“Rad Racer Medley” – Rad Racer (Benyamin Nuss Plays Uematsu)


Por Alexei Barros

No ano passado fiz uma análise da versão física do Benyamin Nuss Plays Uematsu, obra do prodigioso pianista alemão em homenagem ao compositor de Final Fantasy, com seleções da série, além de Blue Dragon e Lost Odyssey. O CD só cobre a porção famosa da carreira dele, e uma faixa corre o sério risco de cair no esquecimento por ser exclusiva da versão digital, apenas na compra de todas as músicas que acabou excluída por falta de espaço: “Rad Racer Medley”, título que foi sugerido por Thomas Boecker na consultoria do projeto.

Aquele sample não deixava enganar. “Rad Racer Medley”, se estivesse no álbum, seria a melhor, isso que o Benyamin Nuss Plays Uematsu por si só já era excelente. Estranhamente, o próprio Uematsu se mostrou envergonhado com suas composições anteriores a Final Fantasy – por falsa modéstia, piada, não importa –, como na revelação do “Uematsu’s Early Years Medley” do Press Start 2008. Acontece que Rad Racer, conhecido como Highway Star no Japão e que não tem créditos (spoiler no vídeo!), nem fez parte do medley, o que mostra um nível extra de menosprezo. Veja só a bobagem que diz o Videogame Music Preservation Foundantion Wiki: “A trilha de Rad Racer não impressiona. Você pode mudar as três estações de rádio no direcional para baixo no controle, mas cada música não é inspirada, e as faixas dificultam a concentração, então a maioria dos jogadores tende a deixar o rádio desligado”. OK. Pior é que tais opiniões acabam virando verdades absolutas ao servirem de base para artigos na internet e afins. A única coisa certa da citação foi a explicação sobre as estações. Como em OutRun – aliás, o jogo todo segue no vácuo da obra de Yu Suzuki –, é possível escolher qual música será ouvida, com a diferença que alternância pode ser feita durante a corrida. Manterei os nomes genéricos, lembrando que não são oficiais como jamais a trilha foi lançada em CD.

O medley arranjado pelo luxemburguês Francesco Tristano Schilmé (reitero a recomendação para ver o vídeo da fascinantemente experimental “Strings Of Life”) se concentra nessas três músicas de pista, abarcando quase que a trilha inteira – sobram “Ending Theme” e as vinhetas “Race Complete” e “Game Over”. Alguns trechos são variações arrojadas, e a trinca de temas desponta maravilhosamente na interpretação magistral de Benyamin Nuss.

De início, a introdução genial de “Racing Track 1” é repetida e alternada, quando lanço a pergunta: isso é mesmo game music ou alguma obra perdida de música erudita? O dinamismo da performance é algo impressionante, oferecendo toda a velocidade exigida para uma faixa de um jogo de corrida. Naturalmente a peça conflui na Racing Track 3″ (ou seja, a terceira na ordem das estações) a partir de 3:49. Tudo da anterior vale para esta: agilidade, técnica, destreza. Desacelerando, a miscelânea chega a um breve respiro em 6:05, com um trecho original, ou que não consegui identificar e que lembra bastante a “Revivification” de Final Fantasy II. Voltando a arrancar, o medley alcança a “Racing Track 2” (8:20), minha preferida das três, em versão espetacular, encerrando esta obra-prima pianística.

“Rad Racer Medley”
“Racing Track 1” ~ Racing Track 3″ ~ “Racing Track 2”

P.S.: Não me dou por feliz e me pergunto quando será homenageada a trilha do Rad Racer II, um dos poucos jogos da Square lançados exclusivamente nos EUA. Estranhamente ausente de muitas listas de trabalhos do Nobuo Uematsu (como no SEMO), levando em conta que ele está creditado, é recheada de faixas talvez ainda mais inspiradas, como Coast to Coast” e “Gum Ball Crash” – estavam intituladas desta vez.

2 Responses to ““Rad Racer Medley” – Rad Racer (Benyamin Nuss Plays Uematsu)”


  1. 1 Radical Dreamer 15/05/2011 às 1:09 am

    Até hoje não tinha conseguido ouvir essa música. Realmente excelente, ultrapassa os dez minutos sem deixar de ser interessante, dinâmica e bela ao mesmo tempo. Mas fiquei curioso com a parte um pouco após os seis minutos. Também lembrei da “Revification” do Final Fantasy II na hora, pela semelhança absurda não duvido que o arranjador a tenha escolhido a dedo, talvez porque quisesse arranjá-la, e também é do Uematsu, então até que encaixa.

    • 2 Alexei Barros 15/05/2011 às 1:20 am

      Feliz que tenha gostado, afinal, assim como você, há tempos estava curioso para ouvir o medley. De uma certeza eu tenho: o trecho mais ameno após seis minutos não corresponde, ao menos literalmente, a nenhuma faixa do Rad Racer, porque a trilha toda é formada pelos três temas das estações de rádio, o tema de encerramento e as duas vinhetas (Game Over e término da corrida). É nessa hora que novamente lamento o “Rad Racer Medley” não ter entrado no CD. O encarte é bastante detalhado e teríamos a confirmação oficial. Por exemplo, estão listadas as faixas do “Themes of Final Fantasy VII”.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: