs!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: