Por Alexei Barros
Largando na frente das grandes turnês de concertos, o Video Game Heroes executou a “Welcome Aboard The U.S.G. Ishimura” do Dead Space, jogo lançado em 2008 cuja trilha compartilha um bocado a abordagem modernista que caiu tão bem nas músicas de BioShock. Vendo como foi a performance no vídeo, dá para considerar uma atitude bastante ousada tocar uma música nesse estilo sem o telão. Em um VGL ou Play! da vida, as imagens do jogo ajudariam a ilustrar uma faixa de ambiência como a escolhida e evitar que parte do público possivelmente se entediasse. Sem outros subterfúgios, como iluminações espalhafatosas, a execução se garantiu somente pela atuação da orquestra.
Detalhe que esta e a “Athens Harbour Chase”, pelo que diz o programa do evento, possuem versões exclusivas para a apresentação. Porém, as diferenças em relação à original me pareceram sutis demais, quase imperceptíveis em uma escutada menos atenta, ao menos nessa gravação amadora. Não é o tipo de música que me faz querer ouvir muitas vezes, mas o Video Game Heroes ganha pontos pelo arrojo.
Muito bom, Alexei! Puxa, olha, eu que sou fã número 1 do Jerry Goldsmith, especialmente pela trilha de Alien 1, e também um fã (óbvio, rs) dos dois Dead Space… a trilha dele é soberba. O compositor não caiu no óbvio de seguir o estilo de Alien (sim, a trilha de Goldsmith no primeiro Alien você deve saber que é referência em terror/sci-fi no “meio”) diretamente, o tempo todo… ainda que, essa em especial, em 1:54 entra um trecho que não dá pra desconectar de um dos temas de Alien — onde ele deixa claro que “assistiu Alien” — claro né, e ainda bem! (risos)
Em meu ranking pessoal, as melhores trilhas modernas de jogos com toques sci-fi/horror são de Fallout 3 e Dead Space, respectivamente.
Valeu mesmo, eu iria ao delírio se estivesse lá. Sonho…
Valeu por ter traçado esse paralelo com o Jerry Goldsmith, Cosmonal! Como não tenho o mesmo background de trilhas de filmes, acabo não percebendo esses elos perdidos entre o cinema e os videogames. E noto que isso me faz falta, já que a game music está cada vez mais com tom cinematográfico.
Seu comentário favorável à performance também me fez perceber que a música, mesmo não melódica nesse caso, é muito atraente para quem vivenciou o jogo, o que, infelizmente, não é o meu caso, porque nem sequer testei o Dead Space ainda.
Falando em Fallout 3, no mesmo Video Game Heroes foi executado o tema principal assinado pelo Inon Zur, mas o usuário do YouTube que gravou o concerto ainda não subiu o vídeo.
Excelente complemento, é um tema atraente por ser marcante no jogo.
Caramba, arruma esse vídeo da performance do tema de Fallout 3 do mestre Inon Zur aê, Mr. Alexei! :D estarei mais do atento ao seu feed, sei que se aparecer você disponibiliza pra gente :) abraçāo!
Na descrição dos vídeos o usuário disse que gravou o concerto todo, mas que vai subir apenas metade da apresentação. Se for receio de prejudicar a venda digital do álbum não vejo razão para isso, como o registro é amador e de maneira alguma substitui a gravação oficial. Caso ele não suba, vou procurar pedir…
abs!