The Legend of Zelda 25th Anniversary Symphony: turnê terá número de 18 minutos de Twilight Princess


Por Alexei Barros

Desde a E3 2011 não falei mais sobre a The Legend of Zelda 25th Anniversary Symphony, a turnê comemorativa da série que excursionará por Japão, Europa e EUA, mas provavelmente você foi mais atento que eu e não perdeu os detalhes. Relembro apenas o que já havia dito: a primeira apresentação acontecerá dia 10 de outubro, no Sumida Triphony Hall em Tóquio, com performance da Tokyo Philharmonic Orchestra e regência de Taizo Takemoto. Os ingressos só poderão ser adquiridos se antes você comprar o The Legend of Zelda Ocarina of Time 3D. Que coisa, não?

Agora as novidades apregoadas nesse meio tempo:

– Dia 21 de outubro ocorrerá uma apresentação em Los Angeles, EUA, no Pantages Theatre. Sem informações sobre orquestra e maestro.

– Embora o site nipônico da turnê seja diferente do americano, tudo leva a crer que a excursão inteira, em âmbito mundial (ou melhor, do hemisfério norte) e não somente as apresentações no ocidente como eu achava, é produzida pela Jason Michael Paul Productions. Sinceridade? Não sei por que a Nintendo o procurou, tendo em vista as inconstâncias do Play! A Video Game Symphony.

– Concluo assim, porque neste tuíte, Chad Seiter disse que ele e Koji Kondo são os arranjadores. Para quem não se recorda, Seiter é o responsável pelos novos números de Mario, Zelda, Metroid e Castlevania, entre outros, do Play! Apesar da boa impressão inicial da releitura vampiresca, achei as versões da Nintendo em um nível inferior. E outra: estranha a informação que o Kondo também vai arranjar, a não ser que ele, Seiter, faça a orquestração – não me lembro de arranjos para orquestra do Kondo. De toda forma, fico surpreso por Mahito Yokota não estar envolvido de alguma maneira como é o orquestrador número 1 da Nintendo. Talvez revelem depois.

– A única informação verdadeiramente empolgante e relevante é a revelação neste tuíte de que o segundo movimento do concerto será de um segmento enfocado no The Legend of Zelda: Twilight  Princess com 18 minutos. Essa extensão lembra alguma coisa? Symphonic Fantasies, Symphonic Odysseys? Aliás, o tempo é metade dos 36 minutos do Symphonic Poem de Zelda do Symphonic Legends, estendidos para 40 no LEGENDS. Vamos ver como será um número extenso que não é produzido na série germânica Symphonic. Não é só enfileirar várias músicas aleatórias como acontece nos medleys de orquestras amadoras que publico; para ser uma suíte é necessário que o segmento conte uma história, com começo, meio e fim, que seja cativante durante todo esse tempo e que mantenha um equilíbrio entre estilos de músicas.  Sabendo o quanto os concertos alemães demandam de ensaios, em apresentações únicas, realizadas no máximo no mesmo dia ou final de semana, fico com o receio por não haver tempo hábil para treinos, como se trata de uma turnê, ainda que poucas visitas tenham sido marcadas. Não contente em soltar a informação, o tuíte também linkou para uma imagem de uma janela de um software utilizado para o arranjo, corroborando a presença da “Midna’s Theme”.

Fico atiçado para mais novidades, só espero que a divulgação seja um pouco mais organizada com notas no site em vez de novidades no Twitter.

[via My Nintendo News]

10 Responses to “The Legend of Zelda 25th Anniversary Symphony: turnê terá número de 18 minutos de Twilight Princess”


  1. 1 Radical Dreamer 30/07/2011 às 12:38 pm

    A informação que eu mais queria ouvir sobre essa série de concertos é que Koji Kondo seria um dos arranjadores. Estou torcendo muito para que ele seja o responsável pela suíte do Twilight Princess, pois creio que o arranjo de Valtonen o impressionou de tal maneira que ele ficou com vontade de fazer algo parecido. Sempre vi Koji Kondo como um compositor ambicioso, mas que infelizmente não compõe tanto quanto devia dentro da Nintendo. Só de ouvir o tema do trailer de 2005 do Twilight Princess é a prova de que ele escreve muito bem para uma orquestra. Se cair nas mãos de Kondo, tenho fé de que ele fará algo impressionante.

    • 2 Alexei Barros 30/07/2011 às 8:05 pm

      Eu confesso que ainda fico com um pé atrás. Não que o Kondo não tenha capacidade, mas experiência mesmo, simplesmente não me recordo de ele ter feito alguma orquestração, até porque isso é uma novidade de alguns anos para cá na Nintendo. E o fato de ser um grande compositor faz dele instantaneamente um grande arranjador. Outro caso similar é o Nobuo Uematsu: a única vez em que ele fez um arranjo orquestrado foi para duas músicas do Final Fantasy V no OGC2.

      Mas que o Kondo deveria compor mais músicas em vez de simplesmente supervisionar o trabalho dos novatos como acontece na maioria das vezes isso estou de pleno acordo.

  2. 3 Radical Dreamer 08/08/2011 às 8:55 pm

    Segundo o site Zelda Informer, já temos dois números para o concerto, além da suíte dedicada a Twilight Princess: Gerudo Valley e um medley dos temas de batalha dos chefes.

    http://www.zeldainformer.com/2011/08/the-legend-of-zelda-symphony-concert-reveals-two-songs.html

    Só não estou achando a fonte da informação, mas se for isso mesmo, já fico animado pelas ótimas escolhas. Há tantos temas de batalha que poderiam dedicar um número desses apenas ao Ganondorf, mas torço por boas surpresas como “Molgera” do WW ou “Boss Battle” do MM. Toru Minegishi tem que estar representado!

    • 4 Alexei Barros 08/08/2011 às 10:03 pm

      Apesar de estar escrito “Hahito Yokota” na nota do Zelda Informer, a revelação das músicas é verídica. No site japonês da turnê foram divulgadas minientrevistas com os responsáveis, e na parte 3 é possível confirmar a informação do Yokota. Se o tradutor do Google não estiver me enganando, no final ele diz também que a orquestra da apresentação em Tóquio terá 100 pessoas e o coral em torno de 50! Isso me deixou confuso: o concerto japonês será diferente do restante da turnê produzida pelo JMP? Aparentemente sim, porque os dois segmentos deveriam ser comentados pelo menos no Twitter da turnê.

      Conheço bem menos das trilhas de Zelda do que gostaria, mas apreciei as duas sugeridas, especialmente a do Majora’s Mask, um jogo tão negligenciado nos concertos. Parece que o Yokota afirma que eles receberam várias sugestões de temas de batalha de chefe, e que quer manter a surpresa para o dia do espetáculo.

      • 5 Radical Dreamer 08/08/2011 às 10:49 pm

        “Se o tradutor do Google não estiver me enganando, no final ele diz também que a orquestra da apresentação em Tóquio terá 100 pessoas e o coral em torno de 50!”

        Caraca é isso mesmo! Segundo a tradução, são mais de 150 pessoas no palco!

        “Isso me deixou confuso: o concerto japonês será diferente do restante da turnê produzida pelo JMP?”

        Pelo que eu entendi de entrevistas passadas, os concertos que serão realizados este ano serão diferentes dos realizados no ano que vem, principalmente no programa. Isso quer dizer que o tour “mundial” começa mesmo em 2012. Estou pensando se isso não quer dizer que os arranjos mais complexos, como a suíte de 18 minutos do Twilight Princess, serão tocados apenas esse ano, pois em um tour mundial fica complicado ensaiar as peças mais complexas, haja vista os ensaios dos concertos em Colônia, que já chegaram a 14 dias. Ainda que falte tal informação oficial, seria fantástico ouvir a suíte com 150 músicos, é mais gente do que nos Symphonic Game Music Concerts!

        • 6 Alexei Barros 09/08/2011 às 12:51 am

          É uma possibilidade o que você disse da excursão iniciar de fato em 2012, e as apresentações de 2011 serem uma prévia. Como comentei no post, a divulgação poderia ser mais bem organizada…

          Outra coisa que me faz pensar que o espetáculo no Japão vai ser diferente. As partituras são preparadas para um número específico de instrumentistas, e não é todo lugar que tem uma orquestra tão grande assim. Repare o que diz este site: “A 70-piece orchestra will be joined by a choir to perform new arrangements…”. Faria muita diferença a desproporção de 30 pessoas…

          Estou bastante curioso para saber o resultado desse segmento de 18 minutos, mas não espero por algo tão denso como as suítes dos concertos Symphonic. Vamos aguardar. Quanto ao número de instrumentistas, de fato, é um número impressionante. Coral já é meio raro em concertos de games no Japão, desse tamanho então…

          • 7 Radical Dreamer 09/08/2011 às 7:42 pm

            “Outra coisa que me faz pensar que o espetáculo no Japão vai ser diferente.”

            Segundo o Bill Trinen, tradutor da Nintendo, Koji Kondo queria que a música da série fosse parte integrante da comemoração de 25 anos, e por isso organizou um concerto especial para o Japão. A ideia expandou-se, e ficou decidido que uma cidade norte-americana (Los Angeles) e uma europeia (Londres) também receberiam esse concerto especial, diferente do tour do ano que vem.

            Acho que isso explica porque o Japão terá uma comemoração diferenciada, visto que a apresentação em Tokyo era vista como única e separada do tour mundial, e partiu da vontade de Kondo.

            Mas ainda assim concordo com você, esse tipo de informação deveria estar sendo divulgada no site oficial ou pelo menos no twitter, sem a necessidade de se ficar correndo por entrevistas.

            A fonte é essa: http://www.destructoid.com/sdcc-new-details-on-the-zelda-25th-anniversary-tour-206975.phtml

  3. 8 Alexei Barros 10/08/2011 às 3:43 pm

    Ah, valeu pela informação, isso deixa tudo muito mais claro. Suspeito também que o CD que o Miyamoto prometeu na E3 é do concerto japonês. Vai saber se alguma coisa da turnê ocidental vai ser publicada.


  1. 1 Artwork do dia: Samus tirando/colocando armadura « Hadouken Trackback em 03/08/2011 às 1:03 am
  2. 2 The Legend of Zelda 25th Anniversary Symphony: Kousuke Yamashita está envolvido nos arranjos « Hadouken Trackback em 23/08/2011 às 5:12 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: