Hironobu Sakaguchi mais perto do Distant Worlds


Por Alexei Barros

Costumo ressaltar a presença de compositores em apresentações, seja para tocar ou apenas para assistir. Importante destacar também o comparecimento dos designers de jogos, coisa que acontece com mais frequência se os espetáculos são fechados em determinadas franquias. E quando alguém concebe um jogo que salva a sua empresa da falência, sai da companhia após produzir um filme desastroso que causa imenso prejuízo, diz que a sua criação é passado e que vai esmagá-la em pedacinhos aparece em um concerto desta série?

Se você não captou: Hironobu Sakaguchi, Squaresoft, Final Fantasy, Final Fantasy: The Spirits Within, com declarações à EGM Brasil e Gamespot. Ele irà Cracóvia, Polônia na visita da turnê do Distant Worlds no dia 20 de maio no 4th Film Music Festival. Mesmo com as alfinetadas, deve ter prevalecido a amizade com Nobuo Uematsu para justificar a aparição, afinal os três reviveram os tempos de Final Fantasy em três títulos para consoles da Mistwalker – Blue Dragon, Lost Odyssey e The Last Story, sendo que os dois primeiros originaram o Orchestral Pieces, realizado em 2007, além dos portáteis Blue Dragon Plus, Blue Dragon: Awakened Shadow e Away: Shuffle Dungeon. Ironicamente, Uematsu não estará lá e sim Masashi Hamauzu, que teve recentemente no país para acompanhar as gravações das faixas executadas pela Warsaw Philharmonic Orchestra e Warsaw Philharmonic Choir no Final Fantasy XIII.

Como nos anos 1990 não houve espetáculos exclusivos de Final Fantasy, Sakaguchi esteve somente no primeiro concerto da série, Symphonic Suite Final Fantasy (1989), em que foi um dos coordenadores e cujo álbum é dedicado à sua mãe. A apresentação seguinte, 20020220, só veio a ocorrer justamente em 2002, um ano depois que saiu da Square. E os demais, pelo menos em convites oficiais, não há registros de presença bigoduda que não o compositor.

[via Facebook]

7 Responses to “Hironobu Sakaguchi mais perto do Distant Worlds”


  1. 1 Masamune 16/05/2011 às 10:39 am

    Embora isso não signifique uma reaproximação com a franquia que o consagrou, acredito que esta particioação seja mais um indicativo de que o tempo das alfinetadas, por vezes irresponsáveis e autopromocionais, já passou pro Sakaguchi. Não por acaso ele participou de um jantar com antigos empregados da Square em homenagem ao aniversário da série, recentemente. Seria interessante que, a exemplo do Uematsu, Sakaguchi adotasse uma posição mais próxima ao seu legado e aos fãs da série, que ainda o reverenciam com tanta estima.

  2. 2 Rafael Fernandes 16/05/2011 às 12:36 pm

    Rapaz, não sabia dessa confusão toda! O quê uma empreitada como o filme do Final Fantasy faz com as pessoas, né?

  3. 4 Alexei Barros 17/05/2011 às 12:05 am

    @ Masamune

    Que belo comentário, falou tudo. As alfinetadas também me causavam estranheza porque ele falava de um jeito como se não fosse o criador da série. Mas o que me incomodava mesmo são aquelas declarações absurdas, como quando afirmou que desejava que o Cry On provocasse choro nos jogadores a cada 15 minutos

    @ 00Agent

    Importante acrescentar que o prejuízo causado pelo filme provocou a saída dele da Square e foi indiretamente responsável pela fusão com a Enix.

    @ DGC

    Acredita que até hoje eu não vi inteiro? Lembro que uma vez estava passando na TV a cabo e não consegui ver por mais de 15 minutos…XD

  4. 5 josnel 17/05/2011 às 7:26 pm

    Já eu acho FF Spirits Within bem melhor do que aquela punhetagem que foi o Advent Children. O Sakaguchi quis fazer algo diferente. Não conseguiu sucesso, mas sim, TODA a animação em CG que se fez depois dele teve ele como inspiração. Não acho que ele merecia ser chutado da Square depois disso. O cara fez muita coisa boa pra ser jogado fora por uma coisa que não deu certo.
    Bom, pra mim não é à toa que quase tudo o que a Square fez depois da saída do Sakaguchi foi uma grande merda. Dá pra contar nos dedos de uma mão as coisas decentes.

  5. 6 Wesley Pires 17/05/2011 às 9:15 pm

    Antes de gerar discussão, eu não curto o Spirits within e curto o FFVII: AC, mesmo achando o FFVII um jogo apenas bom da franquia (aliás, quase apanho do pessoal quando falo que o Sephiroth é um pessimo vilão e um bom antagonista).
    Concordo com o Alexei sobre o comentário do Masamune e tenho a mesma opinião que ele, pois ele deve mesmo ter um respeito com seu legado e seus fãs, que mesmo com os jogos atuais nos consoles não agradarem todos, ainda se mantem fieis à série. E poxa (o argumento FINALIZADOR) os dois tem BIGODE! Não há razão para eles não serem amigos >={.

    Obs: Mestre Alexei, desculpe a ausencia de comentários aqui e de postagens nos sites onde resido. Fui atingido pela dengue por um periodo e pude voltar comente pro agora. Tentarei manter a constante antiga =)

  6. 7 Alexei Barros 17/05/2011 às 9:30 pm

    @ josnel

    Não me sinto apto a concordar ou discordar em relação aos filmes como não assisti o Spirits Within devidamente. Contudo, devo ponderar sobre essa sua afirmação: “Não acho que ele merecia ser chutado da Square depois disso”. Não sei se foi o post que deixou a entender, mas o Sakaguchi não foi demitido da Square e sim saiu por livre vontade:
    “After voluntarily resigning from Square, he founded the game development studio Mistwalker with the financial backing of Microsoft Game Studios.”

    @ Wesley

    Feliz que tenha concordado, Wesley. Puxa, não sabia da sua enfermidade, estimo melhoras na recuperação. Que isso, nem esquenta. Tirando os posts do concerto LEGENDS, não tenho atualizado tanto mesmo.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: