“Super Mario Medley” – Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, New Super Mario Bros., Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2 (Play! 2011 em Vienna)

Por Alexei Barros

Foi só eu clamar pelos bootleggers que eles brotaram: se os concertos em Seattle do Play! A Video Game Symphony mal foram gravados, a apresentação em Vienna no último dia 8 de julho foi mais bem registrada, com vídeos dos números novos. Ainda não é ideal pela qualidade meia-boca do áudio, o que impede de analisar a qualidade da performance da National Symphony Orchestra. Por isso, eu me limito a comentar o arranjo e a seleção de faixas.

Evidentemente, Mario fazia parte do repertório da turnê desde o início. Em vez de reaproveitar o arranjo do Nobuo Kurita do OGC1 como fizeram muitos concertos, foi feito um novo exclusivo, “Super Mario Bros. Suite”, preparado por Jonne Valtonen. Com as mudanças promovidas nas últimas apresentações, o segmento de Mario foi reformulado e desta vez foi arranjado de Chad Seiter. Logo de cara afirmo sem medo: não gostei.

Por mais que eu entenda que uma excursão tende a focar em seleções mainstream, não consigo engolir a primeira parte referente ao Super Mario Bros. cumprida de maneira muito igual a tudo o que foi feito dezenas de vezes em outros espetáculos, sem nenhuma novidade ou resquício de criatividade. Tem um “Main Theme” do New Super Mario Bros. ali (1:14) e a “Airship” (Super Mario Bros. 3) aqui (2:17), mas ambas já são conhecidas e poderiam dar lugar para tantas músicas boas nunca executadas antes – o que as pessoas têm contra “Enemy Battle” e “Fortress Boss”? Se você me permitir contundência maior, a rendição da “Castle” do Super Mario Bros. ficou ridícula; além de estupidamente curta, tanto a entrada (1:41) quanto a saída (1:50) são abruptas. O medley ganha pontos por executar a magnificente “Fateful Decisive Battle” do Ryo Nagamatsu do Super Mario Galaxy 2, com coral como na original. Antes ainda tem a “Egg Planet” do primeiro SMG e um trecho de 4:26 a 4:39 que não faço ideia de onde veio.

Mas há um bom motivo para nunca terem tocado os Marios antigos e os Marios Galaxy em um mesmo segmento: são de estilos diferentes. Em uma peça não há um sentido de unidade. Sinceridade? Fiquei com saudade de alguns arranjos amadores que publiquei por aqui…

Outra coisa que me incomodou sobremaneira foi a reação do público às cenas dos jogos no telão durante a execução. A forma banal com que a nostalgia é evocada me faz perguntar se estou ficando velho demais para não me extasiar mais com frases tão “desconhecidas” como “Thank You Mario! But Our Princess Is In Another Castle!”. Será que a turnê vai ter que mudar o nome para Play! A Video Games Live Symphony? Espero que não aconteça a fusão.

– “Super Mario Medley”

“Course Clear” ~ “Overworld” (Super Mario Bros.) ~ “Main Theme” (New Super Mario Bros.) ~ “Castle” ~ “Underworld” (Super Mario Bros.) ~ “Airship” (Super Mario Bros. 3) ~ “Underwater” (Super Mario Bros.) ~ “Egg Planet” (Super Mario Galaxy) ~ “Fateful Decisive Battle” (Super Mario Galaxy 2)

6 Responses to ““Super Mario Medley” – Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, New Super Mario Bros., Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2 (Play! 2011 em Vienna)”


  1. 1 mihon 13/07/2011 às 5:36 pm

    É, concordo com vc. E podem dizer q é um concerto “pop” como VGL (se é que dá pra dizer uma coisa dessa…), mas sinceramente…. se o povo fica gritando 60% da apresentação como eu vou apreciar o som?? E oq dizer desse “narrador”…

    Tbm me sinto velha assim, mas fazer oq…. acho q é a consequência de tentarem levar a música orquestrada ao público pop e jovem.

    Eu ainda prefiro ir nos concertos eruditos mais desconhecidos, lá o público se comporta. :)

    • 2 Alexei Barros 13/07/2011 às 7:12 pm

      Preferi me abster dos comentários do “narrador” no post, mas de fato foi algo lamentável. Tinha esse outro vídeo aí embaixo também, só que o som estourou absurdamente, daí tive que me contentar com a empolgação do espectador por coisas incrivelmente banais.

      A explicação que você deu é a mais plausível para tantos gritos durante a performance. Porém, tem algo que eu não entendo: o Play! não era assim. Eu ouvi uma gravação da plateia feita em Estocolmo em 2007 que o público permaneceu silencioso, respeitando o final das músicas e tudo mais. No CD da turnê e em outras gravações do YouTube dá para perceber isso também. Minha dúvida: será que no início do concerto o apresentador pede para que a plateia não fica acanhada e grite quando bem entender como acontece no VGL ou o público é que ficou mal acostumado com o VGL e está fazendo isso em outros espetáculos?

  2. 3 MajoraMan28 30/04/2013 às 8:28 pm

    Alexei, há alguma gravação oficial desta peça?? Adorei ela!
    Inclusive, eu queria pedir mais uma coisa.
    Faz quase um ano que eu tinha pedido pra vc um link para download de um mp3 do medley do Kirby Super Star feita pela Wind Symphony Orchestra. Infelizmente o meu PC bloqueou o site OneEar, onde vc disponibilizou as músicas dessa orquestra e eu queria muito o medley do Super Mario.

  3. 4 MajoraMan28 04/05/2013 às 12:05 pm

    Correção: a orquestra era a Last Elixir Orchestra.

  4. 5 Alexei Barros 10/05/2013 às 12:54 am

    Infelizmente, não existem gravações oficiais deste segemento, MajoraMan28. O último lançamento da turnê Play! foi aquele meio escabroso em 2009 e vai ser difícil eles recuperarem a moral. A turnê em si também está bastante estacionada – acabei de ver no site oficial que a próxima apresentação deste ano vai acontecer em outubro…

    Sobre o vídeo da LEWO, seria este que publiquei neste post, né? Só baixar aqui. Querendo mais algum é só me falar.^^


  1. 1 “The Legend of Zelda 25th Anniversary Medley” – Zelda, Zelda: A Link to the Past, Zelda: Ocarina of Time, Zelda: The Wind Waker, Zelda: Spirit Tracks (Play! 2011 em Virginia) | Hadouken Trackback em 25/12/2014 às 6:28 pm

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

