“Final Confrontation” – Castlevania: Lords of Shadow (Festival Cine Ubeda 2011)

Por Alexei Barros

Por consequência do aumento da participação de compositores cinematográficos nas trilhas dos jogos, a game music acaba ganhando espaço também em concertos de músicas de filmes. Ainda é uma tendência recente, ou não sei se é até prematuro demais chamar de tendência: calhou de tocarem algumas faixas do Castlevania: Lords of Shadow no espetáculo Festival Cine Ubeda 2011 na Espanha. Não por coincidência; o compositor é o espanhol Óscar Araujo que esteve presente no concerto e assistiu à exímia performance da Orquesta Filarmónica de Málaga e do Coro Zyriab na regência de Arturo Díez Boscovich.

Nota-se pelo vídeo, de uma qualidade pelo menos duzentas vezes melhor que a média dos registros amadores, a magnitude da orquestra e do coral. Uma grandiloquência que julgo necessária, visto que devem ter usado a mesma partitura da gravação da trilha que foi executada pela Bratislava Symphony Orchestra, com cerca de 120 instrumentistas.

Por isso tudo, entre tantas seleções de filmes e seriados, a faixa “Final Confrontation” do Lords of Shadow acaba não se distinguindo como música de videogame na apresentação. Quem não jogou ou não conhece a trilha é capaz de ouvi-la sem imaginar que o tema veio de um jogo, o que é natural, dada a origem do compositor.

Agradecimentos à Jejé Pinheiro pela valiosa descoberta.

9 Responses to ““Final Confrontation” – Castlevania: Lords of Shadow (Festival Cine Ubeda 2011)”


  1. 1 Eddy 16/08/2011 às 7:38 pm

    Ouw!!!!!

    Excelente… eu sou bem antenado com o mundo dos temas de jogos e esse, realmente, me arrepiou….

  2. 2 Farley 17/08/2011 às 4:50 pm

    Bela execução… mas essa música não me apetece de maneira alguma. Na verdade toda a trilha sonora do Castlevania Lords of Shadow não me agradou, ficou com um ar de “filme épico” demais, algo meio genérico, sei lá.

    Saudades da Michiru Amane :(

    • 3 Alexei Barros 18/08/2011 às 10:26 am

      Eu até cogitei fazer um post da trilha do Lords of Shadow, quando reparei que ficaria meio repetitivo. A maioria das músicas tem esse ar pomposo, épico mesmo, sem uma melodia que realce aos ouvidos.

      Se a série continuar sob os cuidados da Mercury Steam, acho difícil da Michiru Yamane voltar, porque o estúdio deve preferir usar o Óscar Araujo.

      • 4 Farley 18/08/2011 às 8:44 pm

        Uma pena que a Mercury Steam prefira o Óscar Araujo…
        Esperemos então o inevitável Castlevania para 3DS, aí sim com trilha de autoria da Michiru Yamane =D

  3. 5 Renan Gonçalves Flores 19/08/2011 às 5:31 pm

    Eu não joguei esse título e também não sou um grande especialista em VG Music, mas realmente senti um ar muito diferente das composições da Michiru, principalmente do clássico “Symphony of Night”.

    Mas ouvindo como músical não incidental eu curti bastante, principalmente o trabalho dos metais. Tem uma parte no meio que acho que são alguns trombones fazendo “slide”. Isso eu achei muito gostoso de ouvir.

  4. 6 Storm 21/08/2011 às 1:11 pm

    Eu joguei bastante de LoS e simplesmente amei a OST, e o tom cinematográfico caiu muito bem… Um trecho de “Ice Titan”, minha faixa favorita, inclusive toca nessa “Final Confrontation”. Aliás, espetáculo esse vídeo. =)

  5. 7 Jessica Pinheiro 21/08/2011 às 4:26 pm

    Não acho uma “pena” o Oscar Araujo fazer a composição como foi citado aí em cima, ele é tão profissional e talentoso quanto a Michiru.
    Eu sou fã da série clássica, e curti muito o LoS e principalmente sua trilha. Inclusive, não achei nada genérico, em vista que vários trehos e músicas foram remixadas de jogos antigos da série. A própria Waterfalls of Agharta, minha preferida da trilha diga-se de passagem, é uma nova composição da música “Waterfalls” de Super Castlevania 4.
    Eis os links: http://youtu.be/GmUZ8B2pgAc e http://youtu.be/Bwu4znj7Lfc
    O tom épico das música combina com o game, afinal ele é bem cinemático mesmo, e isso claramente tem dedo do Kojima. :P
    As músicas tocam nos momentos certos, proporcionando um clima diferente a jogatina e compartilhando os sentimentos do herói… Me emocionei muito com certas partes do game por conta da música mesmo.
    E nem vou comentar sobre o jogo em si, pois ficaria até amanhã aqui. XD
    Mas volto a dizer, eu vou fã antiga da série, joguei os de Nintendo, Super Nintendo, PSX, PS2, NDS, GBA… Mas a série chegou num ponto que a série tinha que mudar mesmo. A própria história já não tinha mais respostas, e sim só perguntas. O LoS foi mais do que necessário, foi bem vindo. É hoje o meu Castlevania favorito. :P

  6. 8 Alexei Barros 23/08/2011 às 11:11 pm

    @ Renan

    Que isso, não se menospreze! Eu também não pude terminar o Lords of Shadow ainda; aliás, da série Castlevania só fechei mesmo o Symphony of the Night.

    Muito bem observado sobre o slide dos trombones – desconhecia o termo, confesso -, que podem ser ouvidos mesmo sendo a gravação amadora.

    @ Storm

    Bacana ter uma opinião discordante de quem jogou, terminou e gostou. Até acho que a “Ice Titan” merecia uma performance exclusiva para o segmento, mesmo que um trecho dela apareça na faixa do vídeo.

    @ Jejé

    Ah, sim, só é competente de uma forma diferente da Yamane, digo, até pelas origens completamente diferentes. O Óscar veio do cinema e a Michiru começou a carreira na Konami.

    Tinha lido isso que a trilha do Lords of Shadow traria arranjos de faixas conhecidas, mas não sabia de nenhum exemplo, até achei que fosse um blefe. Grato pelos links!

    Valeu pela opinião favorável ao jogo e à trilha também de alguém que conhece a fundo a série! Preciso criar vergonha na cara para comprar e jogar, mesmo sendo um admirador tão desatualizado de Castlevania. =/


  1. 1 “Maze Gardens” – Castlevania: Lords of Shadow (Festival Cine Ubeda 2011) « Hadouken Trackback em 01/09/2011 às 12:44 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: