Symphonic Fantasies terá duas reprises em 2012


Por Alexei Barros

Agora que a tetralogia de concertos tributo foi encerrada com o Symphonic Odysseys, eleger o melhor varia da opinião de cada um, mas acho difícil de tirar o posto de apresentação mais impactante do Symphonic Fantasies em 2009 por conta do formato inovador de quatro suítes extensas e, para quem não pôde estar em Colônia na Alemanha, a inédita transmissão ao vivo em vídeo. Tudo devidamente registrado em um impoluto CD.

De fato, o Symphonic Legends e o Symphonic Odysseys são frutos do sucesso do Symphonic Fantasies. Na ocasião, a produção recebeu muitos convites para que o concerto fosse executado em outros países, incluindo o Japão, já que os ex-compositores da Square Enix compartilharam o interesse de levar a récita ao país natal. O problema é que para realizar um espetáculo desse nível foram necessários 14 dias de ensaios, dada a complexidade das partituras e outros detalhes, isso para orquestra e coral de primeiro nível como são os casos da WDR Radio Orchestra Cologne e do WDR Radio Choir Cologne. Tempo inviável para uma turnê, por exemplo.

Sendo assim, o Symphonic Fantasies terá reapresentações no mesmo Cologne Philharmonic Hall nos dias 5 e 6 de julho de 2012 para que mais pessoas possam assistir ao espetáculo in loco. A batuta da regência desta vez será do maestro sueco Niklas Willén, o mesmo que conduziu o Symphonic Legends, e Rony Barrak está confirmado na percussão. Por enquanto, não há planos de modificação dos arranjos. As vendas dos ingressos começarão em dezembro de 2011.

[via VGM Lounge]

3 Responses to “Symphonic Fantasies terá duas reprises em 2012”


  1. 1 MajoraMan128 13/07/2011 às 9:39 pm

    Admito que Symphonic Fantasies foi algo surpreendente e inovador, mas acho que, mesmo tendo tido uma reprise esse ano, eu acho que Symphonic Legends merecia uma reprise. A suite de 40 minutos de Zelda mais os gloriosos 10 minutos de Mario Galaxy (sem falar da bela suite de DK Country) revolucionaram a música de origem nintendista, e melhoraram de algumas formas os aspectos do Fantasies. Além disso, acho que o Odysseys foi até que superior no contexto do que o Fantasies. Não estou criticando o Fantasies, eu adoro essa sinfonia, mas acho que o Legends e Odysseys conseguiram aperfeiçoar o que este propunha.

    • 2 Alexei Barros 13/07/2011 às 10:06 pm

      É que na real já tivemos uma reprise do Symphonic Legends e aperfeiçoada, o LEGENDS, como você sabe, com a diferença que o concerto foi na Suécia e não na Alemanha. Seria interessante se o LEGENDS fosse repetido em Colônia por conta da transmissão, mas acho pouco provável que isso aconteça.

      Mas é essa a ideia mesmo: ainda vou fazer um post sobre o Symphonic Odysseys, mas é notório que o concerto aperfeiçoou muitas ideias do Symphonic Fantasies. Por exemplo: embora a suíte de Final Fantasy tenha sido excelente, faltou o sentido de unidade que funcionou tão bem com Kingdom Hearts, Chrono e Secret of Mana, como é uma série gigantesca feita em longo período, em diferentes fases e estilos do Uematsu. Especialmente se compararmos as faixas do FFVII com as músicas do FFI-FFVI escolhidas para a suíte.

      Para o Symphonic Odysseys, porém, tudo o concerto tinha do FFVII foi reservado para o Encore (tirando a “Bombing Mission”), enquanto que FFI-FFVI ficaram reservados para o concerto para piano, e a divisão em três movimentos permitiu a plena interação entre as faixas de diferentes jogos, mas de vibração similar (não me canso de ouvir o terceiro, com aqueles três temas de combate).


  1. 1 Symphonic Fantasies no Japão « Hadouken Trackback em 16/09/2011 às 4:36 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: