Video Games Live: World of Warcraft: Cataclysm, Resident Evil 5 e Red Dead Redemption


Por Alexei Barros

Desde o começo do ano há um bombardeio de notícias dos concertos de game music de diversas partes do mundo. Estranhava que o mais famoso deles, Video Games Live, estivesse em silêncio, com raras atualizações no site e menos adições ainda no set list. Quase metade de 2011, e apenas “The Battle Begins” (Halo: Reach) e “Tetris Opera”. E eis que jogaram uma bomba semana passada, com a quantidade absurda de novidades e convidados para a apresentação especial de número 200 que acontecerá durante a E3, dia 8 de junho, no Nokia Theatre, com performance da Golden State Pops Orchestra e Southern California Master Chorale (cerca de 50 integrantes).

Diversas atrações não são exatamente inéditas, então primeiro devo reforçar o que é mesmo nunca visto:
“Invincible” (World of Warcraft: Cataclysm): estreia mundial da canção com regência do compositor Russell Brower. Como de praxe, muita pompa, coral, mas sem uma melodia marcante tendo a não ser impactado.
– Resident Evil 5: considerando a fama da série é um bom reforço, é um nome de peso. Musicalmente nem tanto pela tradicional ênfase na ambiência. Porém, levando em conta que o chamariz do VGL é mais o que se vê do que o que se ouve… Assim como Afrika, a trilha foi gravada com a Hollywood Studio Symphony Orchestra, que possui em torno de 100 indivíduos. Em entrevista publicada no extinto site Music 4 Games foi levantada a pergunta se as músicas do jogo seriam tocadas em um concerto, sugerindo o VGL. O compositor Tetsuya Shibata respondeu: “Sim, seria algo para ficar ansioso. Mas muitas das faixas são muito difíceis de tocar, então muito treino pode ser necessário”. Aquilo de sempre: sabendo que a agenda do VGL é abarrotada e mesmo para as ocasiões especiais são escassos os ensaios, temo pelas outras apresentações. Wataru Hokoyama, que fez a orquestração da trilha original e conduziu a gravação, evidentemente regerá a orquestra, como integra a equipe da turnê desde o ano passado.
– Red Dead Redemption: escolha interessante, com a performance da guitarra do compositor Bill Elm,  uma vez que jogos da Rockstar costumam passar longe por costumeiramente utilizarem faixas licenciadas. Paro por aqui os comentários, como não estou familiarizado com a trilha.
– Solos de piano: foram prometidos novos de Final Fantasy e Mario e a estreia de Zelda – ou será o mesmo medley mostrado em San Diego? Estranho não ter feito isso antes, como há vídeos não-VGLísticos do Martin Leung tocando Zelda.

De resto, o espetáculo vai agrupar várias atrações de apresentações anteriores que compartilhei:
Civilization IV: com um dos vocalistas do especial da PBS e do CD, DVD e Blu-ray, Kendrew Heriveaux. Pela primeira vez, o compositor Christopher Tin, recém-ganhador do Grammy, regerá a canção premiada;
Street Fighter II: estreou no Brasil em 2010 com direito a torcida de futebol, novamente com Tommy Tallarico na guitarra e no show performático;
Castlevania: com a compositora Kinuyo Yamashita no órgão. Desde que se mudou para Nova Jersey, tornaram-se comuns as participações dela no evento;
Heroes of Might & Magic: debutou em Paris em 2010, e foi um dos poucos segmentos que gostei verdadeiramente, coisa que não acontecia desde o Sonic (2005);
“The Battle Begins” (Halo: Reach): a supracitada adição estreando em Los Angeles;
Lair: aquele malfadado jogo da Factor-5, com condução do compositor John Debney;
“Snake Eater” (Metal Gear Solid 3: Snake Eater): com o vocal da Laura Intravia em vez do saxofone do Norihiko Hibino;
End of Nations: conhecido desde o show em San Diego em 2010, com Frank Klepacki na guitarra;
“Tetris Opera”: agora pela primeira vez em Los Angeles;
“Still Alive” (Portal): também havia estreado no Brasil;

Impressiona a lista de convidados: desde os japoneses Akira Yamaoka, Hirokazu Tanaka e Yasunori Mitsuda até ocidentais de grande envergadura como Richard Jacques e Christopher Lennertz. Veja a relação completa no site oficial.

Dica do Fabão, que, aliás, embarcará em nova empreitada.

[via Video Games Live]

16 Responses to “Video Games Live: World of Warcraft: Cataclysm, Resident Evil 5 e Red Dead Redemption”


  1. 1 Rafael Fernandes 01/06/2011 às 6:42 am

    Achei decepcionante a escolha de Resident Evil 5… Tanto material bom que foi produzido durante toda a série que eles preferem utilizar as músicas do quinto jogo (pelo menos não são as composições de esgoto do RE4…). Seria legal se eles aproveitassem alguma coisa das orquestrações do Darkside Chronicles.

    Mas, paciência. Deve ser para promover o jogo de alguma forma.

  2. 2 Alexei Barros 01/06/2011 às 12:16 pm

    “pelo menos não são as composições de esgoto do RE4…”

    HAHAHAHAHAHA!!! Jogo por jogo, acho que o RE4 leva vantagem pela fama, hein.

    Vou confessar que nunca escutei as trilhas de ponta a ponta, apesar de ter terminado quase todos os jogos da série (menos RE Zero, RE Remake e RE5), mas há alguma interessante para um concerto? Tirando algum tema da sala de save não consigo pensar em nada muito interessante de imediato. Minha sensação não muda muito também do que lembro do Bio Hazard Orchestra Album, que registrou o pouco comentado concerto da série. Trilha do Resident Evil: The Darkside Chronicles? Daí sim. O trabalho de orquestração do Yoshihisa Hirano foi espetacular.

    Para resumir, acho que a escolha foi motivada pela participação do Wataru Hokoyama. Mal comparando o RE5 no VGL é como o Advent Rising: não estaria no programa se o compositor não estivesse envolvido. Claro que nem se compara a popularidade de um e outro.

    • 3 Rafael Fernandes 01/06/2011 às 2:15 pm

      Hehe, eu geralmente defino as músicas ambientais e industriais como “sons de esgoto”. Mas isso era uma coisa minha, acabei deixando escapar no impulso XP

      Agora, rapaz… CLARO que há muita coisa boa para aproveitar em um concerto! Principalmente o material de Resident Evil 2 e o Code Veronica, que é fantástico! As releituras que fizeram na trilha sonora do The Darkside Chronicles (que acredito ter usado uma orquestra real) com certeza melhoraram em muito as composições, mas com certeza que traria muito mais impacto se o Tallarico colocasse no telão as CGs rústicas do RE 2 com alguma música do chefe final – ou até poderia xerocar o “The-Ultimate-Bio-Weapon Medley”, do Resident Evil 2 Complete. E ele ainda podia terminar com a End Titles, em que ele mesmo performaria na guitarra do Homem Aranha (ou não.)

      De qualquer forma, nunca ouvi a trilha sonora do RE 5 direito (nunca nem passei do 1º disco de tanta chatice), e acredito que, se um dia essa performance venha para cá, também não vai empolgar muito. A não ser que resolvam torcer pelo Chris…

  3. 5 Rafael Fernandes 01/06/2011 às 3:49 pm

    Acho que se desse uma tesourada em alguns temas menos relevantes, até que essa peça se encaixaria bem… Enfim, eu falei “End Titles” porque sou péssimo para gravar alguns nomes, mas o nome correto da faixa é esse:

    • 6 Alexei Barros 01/06/2011 às 4:04 pm

      Ah, com um tesourão acho que rola sim, e o VGL é especialista de dar tesouradas, vide o que fizeram com o Classic Arcade Medley e o Chrono. =P Mas ainda assim tendo a imaginar mais facilmente em um Press Start da vida. E como que eu não lembro dessa música do encerramento do RE2? Sensacional!

  4. 7 Vinicius 02/06/2011 às 10:39 pm

    Hum… e nada de Ace Attorney, que tinham até anunciado que iriam fazer. E Cadê Earthworm Jim, Super Smash Bros etc?

    Bem, tirando as acima citadas, até que são adições consideráveis. E sim, a canção de Red Dead Redemption é ótima, bem estilão faroeste e bem interpetada pelo cantor. Eu vi a apresentação que houve no Video Games Awards.

    ps: só pra não fugir do rito de sempre postar em tópicos do VGL, Alexei, hehe XD

    • 8 Alexei Barros 02/06/2011 às 11:30 pm

      Até já estava sentido do seu comentário no post… aliás, faltou a sua opinião do post anterior da Tetris Opera… XD

      Ouvi por cima as músicas do Red Dead Redemption, e foi mesmo uma escolha interessante, tanto pela significância do jogo como pelo estilo faroeste que não está representado no concerto.

      Então… eu ainda estou esperando Earthworm Jim, Super Smash Bros e Monkey Island que prometeram em…2009! o.O

      Mas você leu algum indício mais recente de que estavam preparando o Ace Attorney?

      • 9 Vinicius 03/06/2011 às 12:01 am

        Tipo, faz um tempo. Foi num site gringo (acho até que canadense). Foi em 2010 isso. Fizeram algumas perguntas ao Tommy “showman” Tallarico do tipo “O que teremos de novo?”. Não lembro bem, mas acho que rolou dele falar que estava pensando mais em franquias populares dependendo do país que eles iriam se apresentar. Ace Attorney tem forte apego no Japão, o que me levou a crer que seria vista ano passado por lá. Se levarmos em consideração que eles tocaram Top Gear aqui de forma exclusiva ( e única até, já que nem vi anunciarem em outros lugares além do Brasil, e até o mesmo disse que fora do país o game não é popular), era bem possível de acontecer. E a apresentação exclusiva de Need for Speed Undercover no Canadá reforça isso.

        Ah, o do tetris vou comentar sim pra manter a harmonia XD

        • 10 Alexei Barros 03/06/2011 às 12:11 pm

          Curioso ele ter dito isso, já que, apesar de terem dito que o show em Tóquio foi um tremendo sucesso em 2009, não há nenhum indício de que o VGL vai voltar ao Japão tão brevemente. Considerando que a série é muito mais popular lá…

          Isso de performances exclusivas… também aconteceu com Monkey Island no piano e Beyond Good & Evil 2 na França.

          • 11 Vinicius 03/06/2011 às 11:18 pm

            Tipo Alexei, eu mesmo achei impressionante que tenham feito uma apresentação, mesmo que no piano, para Top Gear. É meio que um respeito aos 5 anos que els fazem shows por aqui. A qualidade não é das melhores? Concordo, mas como sempre digo: é só o que temos por aqui. Devemos tirar vantagem. Se tocaram Top Gear porque nós pedimos, não duvido que toquem algum dia Alex Kidd, KOF etc…

            Ps: ainda vai fazer aquele tópico sobre a orquestra brazuka lá de Porto Alegre? No aguardo, hehehe XD

  5. 12 Alexei Barros 03/06/2011 às 11:52 pm

    Olha, no caso de Top Gear eu até vou discordar, porque achei o medley muito bom: nostálgico, fiel e veloz, sem apelar para a nostalgia barata que tanto venho reclamando (performances de poucos segundos que causam êxtases momentâneos na plateia). Para acontecer algo relativo a Alex Kidd e KOF vão demorar alguns anos ainda eu acho… XD

    Pois então, sobre a orquestra gaúcha. Eu cheguei até a mandar um e-mail, mas não me responderam. Não sou muito fã de jogar o medley na cara dura sem detalhar as músicas, e como não consegui decifrar todas as faixas… :(

    Se você conseguir descobrir faço o post com o maior prazer.

    • 13 Vinicius 04/06/2011 às 11:14 pm

      Ah beleza, Alexei. Vou tentar mandar e-mail também.

      Quando ao Top Gear, não é que não tenha gostado. Eu adorei, e me envergonha dizer que até lágrimas sairam dos olhos quando ouvi. O que queria dizer é que eles nos ouviram, e perigo dizer que foi o medley no piano mais perfeito que ouvi no VGL, depois do FF Medley…

  6. 14 Dario 04/06/2011 às 5:46 pm

    Olá pessoal, vos convido a conhecer a excelente trilha sonora do jogo Chaos Rings (Square enix) composta por Noriyasu Agematsu

    http://www.mobilegamer.com.br/2011/06/as-magnificas-musicas-da-serie-chaos.html

    Abraços…

  7. 15 pioi 05/06/2011 às 10:59 am

    Oh la la Alexei e pessoas que fazem esse blog!!!

    Enchanteé avec vous!!!
    Adoray seus posts, apesar de eu não entender muito de games, muito menos de animes e RPG porque a minha longa temporada na Europa só me permitiu falar de prêt-à-porter, unhas e champagnes. Mas agora que vivo no Brasil e estou conhecendo a cultura de um estado chamado Piauí, agora falo de Piauí e com muita graça e humor negro (como meu vestido Gucci)!
    Convido você a visitar meu blog, ler minhas críticas e comentar!
    Au revoir!
    ass. Margareth Silva


  1. 1 “Wind of Madness” – Resident Evil 5 (VGL 2011 em Los Angeles) « Hadouken Trackback em 04/07/2011 às 12:42 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: