Distant Worlds: music from Final Fantasy Returning Home: casa renovada para os próximos anos


Por Alexei Barros

Desfrutando das excelentes partituras preparadas para os concertos de Final Fantasy desde 2002, o Distant Worlds vem crescendo cada vez mais, revigorando o repertório com frequência. A Square Enix, satisfeita com o sucesso e recepção dos fãs, renovou o contrato por três anos, conforme divulgado na visita a Nova York.

Após dois CDs gravados em estúdio, foi lançado o primeiro produto ao vivo da turnê, Distant Worlds: music from Final Fantasy: Returning Home, pacote com um DVD e dois CDs lançado em 19 de janeiro no Japão e 1º de abril nos EUA cobrindo, em sua integridade, as duas apresentações realizadas em Tóquio ano passado, 6 e 7 de novembro, com a Kanagawa Philharmonic Orchestra e o Wagner Society Male and Female Choir. Execução excelente. Faço apenas uma ressalva à reverberação além do que considero ideal, não no nível estratosférico do Press Start The 5th Anniversary, é bom que se diga.

Muitas reprises, números requentados e algumas novidades interessantes, correspondentes aos recentes Final Fantasy XIII e Final Fantay XIV. Tomei a liberdade de abordar apenas os segmentos inéditos ou seminovos nos comentários. Você não espera que eu comente outra vez “One-Winged Angel”, espera?

104 – “Final Fantasy I~III Medley 2010” (Final Fantasy, I, II e III)
Originais: “The Prelude” ~ “Main Theme” ~ “Matoya’s Cave” (FF) ~ “Elia, the Water Maiden” (FFIII) ~ “Final Fantasy”  (FF) ~ “Rebel Army Theme” (FFII)

Composição: Nobuo Uematsu
Arranjo: Shiro Hamaguchi e Arnie Roth

Eu não chamaria de “Medley 2010”, visto que a miscelânea nada mais é do que o “Final Fantasy I-III Medley” que estreou no 20020220 e está registrado no primeiro Distant Worlds, com a exclusão da “Chocobo!” e a inserção do “Final Fantasy”. Dois pontos de transição foram necessários (4:24 e 6:30), feitos com êxito absoluto por Arnie Roth. Sonho com o dia em que as composições dos três episódios iniciais se libertem dos medleys e recebam novos arranjos, mesmo sabendo que provavelmente isso nunca acontecerá.

111 – “Chocobo Medley 2010” (Final Fantasy XIV e X)
Originais: “Chocobo Theme” (FFXIV) ~ “Brass de Chocobo” (FFX)

Composição: Nobuo Uematsu
Arranjo: Arnie Roth, Eric Roth e Tsutomu Narita

A “Chocobo Theme” do Final Fantasy XIV nem foi lançada e foi gravada sem a guitarra na adaptação ao vivo e colada com a “Brass de Chocobo”, arranjo big band do Arnie Roth do More Friends. A passagem (1:14) só ficou um pouco brusca. Nada muito sério.

203 – “Those Who Fight” (Final Fantasy VII)
Original: “Those Who Fight”

Composição: Nobuo Uematsu
Arranjo: Shiro Hamaguchi
Solo de piano: Benyamin Nuss

Sempre me perguntava por que, com tantas coletâneas prontas, não faziam mais solos de piano, a exemplo do 20020220, em meio às performances orquestradas. Coincidentemente ou não, o obscuro concerto na Indonésia Beginning of Fantasy antecipou a “Those Who Fight” no piano, em atuação magistral de Kevin Aprilio. Benyamin Nuss, notório pelos espetáculos na Alemanha, não deixou por menos, como não poderia deixar de ser.

204 – “Dancing Mad” (Final Fantasy VI)
Original: “Dancing Mad”

Composição: Nobuo Uematsu
Arranjo: Adam Klemens e Arnie Roth

Disse que não comentaria reprises, não é? E não vou fazer. Na ocasião do Distant Worlds II, chamei a versão em estúdio da “Dancing Mad” de “perfeita, majestosa e avassaladora” e “definitiva, enfim” por mesclar a “Dancing Mad” orquestrada pelo Adam Klemens para o Fourth SGMC com a “Dancing Mad” arranjada pelo Kenichiro Fukui, no número que marcou a estreia da Earthbound Papas. Depois do Returning Home tenho seriíssimas dúvidas.

Explico: a partitura 100% orquestrada ia do solo de órgão direto para o desfecho arrebatador, pulando o trecho que na “Dancing Mad” sintetizada corresponde a 12:04 a 13:27. O mesmo excerto aparece no arranjo do Fukui na versão dos Black Mages (6:34 a 8:00) e vinha sendo enxertado em performances, como a “Dancing Mad” com a Machinae Supremacy no Play! na Suécia em 2007, para ser registrada na supramencionada “Dancing Mad” do Distant Worlds II (6:42 a 8:20), em uma parte que somente a Earthbound Papas toca. No Returning Home não teve a Earthbound Papas, e a novidade é que o trecho que tanto mencionei ao longo deste parágrafo foi orquestrado (6:35 a 8:20) por Arnie Roth. Embora seja partidário da incomum mistura de guitarras e violinos, ouvir essa seção tocada pela orquestra e não mais pela banda conferiu novo sentido à música. Não me pergunte qual ficou melhor porque não sei responder.

205 – “Blinded By Light” (Final Fantasy XIII)
Original: “Blinded By Light”

Composição: Masashi Hamauzu

Tal qual comentei no vídeo do concerto realizado posteriormente à gravação do DVD, o arranjo perdeu o acompanhamento da guitarra e a melodia ditada pelo solo de violino passou a ser feita por todas as cordas. A bateria, ainda que presente, é um pouco menos contundente que na original. Como o tema de batalha é em looping, foi feito um final exclusivo para a performance também.

206 – “Fang’s Theme” (Final Fantasy XIII)
Original: “Fang’s Theme”

Composição: Masashi Hamauzu
Arranjo: Yoshihisa Hirano

A faixa que estreou na turnê na Suécia em um segmento com a “Final Fantasy XIII – The Promise” acabou sendo separada. Originalmente tocada pela Warsaw Philharmonic Orchestra, inclusive deve ter sido usada a mesma partitura da trilha para a apresentação. São praticamente idênticas, então vale mais a pena ver a execução no DVD.

207 – “March of the Dreadnoughts” (Final Fantasy XIII)
Original: “March of the Dreadnoughts”

Composição e arranjo: Masashi Hamauzu
Solo de piano: Benyamin Nuss

Apesar de curta, aguardava pela “March of the Dreadnoughts” orquestrada. Em vez disso, foi tocada a “March of the Dreadnoughts” no arranjo da Piano Collections Final Fantasy XIII. Dá para perceber diferenças sutis entre a performance da Aki Kuroda no álbum em relação à do Benyamin Nuss no concerto (por exemplo, a entrada é mais abrandada no segundo), dependendo da interpretação de cada instrumentista. Gostei de ambas e, como a anterior, se justifica no DVD.

208 – “Fabula Nova Crystallis” (Final Fantasy XIII)
Original: “Fabula Nova Crystallis”

Composição: Masashi Hamauzu
Arranjo: Toshiyuki O’mori
Vocal: Frances Maya

A separação da “Final Fantasy XIII – The Promise” daquele segmento mencionado acima se deu por uma causa nobre, já que é a mesma melodia: diferentemente da original, a faixa é cantada no concerto, recebendo um vocal similar ao da “Serah’s Theme”. Com o timbre suave da Frances Maya, a cantora da OST, o resultado é bem agradável.

209 – “Saber’s Edge” (Final Fantasy XIII)
Original: “Saber’s Edge”

Composição: Masashi Hamauzu
Arranjo: Toshiyuki O’mori
Piano: Benyamin Nuss

Outra faixa parecida com a da OST, com uma leve acelerada no andamento e o acréscimo de uma conclusão. O mesmo de duas das performances: a experiência no DVD é mais recompensadora.

210 – “Navigator’s Glory – The Theme of Limsa Lominsa” (Final Fantasy XIV)
Original: “Navigator’s Glory – The Theme of Limsa Lominsa”

Composição: Nobuo Uematsu
Arranjo: Tsutomu Narita

Lançada no álbum promocional Final Fantasy XIV Field Tracks, a música era sintetizada, com timbres convincentes. Tsutomu Narita, o arranjador e operador de sintetizador da original, fez o arranjo para orquestra, explorando a riqueza dos instrumentos e fermentando a pompa, com um desfecho inédito, como a faixa da OST acaba com fade out. O estilo à la 16-bits da composição deixa tudo ainda mais irresistível. Estupenda!

211 – “Twilight over Thanalan” (Final Fantasy XIV)
Original: “Twilight over Thanalan”

Composição: Nobuo Uematsu
Arranjo: Tsutomu Narita

A música que havia debutado na apresentação em Chicago em 2009 em um segmento com a “Beneath Bloody Borders” até virou single, e estranhamente foi tocada à parte no Returning Home. O arranjo parece uma mera transcrição da original do Final Fantasy XIV Field Tracks, mas Narita mais uma vez encanta incrementando um duo de violino e violoncelo no intermédio, metais e percussão em aumento da imponência, o solo de flauta e um belo encerramento.

212 – “Answers” (Final Fantasy XIV)

Composição: Nobuo Uematsu
Arranjo: Tsutomu Narita
Vocal: Susan Calloway

Não lançado oficialmente (é a faixa “1D” do vazamento da versão alpha), o tema não figura na lista dos meus preferidos do Uematsu, mas a performance do coral, da Susan Calloway, da orquestra, de tudo, está uma perfeição, levando em conta que a parte da banda (teclado, bateria, baixo e guitarra) foi limada. Mesmo assim, não é uma fácil de reproduzir ao vivo, com tantas entradas e saídas do solo vocal, além das palavras proferidas no decorrer da música. Calloway cantou tudo sem partitura.

213 – “Primal Judgment”

Composição: Nobuo Uematsu
Arranjo: Tsutomu Narita e Arnie Roth

Ausente dos dois álbuns promocionais, está identificada como “17” na versão alpha. É catastrófica e grandiosa, mas não fui tão impactado quanto as duas primeiras por ser um bocado mais repetitiva.

216 – “Clash on the Big Bridge” (Final Fantasy V)
Original: “Clash on the Big Bridge”

Composição: Nobuo Uematsu
Arranjo: Arnie Roth

Lá para 2006, 2007, jamais imaginaria que um dia isso aconteceria: “Clash on the Big Bridge” encerrando um concerto de Final Fantasy.  A primeira faixa 100% nova do Distant Worlds da era pré-FFVII, importante dizer. A estreia, em versão orquestrada, aconteceu na “Fantasy IV: Final Fantasy” do Symphonic Fantasies, com releitura do Jonne Valtonen. A despeito de Arnie Roth ter sido o maestro do espetáculo alemão de 2009, Valtonen não se envolveu neste arranjo como não há o nome do finlandês no encarte, o que é muito curioso dada a similaridade das duas versões (instrumentação e uso do coral), com a diferença que no Distant Worlds o andamento é mais veloz.

1 Response to “Distant Worlds: music from Final Fantasy Returning Home: casa renovada para os próximos anos”



  1. 1 “Dark World” – Final Fantasy VI (Distant Worlds 2011 em Chicago) « Hadouken Trackback em 28/06/2011 às 11:02 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: