“Snake Eater” – Metal Gear Solid 3: Snake Eater (Ensemble Game Classica)

Por Alexei Barros

Arranjo, arranjo, arranjo. Escrevo tantas vezes a palavra, mas vale frisar sua etimologia: “adaptação de uma composição a vozes ou instrumentos para os quais originalmente não havia sido escrita”. Para a maioria dos concertos de games isso não vale, porque muitas vezes são tocadas versões idênticas às músicas que se ouve no jogo. Isso só ganha um significado especial ao vivo, evidentemente, ou em vídeos. Do contrário é um tanto redundante.

Mais irônico é que o VGL, notório por reproduzir músicas fiéis às originais, fez de certa forma um arranjo ao substituir o vocal da “Snake Eater” pelo saxofone de Norihiko Hibino, ainda que a canção tenha sido interpretada por uma cantora, Laura Intravia, em apresentações mais recentes. Mas apaga tudo: o sax, a voz, os metais. A Ensemble Game Classica adaptou a contento a música para um quarteto de cordas. Toda aquela multiplicidade de instrumentos foi incrivelmente vertida para dois violinos, uma viola e um violoncelo. Nenhum detalhe foi deixado de fora. Eu gostei, fiquei satisfeito. Detalhe é que eles usaram como base a versão americana, não a “Snake Eater (Japanese version)”, que acho menos inspirada.

8 Responses to ““Snake Eater” – Metal Gear Solid 3: Snake Eater (Ensemble Game Classica)”


  1. 1 Rafael Fernandes 31/07/2011 às 9:13 am

    Muuuuuuito bom! ^^

    Realmente não ficou faltando nada no arranjo. E eu gosto de versões assim, por quartetos… Não sei se falo besteira agora, mas é uma forma de minimizar a música que ainda assim a torna mais “cheia” do que a original, às vezes.

    Aliás, também tenho que concordar que a versão japonesa da Snake Eater é bem menos inspirada do que a versão americana. Aliás, tem algum motivo para essa divergência?

  2. 2 Alexei Barros 31/07/2011 às 2:38 pm

    HAHAHAHAHA!

    Eu acho que você está certo sobre o comentário do quarteto; só acresento como é muito mais interessante evocar as memórias da original com uma roupagem diferente. Por isso sempre acho fantástico quando orquestram canções J-pop.

    Sobre a divergência, não tenho a mínima ideia. Seria uma boa perguntar para o Hibino. Meu palpite: a japonesa foi feita antes e preferiram alterar para a versão americana para deixá-la com a instrumentação mais próxima possível dos temas de James Bond. Sei lá também, difícil de entender por que mudam de um lugar para o outro, como Sonic CD, Gran Turismo etc.

  3. 4 erikamth 09/08/2011 às 1:25 am

    Gostei muito! Mas eu amo quarteto de cordas, então acho q suspeita a falar. :)

    • 5 Alexei Barros 09/08/2011 às 1:46 am

      Venho gostando cada vez mais de quarteto de cordas graças às performances da Ensemble Game Classica. Aliás, em breve pretendo publicar mais performances da EGC, de jogos infinitamente mais obscuros – o grupo não se contenta em fazer arranjos criativos e bem elaborados, como procura fugir do óbvio.

  4. 6 Figueras 09/08/2011 às 12:14 pm

    Ae maestro! É offtopic, mas fiquei de boca tão aberta que fiz questão de vir correndo compartilhar isso aqui.

    Escute a música da primeira fase de Double Dragon 2: http://www.youtube.com/watch?v=wAtVCeTGWAE

    E agora, Easy Lover do véio Phil Collins: http://www.youtube.com/watch?v=DHMLWYsPsuc

    Se achar mais uma dessas, dá um belo post de plágios na gamemusic :D

  5. 7 Alexei Barros 10/08/2011 às 3:42 pm

    Se todos os tópicos fossem como esse, Master Figueras!

    Sobre a “coincidência”: MINHA NOSSA! Parece até que pegaram a música de ponta a ponta. Incrível!

    Seu comentário me fez lembrar daquela série de posts sobre as semelhanças entre faixas de game music que acabei não começando, mas preciso iniciar o quanto antes.

  6. 8 Ivan 28/09/2011 às 9:22 pm

    Nunca me canso dessa música!


Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

