O programa do Symphonic Odysseys

Por Alexei Barros

Nesta enxurrada de novidades do Symphonic Odysseys enfim foi revelado o set list completo do concerto tributo ao Nobuo Uematsu que acontecerá no próximo sábado, dia 9 de julho, em duas apresentações: às 15 horas e 20 horas locais da cidade de Colônia na Alemanha. Todos os ingressos estão esgotados e a estimativa é que 4000 pessoas compareçam ao Cologne Philharmonic Hall para conseguir autógrafos com o compositor bigodudo e assistir ao espetáculo executado pela WDR Radio Orchestra Cologne e WDR Radio Choir Cologne, com regência de Arnie Roth.

A princípio, haverá dez segmentos, sendo seis para o primeiro ato e quatro para o segundo. A maioria dos arranjos é feita pela equipe interna do Merregnon Studios, a infalível dupla da Finlândia: Jonne Valtonen e Roger Wanamo, assim como no Symphonic Fantasies (naquela ocasião, em 2009, Wanamo era convidado e ainda não fazia parte do time). Valtonen foi responsável por sete números e Wanamo por dois. Para fechar um de Jani Laaksonen, que não conhecia.

Comento então primeiro as certezas. A faixa que tanto quebrava a cabeça para descobrir de Chrono Trigger é “Silent Light” – eu tinha jogado seguro e dito que seria esta entre outras quatro que separei. O que me pegou de surpresa é saber do coral em latim no arranjo, como está creditado o letrista Mikko Laine, também finlandês. Isso porque a faixa sintetizada é baseada em timbres que remetem apenas a piano, flauta, baixo elétrico (sensacional na original, por sinal), talvez algumas cordas e, em alguns momentos, um “Aaaaah” em que se imagina o coro. Fique claro que será um arranjo criativo, não uma tradução literal. Desde já é um dos que estou mais ansioso.

Pela duração reduzida das faixas, eu imaginava que o segmento do Makai Toushi SaGa e SaGa 2: Hihou Densetsu abarcasse mais músicas, como, por exemplo, “Prologue” e a “Searching for the Secret Treasure”, mas como posso reclamar das duas escolhidas? “Main Theme” é fundamental, icônica e nostálgica e “Save the World” era simplesmente tudo o que eu queria. Não estou decepcionado, mas fiquei surpreso com a ausência, ao menos por enquanto, da “Wipe Your Tears Away”, por aparentemente ser uma música importante no contexto da série SaGa por prosseguir no Romancing SaGa e Romancing SaGa 2.

Pulando décadas no tempo, “A Fleeting Dream” do Final Fantasy X tem aparição incrivelmente inesperada, visto que o jogo sempre foi representado na maioria das vezes por “At Zanarkand” e “Suteki da ne” nos concertos da série. Curiosamente, a faixa na trilha original é arranjada por Masashi Hamauzu, que fora o arranjador convidado do Symphonic Legends e LEGENDS. Por ser totalmente sintetizada, a beleza da composição pedia por renovação. Como imaginava, a seção de The Last Story corresponde à  “Toberu mono”, aquela traduzida extraoficialmente por “The Flying One” – é que “Spreading Your Wings” é a tradução oficial da mais emotiva composição da trilha norteada pelo estilo preponderante de Hollywood.

A seguinte confirmada é a escolha mais curiosa. Duvido que alguém achava que uma faixa recente como a “On Windy Meadows”, a qual conhecemos do Final Fantasy XIV Field Tracks, não só fosse selecionada, como recebesse um segmento exclusivo. Para falar a verdade, nem esperava que FFXIV aparecesse no Symphonic Odysseys, como o jogo vem sendo bem simbolizado na turnê Distant Worlds, que não possui a “On Windy Meadows” no repertório.

A parte referente ao Blue Dragon estava em sigilo e a selecionada, “Waterside”, é um belo solo de piano que originou uma melhor ainda na trilha, “Waterside ~for Piano and Orchestra~”. Jonne Valtonen, que é o arranjador do segmento, inclusive já concedeu uma interpretação arrojada da “Waterside” em um solo de piano no Benyamin Nuss Plays Uematsu.

Por último, estão detalhadas todas as faixas da suíte de Lost Odyssey, trazendo mais duas para se somarem àquela trinca previamente confirmada. Além da “Prologue” / “Main Theme”, que abre e fecha a suíte, “Dark Saint” e “Light of Blessing ~ A Letter”, haverá o tema de combate “A Mighty Enemy Appears!” (a.k.a. “A Formidable Enemy Appears!”) e a melancólica “A Sad Tolten”. Promete!

Sobre os números que são desconhecidas as faixas, só se sabe até agora duas músicas da suíte de Final Fantasy, e a novidade é que o segmento estará dividido em três movimentos com as características nomenclaturas em italiano para designar o andamento do concerto para piano. Por fim, King’s Knight, o mais obscuro de todos, trará coral. Acabam aqui meus comentários sobre o programa, mas vai saber o que teremos mais, como o produtor Thomas Boecker deixou no ar: “Sinto que o aspecto surpresa no concerto é um benefício para uma experiência especial e pessoal”.

Set list:

01 – “Opening Fanfare by Nobuo Uematsu”
Arranjo: Jonne Valtonen

02 – “Final Fantasy (Concerto for Piano and Orchestra)”

I. Grave – Allegro
II. Adagio Cantabile
III. Allegro Molto

Arranjo: Roger Wanamo

03 – “King’s Knight (A Pretty Day Out)”
Arranjo: Jonne Valtonen
Letra: Mikko Laine

04 – “Chrono Trigger (Silent Light)”
Arranjo: Jonne Valtonen
Letra: Mikko Laine

05 – “The Final Fantasy Legend and Final Fantasy Legend II (Main Theme and Save the World)”
Arranjo: Jonne Valtonen

06 – “Final Fantasy X (A Fleeting Dream)”
Arranjo: Roger Wanamo
Letra: Mikko Laine

Intervalo

07 – “The Last Story (Spreading Your Wings)”
Arranjo: Jani Laaksonen

08 – “Final Fantasy XIV (On Windy Meadows)”
Arranjo: Jonne Valtonen

09 – “Blue Dragon (Waterside)”
Arranjo: Jonne Valtonen

10 – “Lost Odyssey (Suite)”

I. Prologue (Main Theme)
II. A Formidable Enemy Appears!
III. A Sad Tolten
IV. Dark Saint
V. Light of Blessing ~ A Letter
VI. Epilogue (Main Theme Reprise)

Arranjo: Jonne Valtonen
Letra: Mikko Laine

Baixe o programa em PDF aqui.

[via Symphonic Odysseys]

16 Responses to “O programa do Symphonic Odysseys”


  1. 1 DGC 04/07/2011 às 10:03 am

    Muito ansioso =D

  2. 2 Radical Dreamer 04/07/2011 às 12:32 pm

    Segundo o site oficial, “Spreading Your Wings” é o título oficial da “The Flying One” do Last Story. Torcendo para o foco no violino!

    Final Fantasy XIV foi uma grande surpresa, sendo que nem uma trilha oficial inteira foi lançada para o jogo ainda. Mas o Field Tracks é ótimo e a “Windy Meadows” também, então já estou aguardando ansiosamente esse arranjo! “A Fleeting Dream” é belíssima, e creio que foi uma boa maneira de pegar um tema popular (Isn’t It Wonderful?) em uma aparição bem trabalhada. Tenho que dar créditos ao Masashi Hamauzu também! E a seleção para o Lost Odyssey está fantástica, foi escolhido exatamente o que melhor havia para ser escolhido. Promete muito!

    • 3 Alexei Barros 04/07/2011 às 1:19 pm

      Exato! Acabei de atualizar o post… era justo a faixa que imaginava (e acho que todo mundo mundo também, porque é a mais bela de toda a trilha).

      Não passou pela minha cabeça que, quando o Thomas falou que Final Fantasy teria quase metade do programa, ele também incluísse o Final Fantasy Legend… ou seja, é até menos FF do que eu achava.

      Não sei você, não esperava de modo algum por escolhas tão inusitadas de jogos recentes como FFX e FFXIV. São as músicas que têm mais potencial para entrar no repertório do Distant Worlds. E acredita que eu não havia me dando conta que a “A Fleeting Dream” era uma variação da “Suteki da ne”? =S

      Aparentemente há uma discrepância da autoria da faixa – alguns sites, como o SEMO, creditam a composição também ao Masashi Hamauzu. Mas, pelo que conferi no encarte, a informação correta é mesmo do Hamauzu como arranjador e Uematsu como compositor – afinal, não faria muito sentido tocar uma música escrita pelo Hamauzu no concerto tributo ao Uematsu. De todo modo, o arranjo do Wanamo é baseado no arranjo do Hamauzu.

      A seleção de faixas do Lost Odyssey ficou suprema. Junto com Chrono Trigger e SaGa & SaGa II são os que estou na maior expectativa.

  3. 4 Radical Dreamer 05/07/2011 às 4:27 pm

    Foi revelado um programa com informações sobre os arranjos e os jogos:

    http://www.wdr.de/radio/orchester/pdf/20110709_wro_symphonic_odysseys_web.pdf

    Não consegui passar pro Google Tradutor, mas parece que no Concerto de Final Fantasy haverá o tema principal, e é mencionado o nome da protagonista, Terra, mais à frente, mas não me pareceu que o tema dela estará presente. Torcendo para novidades!

    • 5 Alexei Barros 05/07/2011 às 4:45 pm

      Eu estava vendo isso agora mesmo! Imagino que essa é a versão digital do programa que você deve receber lá na entrada do concerto.

      Consegui colocar no Tradutor usando uns esquemas aqui e o texto está muito bem detalhado e informativo, falando da carreira do Uematsu e de cada um dos segmentos (estilos, momento em que aparecem nos jogos e tal).

      Pelo que entendi do texto do concerto para piano de Final Fantasy, a suíte será enfocada no episódios FFI-FFVI, seguindo os passos do Warrior of Light, o protagonista anônimo do primeiro, até os eventos da vida da Terra. Além daquelas duas faixas confirmadas, o texto aparentemente diz que haverá o tema principal como você suspeitou.

      Sendo assim, dá para perceber que o programa está dividido, mais ou menos, com o primeiro ato dedicado aos primórdios na Square e o segundo na fase freelancer, com os três jogos da Mistwalker e mais o FFXIV. Com isso, creio que alguma coisa do FFVII, FFVIII e FFIX deve estar reservada para o Encore…

  4. 6 Radical Dreamer 05/07/2011 às 4:58 pm

    “Pelo que entendi do texto do concerto para piano de Final Fantasy, a suíte será enfocada no episódios FFI-FFVI, seguindo os passos do Warrior of Light, o protagonista anônimo do primeiro, até os eventos da vida da Terra.”

    Sensacional! Então há esperanças para que o tema principal do segundo jogo esteja presente! Sem falar no que ainda não sabemos de FFIV e V. Estou ansioso demais!

    “Sendo assim, dá para perceber que o programa está dividido, mais ou menos, com o primeiro ato dedicado aos primórdios na Square e o segundo na fase freelancer, com os três jogos da Mistwalker e mais o FFXIV. Com isso, creio que alguma coisa do FFVII, FFVIII e FFIX deve estar reservada para o Encore…

    Ótima observação, Alexei. Realmente analisando o programa há essa divisão, não tinha reparado. E bem que podia ser isso mesmo do Encore, ainda torço pelo tema da Ultimecia em alguma forma e o tema do Canário também. Quem sabe no Encore…

    • 7 Alexei Barros 05/07/2011 às 6:28 pm

      Em relação à “Main Theme” do FFII, tem aquela versão retumbante do Katsuhisa Hattori para o Symphonic Suite Final Fantasy, a “Scene I”, mas a faixa não foi arranjada para os concertos mais recentes, nem mesmo naqueles medleys grandes do FFI a FFIII do Shiro Hamaguchi. Com o enfoque no piano, se a faixa aparecer na suíte, deverá ser bem diferente. FFIV e FFV tem tanta coisa boa também…

      Bom, para todos os efeitos, mesmo que faltem algumas das preferidas, eu acho que especialmente no caso do FFVII em diante, a turnê Distant Worlds pode preencher essas lacunas. Quem sabe o Symphonic Odysseys não faça com que o Uematsu queira mais arranjos do Jonne Valtonen e/ou Roger Wanamo específicos para a turnê. Isso de FF, né, porque acho escolhas ultra-hardcore e obscuras de outras franquias, como Rad Racer e Front Mission: Gun Hazard só no terreno da imaginação nessa altura do campeonato.

  5. 8 Radical Dreamer 06/07/2011 às 1:08 pm

    Na página oficial no Facebook, subiram a Fanfarra de abertura!

    https://www.facebook.com/pages/Spielemusikkonzerte/374335466448

    Creio que é necessário ter Facebook para poder visualizar a página. O estranho é que até agora não a subiram no site oficial.

    • 9 Alexei Barros 06/07/2011 às 1:18 pm

      Valeu, não tinha visto! Numa boa, achei completamente espetacular a música!

      Ah, mesmo eu não tendo Facebook, consegui ouvir normalmente.

      • 10 Radical Dreamer 06/07/2011 às 2:20 pm

        “Valeu, não tinha visto! Numa boa, achei completamente espetacular a música!”

        Eu também! Melódica e memorável, bem melhor do que as fanfarras dos concertos anteriores. Nobuo Uematsu compôs uma ótima música que representa perfeitamente o que será apresentado no concerto. Cada vez mais ansioso!

  6. 12 Radical Dreamer 06/07/2011 às 2:36 pm

    Verdade, nunca fui muito fã da abertura do Play!

    Opa, já comecei o download! E a qualidade está ótima! Será que há planos para um CD?

    • 13 Alexei Barros 06/07/2011 às 2:58 pm

      Está sensacional a qualidade, isso que é o ensaio!

      Sobre o CD, o Thomas chegou a dizer isso nesta entrevista ao site JP Games:
      “For the CD release I can’t say anything at the moment. Of course we think about that.”

      Eu acho que não há o menor empecilho, visto que aquele lance da Square Enix não permitir o lançamento de CDs com músicas de outras produtoras só vale se for usado os arranjos oficiais da produtora, feitos pelo Shiro Hamaguchi. Já saíram vários CDs com músicas da Square Enix e da Mistwalker (cujos direitos autorais das trilhas são do Uematsu se não me engano), como o Octave Theory e o Benyamin Nuss Plays Uematsu.

      Só tem uma faixa que poderia causar uma complicação de direitos autorais: a “Main Theme” do Super Smash Bros. Brawl, por ser da Nintendo, mas eu não tenho a menor ideia se ainda tem chance de a música aparecer no Encore.

  7. 14 Radical Dreamer 06/07/2011 às 3:17 pm

    “Só tem uma faixa que poderia causar uma complicação de direitos autorais: a “Main Theme” do Super Smash Bros. Brawl, por ser da Nintendo, mas eu não tenho a menor ideia se ainda tem chance de a música aparecer no Encore.”

    Tinha pensado nessa música. Quem sabe ela não aparece na segunda parte do concerto como “elemento surpresa” que o Thomas havia mencionado.

    Já estou com dúvidas sobre o Encore, pois não me parece que a trilogia Final Fantasy do PS1 não seria representada num concerto como esse. Se formos levarmos tudo isso em consideração, talvez teremos dois Encores, como foi no LEGENDS.


  1. 1 Como não poderia ser diferente: Symphonic Odysseys terá transmissão ao vivo em vídeo! « Hadouken Trackback em 08/07/2011 às 12:55 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: