“Lufia II Medley” – Lufia II: Rise of the Sinistrals (Ensemble Game Classica)

Por Alexei Barros

Mario, Zelda, Final Fantasy, Dragon Quest, SaGa, Chrono. Mesmo que os japoneses pró-amadores sejam mais ecléticos em geral que os ocidentais, a maioria das performances é dessas séries. É revigorante quando surge a execução de um jogo não muito comentado como Lufia II: Rise of the Sinistrals (Estpolis Denki II no Japão), que testei apenas alguns minutos, não posso esconder. Coisa rara: um RPG que saiu nos Estados Unidos para Super Nintendo sem o selo da Squaresoft, o que aconteceu até com o primeiro Breath of Fire da Capcom. É obra do estúdio Neverland, com publicação da Natsume. Ironicamente, o jogo recebeu uma reimaginação para DS em 2010 sob o nome Lufia: Curse of the Sinistrals, com participação da Square Enix no desenvolvimento da Neverland.

Penei um bocado para identificar todas as faixas executadas, mas, assim como no “Fire Emblem: Genealogy of Holy War Medley”, fiquei com a sensação que a Ensemble Game Classica começa com boa cadência e ritmo, e no final as composições acabam sendo meio que socadas, aludidas muito brevemente. Nada comprometedor, já que a seleção de músicas é das mais felizes, com referências aos temas de batalha que, nas versões originais, puxam para o rock, e arranjos sinfônicos de rock dificilmente dão errado.

De maneira apropriada, a “Main Theme” começa o medley, e dos quase sete minutos originais, os dois iniciais foram aproveitados, o que achei positivo, preservando a essência da faixa e eliminando eventuais excessos. A “Battle theme #1” (2:41) surge bruscamente, como se quisesse passar a surpresa do combate aleatório, o que não procede no jogo, curiosamente. Pouco importa porque na sequência, em uma transição genial, vem a empolgação da “Battle theme #2” (3:56), com um belo rebusque no arranjo dos dois violinos, viola e violoncelo. A miscelânea tinha tudo para acabar com a sensibilidade da “Ending motif” (5:05) – somente uma tranquilidade temporária. “The mystery lady” (6:39) passa todo o… mistério no violino de fundo e no solo de viola. Rapidamente é feita a transição para “The turret forgotten” (7:08), que parece transmitir um perigo cada vez mais iminente.  “The last duel” (7:52), aproveitando o trecho a partir de 0:40 na original – o tanto que demorei para descobrir isso… –, prepara o espaço para o vigor da “Battle theme #3” (8:20) e da tensão da “For the savior” (9:32). No desfecho “Pulifia” (10:40) recupera a emotividade da “Ending motif”. Bem que eu queria compartilhar pérolas perdidas com maior frequência se existissem mais trabalhos assim, mas para isso as pessoas precisam começar a se interessar por coisas novas ou pouco conhecidas…

– “Lufia II Medley”

“Main Theme” ~ “Battle theme #1” ~ “Battle theme #2” ~ “Ending motif” ~ “The mystery lady” ~ “The turret forgotten” ~ “The last duel” ~ “Battle theme #3” ~ “For the savior” ~ “Pulifia”

0 Responses to ““Lufia II Medley” – Lufia II: Rise of the Sinistrals (Ensemble Game Classica)”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: