Symphonic Odysseys: suíte de Final Fantasy será um concerto para piano; duas faixas reveladas

Pr Alexei Barros

Como dito anteriormente, quase metade do Symphonic Odysseys será de Final Fantasy, mas só se sabia da existência, além de números avulsos, de uma suíte dedicada à série de aproximadamente 15 minutos arranjada por Roger Wanamo. Com as novidades divulgadas hoje, é possível ter uma ideia da abordagem deste segmento do espetáculo a ser apresentado daqui a uma semana, dia 9 de julho, em Colônia na Alemanha.

Trata-se de um concerto para piano, instrumento este que será tocado pelo prodígio Benyamin Nuss. Desta maneira, o segmento extenso de Final Fantasy misturará elementos de três suítes do Symphonic Fantasies: o solista da “Fantasy I: Kingdom Hearts”, o coarranjador da “Fantasy III: Chrono Trigger/Chrono Cross” e, evidentemente, os mesmos compositor e série da “Fantasy IV: Final Fantasy”.

Vale lembrar que a “Fantasy I: Kingdom Hearts” não poderia ser exatamente classificada de concerto para piano por apresentar as faixas de maneira branda, ainda que o instrumento tenha ficado em evidência. Já que foi chamado assim, imagino que haverá trechos contundentes e virtuosísticos, como os concertos para piano “Turrican II – The Final Fight (Renderings: Main Theme)” do Symphonic Shades e “F-Zero (Race for Piano and Orchestra)” do LEGENDS, este segundo também com arranjo de Roger Wanamo.

Além disso, foram adiantadas duas seleções, ambas inéditas em espetáculos oficiais e que não despontaram nas coletâneas de piano (FFIII nem sequer teve um álbum do tipo). Importante frisar que a suíte mostrará tantas outras músicas além da dessas.

“The Boundless Ocean” (Final Fantasy III)

FFIII aparece raramente nos concertos, então é de ficar impressionado com a escolha. Como o nome sugere, a faixa é ouvida na exploração das profundezas do oceano no Surface World (um dos mundos do jogo) com o veículo subaquático. Este tipo de composição, tanto pela duração diminuta como pela emotividade, a meu ver favorece o trabalho artístico para o arranjador inventar como bem entender sem correr o risco de prejudicar o reconhecimento da melodia.

“The Fierce Battle” (Final Fantasy VI)

Existe algum tema de batalha do FFVI que seja não menos que excelente? “The Fierce Battle” é escutada somente em um momento específico, mais precisamente na sequência de três combates contra as estátuas Demon, Fiend e Goddess do Warring Triad. Melodia memorável, transmitindo a situação caótica pela qual passa o jogo naquele ponto da história.

[via Symphonic Odysseys]

11 Responses to “Symphonic Odysseys: suíte de Final Fantasy será um concerto para piano; duas faixas reveladas”


  1. 1 Radical Dreamer 02/07/2011 às 6:18 pm

    “The Boundless Ocean” sempre foi uma das minhas preferidas da terceira trilha de FF, e em relação ao Final Fantasy IV, não há muito como errar com os temas de batalha, não?

    Falei com Thomas Boecker, e, visto que eu não conseguiria comprar um ingresso para o concerto das três horas da tarde quando chegasse em Colônia, pois já estariam todos esgotados, ele me concedeu um ingresso VIP! Ainda não estou conseguindo acreditar!!

    • 2 Alexei Barros 02/07/2011 às 6:48 pm

      Woow! Sensacional! Legal que você conseguiu falar com o Thomas. Então você assistirá ao concerto das 15 horas (horário da Alemanha), a primeira apresentação?

      Principalmente por não ter FFIII no Symphonic Suite Final Fantasy, eu mantenho muito mais na memória as músicas do FFI e FII, e não veio nenhuma melodia à mente quando soube da novidade, mesmo fazendo alguns anos que terminei a versão de DS. Apesar do meu esquecimento, é uma faixa belíssima, que não cansa.

      Você se refere ao FFVI no caso? Porque eu também estou na ansiedade pelos infalíveis temas de combate do FFIV…

  2. 3 Radical Dreamer 02/07/2011 às 6:58 pm

    “Woow! Sensacional! Legal que você conseguiu falar com o Thomas. Então você assistirá ao concerto das 15 horas (horário da Alemanha), a primeira apresentação?”

    Sim, além da apresentação das 8, para a qual já tinha comprado ingressos. Estou muito honrado de ter recebido esse ingresso do Thomas! E Alexei, já estou a algum tempo para te perguntar: você mora em São Paulo? Porque eu estava pensando, CDs são coisas fáceis de levar, então se você quisesse uma cópia do Symphonic Fantasies, eu poderia trazer, e com uma assinatura do Uematsu, o que acha? Já que é uma coisa rara alguém participar de um evento desses, e sempre bom aproveitar a oportunidade! XD

    “Você se refere ao FFVI no caso? Porque eu também estou na ansiedade pelos infalíveis temas de combate do FFIV…”

    Sim! Erro de digitação, mas O ffiv É MUITO BEM VINDO!

    • 4 Radical Dreamer 02/07/2011 às 6:59 pm

      Maldito Caps Lock! Hahaha

      • 5 Alexei Barros 02/07/2011 às 7:50 pm

        Relaxa, hahaha! Eu acho que o FFIV merece caixa alta de qualquer forma. XD

        Sim, sou de São Paulo-SP também. Caramba, fiquei até acanhado com a proposta. o.O

        Puxa, é que eu já possuo o CD do Symphonic Fantasies – o que eu tenho é uma cópia promocional (o disco fica em um envelope, não naquela caixa normal), que o Thomas me enviou para o review do álbum, aquele que escrevi ano passado.

        Mas como se trata de uma oportunidade ímpar penso: será que você encontra o CD do Symphonic Fantasies e outros (talvez o Distant Worlds) à venda fácil lá no Cologne Philharmonic Hall? E, por último e não menos importante, como acertaríamos os valores do álbum? Ah, e nem esquenta com isso tudo, sério, já fico muito contente por saber que você vai estar lá in loco. Aproveite ao máximo!^^

  3. 6 Radical Dreamer 02/07/2011 às 8:02 pm

    Segundo o que o Thomas Boecker me disse, estarão à venda os CDs do Symphonic Fantasies e do Benyamin Nuss Plays Uematsu (o Shades não está mais sendo produzido), e há planos para a venda do Octave Theory do Earthbound Papas. Então se você quiser algum desses, me avise!

    • 7 Alexei Barros 02/07/2011 às 9:33 pm

      Coincidentemente ou não, a mesma coisa aconteceu com o Benyamin Nuss Plays Uematsu, hehe: também tenho um disco promo, que, aliás, o Thomas mandou junto com o Symphonic Fantasies.

      Bom, estava pensando aqui: como não é certeza que vai ter o Octave Theory (fora que a capa do álbum é preta, o que poderia dificultar o autográfo), eu já ficaria muito satisfeito se você tirasse uma foto da sua cópia autografada do Symphonic Fantasies para eu publicar aqui no Hadouken quando fizer o post do Symphonic Odysseys. Topas? O que acha?

      De todo modo, eu agradeço imensamente pela proposta!

  4. 8 Radical Dreamer 03/07/2011 às 11:59 am

    OK! E já aproveitando: a suíte do Lost Odyssey será para orquestra, coral e órgão, e terá “Prologue”, “Dark Saint” e “Light of Blessing ~ A Letter”! O programa está ficando cada vez melhor!


  1. 1 Symphonic Odysseys: suíte de Lost Odyssey terá coral e órgão de tubo; três músicas confirmadas « Hadouken Trackback em 03/07/2011 às 2:33 pm
  2. 2 O programa do Symphonic Odysseys « Hadouken Trackback em 04/07/2011 às 1:43 pm

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

