Symphonic Odysseys: quase metade do programa será dedicada à série Final Fantasy

Por Alexei Barros

Falta quase uma semana para o Symphonic Odysseys e, assim como aconteceu dias antes do Symphonic Legends, o set list em PDF será liberado para download em breve (espero que não demore muito). Enquanto isso não ocorre, cabe compartilhar a única novidade ainda não dita por aqui divulgada pelo produtor Thomas Boecker ao blogue alemão VGM Lounge: cerca de 50% do tempo total do concerto é de músicas de Final Fantasy, claro, assinadas pelo Nobuo Uematsu. Nunca é exagero lembrar que ele criou as trilhas, em sua plenitude, do FFI ao FFIX e, mais recentemente, do FFXIV. No FFX e FXI não foram todas e no FFXII apenas uma. Haja música!

Sabendo disso e que haverá uma suíte da série de 15 minutos arranjada pelo Roger Wanamo nos moldes do Symphonic Fantasies, é possível conjecturar acerca da apresentação. Chutando alto que o tempo de espetáculo será de 90 minutos e que, vamos dizer, 40 destes minutos é de FF, sobram 50. Ou 35 minutos, já que a suíte de Lost Odyssey também contará com 15 minutos. Ou 32, como a fanfarra de abertura geralmente possui três minutos. Restam Blue Dragon, The Last Story, Chrono Trigger, King’s Knight, Makai Toushi SaGa & SaGa 2: Hihou Densetsu com pouco mais de seis para cada. Mas como usualmente os segmentos avulsos são menores, coisa de cinco minutos, quem sabe não caibam mais algumas obscuridades como Rad Racer e Front Mission: Gun Hazard. Mesmo que estes dois ou outros não apareçam, devo revelar que, sendo mais ou menos o dobro da porção de Final Fantasy no Symphonic Fantasies, cerca de metade do espetáculo é muito olhando a outra parte, porque a maioria do público estará mais interessada em Final Fantasy do que em qualquer outro jogo.

Sei que o post está excessivamente especulativo, mas para não ficar só na imaginação, destaco uma resposta alentadora do Thomas Boecker nesta entrevista relacionada com a quantidade de Final Fantasy no concerto. “Em Colônia, tornou-se recorrente lotar a sala de concerto. O cuidado para evitar falhas aumenta em cada evento. Cada novo concerto da série Symphonic tem batido recordes”, comenta. “Um concerto com músicas de Yuzo Koshiro? Masashi Hamauzu? Garry Schyman? Adoraria. Mas quando um concerto precisa atingir seis dígitos em nosso orçamento, tem que fazer sucesso para justificar todos os envolvidos”, afirma. “Qual pode ser a solução? Eu acho que com a popularização da game music passo a passo o interesse pelas trilhas menos conhecidas vai subir, simplesmente por causa da supersaturação.”

E eu vou mais longe sonhando com suítes extensas de Actraiser, Unlimited SaGa, BioShock…

[VGM Lounge]

9 Responses to “Symphonic Odysseys: quase metade do programa será dedicada à série Final Fantasy”


  1. 1 リトルJ~essica Pinheiro 01/07/2011 às 6:17 pm

    Considerando isso, não sei dizer se é bom ou ruim. Chuto mais pra ruim.
    Sacanagem… Já me basta o One Winged Angel que não sai da playlist da VGL…. ¬_¬

    • 2 Alexei Barros 01/07/2011 às 6:32 pm

      Não sei se deixei alguma impressão errada no post, Jejé, mas o fato de quase metade do Symphonic Odysseys ser de Final Fantasy não quer dizer que esta parte será toda manjada, somente com obviedades como OWA-Liberi Fatali-Aerith’s Theme-Zanarkand.;) O produtor do concerto também afirmou isso em outra entrevista:

      “Eu acho que não é muito surpreendente que estamos nos concentrando em músicas que não foram executadas ainda e, se isso acontecer, ofereceramos um panorama diferente.”

      E o que tem de composições antigas de Final Fantasy que não foram arranjadas ainda…

  2. 3 Radical Dreamer 01/07/2011 às 6:51 pm

    Ainda bem! Não escondo minha preferência pela série Final Fantasy sobre os trabalhos mais recentes na Mistwalker, menos inspirados do que as trilhas de Super NES e PS1 na minha opinião, então essa notícia pra mim é excelente! Assim espero que seja possível fazer com que todos os FFs sejam representados de alguma maneira (com exceção do XII, já que não há necessidade de se reproduzir a “Kiss Me Good-Bue com tantas opções de escolha). E torcendo para que esse “soon” para a revelação do programa se refira a hoje à noite! XD

    • 4 Alexei Barros 01/07/2011 às 7:26 pm

      Estou com você nessa. Eu gosto das trilhas do Blue Dragon e Lost Odyssey, mas não resisto aos FF especialmente do SNES – fico imaginando o que não poderia ser feito com tantos temas de batalha memoráveis dessa época. Falando em Mistwalker, outro dia ouvi parte da trilha do Away: Shuffle Dungeon e, salvo alguma ou outra, como o simpático tema da tela-título, não há nada memorável.

      Antevendo a realização do concerto, eu também escutei rips das músicas daqueles jogos dos primórdios da Squaresoft e, olha, acho que não vão fazer muita falta, porque são faixas muito primitivas, com algumas exceções, como, por exemplo, Hanjuku Hero, que tem composições bem grudentas (como a “Field (Summer)”), embora eu duvide que vá aparecer. Só Rad Racer e Front Mission: Gun Hazard, de modo geral, seriam adições que poderiam trazer algo diferente a meu ver: o primeiro por ser de um jogo de corrida e o outro por se diferenciar do estilo melódico preponderante do Uematsu.

      Interessante a ideia de todos os jogos da série estarem representados no concerto, tirando, claro, o FFXIII que não teve participação dele. Também dispensaria a “Kiss Me Good-Bye” em favor de outras.

      • 5 Radical Dreamer 01/07/2011 às 7:48 pm

        Concordo com você. As trilhas mais antigas talvez sejam simples demais para serem base de um arranjo em um concerto, mas Front Mission e Rad Race deveriam aparecer mesmo, estou torcendo (tema principal do Gun Hazard com um coral seria fantástico). Pena que a entrevista com o Thomas Boecker está em alemão, parece que há detalhes muito interessantes sobre o Odysseys e todos os concertos anteriores em geral, além das opiniões dele sobre game music (google tradutor é insuficiente).

        A propósito, como sei que você já falou com ele por e-mail, gostaria de saber se ele responde nós fãs por esse aqui: info@thomasboecker.com. Mandei um perguntando sobre a venda de CDs dos concertos anteriores e de trilhas do Uematsu, mas não obtive resposta. Mas também ele deve estar muito atarefado com o concerto chegando, então não dá pra ficar cobrando isso dele.

        • 6 Alexei Barros 01/07/2011 às 9:40 pm

          Exato! Alguns jogos, como o Alpha, chega ao cúmulo de ter UMA música para o jogo inteiro…daí fica difícil mesmo querer essas velharias (no bom sentido).

          Mesmo o Thomas concedendo tantas entrevistas para o SEMO, tem muitas informações interessantes no VGM Lounge que nem cheguei a comentar no post. Por exemplo, ele diz que seria completamente possível que coexistissem o Symphonic Shades e o Sixth Symphonic Game Music Concert em 2008 se não fosse pelo VGL, como as cidades de Colônia e Leipzig são bastante distantes, com a possibilidade de ter dois públicos totalmente diferentes.

          Nessas últimas semanas não cheguei a trocar e-mails com ele, mas imagino que o Thomas deve estar ocupado mesmo, como no Facebook foi comentado que os ensaios do Symphonic Odysseys começaram na segunda. De todo modo, se não obtiver alguma resposta eletrônica até lá, acho que você pode tentar perguntar pessoalmente ao Thomas em Colônia como verá a apresentação in loco no dia 9, não é?

  3. 7 Radical Dreamer 02/07/2011 às 1:03 pm

    Tá começando! Concerto para Piano e Orquestra da série Final Fantasy terá mais de 15 minutos, será tocada por Benyamin Nuss e incluirá The Boundless Ocean (Final Fantasy III) e The Fierce Battle (Final Fantasy VI)! Putz, duas favoritas de cada jogo!

    • 8 Alexei Barros 02/07/2011 às 1:07 pm

      Tinha acabado de ver no Twitter, logo mais farei o post comentando as novidades!

      De cara as seleções estão surpreendendo – nem lembrava da The Boundless Ocean (Final Fantasy III)…


  1. 1 Symphonic Odysseys: suíte de Final Fantasy será um concerto para piano; duas faixas reveladas « Hadouken Trackback em 02/07/2011 às 3:15 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: